O Bate-Papo

O Bate Papo ou Questões de Beleza

Natalie gosta de usar maquilagem. Usa por gostar, é um prazer todas as manhãs se maquilar, se apresentar bem. Realça o que têm de bonito. Sabe que cara feia nem com maquilagem adianta. Têm traços agradáveis e covinhas quando sorri. Acha as francesas mulheres muito femininas e vive olhando revistas de moda, perfumes, maquilagem ou jóias e bijuterias.

Encontrou com Jéssica em um Congresso. Jéssica é uma socialyte e mora na cidade, mas as duas se conhecem de vista, como se diz, há muitos anos pois foram colegas no primeiro grau. Simpatizaram, moravam longe uma da outra, resolveram jantar e bater papo. Jéssica tinha a mesma idade dela e era também uma mulher muito bem cuidada ,e bonita, costumava ser primorosa com o que vestir e o que usar.

À noite, no restaurante Jéssica se apresentou com um modelo exclusivo Givenchy e fez questão de dizer. Natalie que estava simplesmente vestida, mas com uma simplicidade refinada, porém barata, se encolheu. Começou, entretanto, o bate papo delas. Conheciam se muito pouco e Jéssica resolveu contar sua vida para Nat.

Durante a noite que corria em meio a conversação , Natalie começou a achar a amiga feia. Remexeu se, inquieta na cadeira, olhava para Jessica, sabia que era uma mulher bonita ,e cada vez a achava mais feia. Da boca bonita pintada com baton Lancôme , o mais caro, coisa que fez questão de lhe dizer, passou a enxergar um buraco abaixo do nariz, e um buraco muito feio a ponto dela lembrar do guardanapo para limpar os lábios que a amiga usava como se fora papel higiênico. Percebeu, então, á medida pelo que falava, os seus comentários, a excessiva vaidade e arrogância que a tornavam cada vez mais feia. Chegou a um ponto o bate papo , quando Jéssica contava uma passagem da sua vida, que ela estava transfigurada em sua frente. Parecia velha e monstruosa. A maquilagem caiu, mas não a maquilagem que as mulheres e inclusive Natalie usam, e sim o verniz social com que a colega se apresentava e que a fazia, à primeira vista, parecer tão agradável dando até vontade de com ela estar.

-Despida ao falar, ela ficou horrorosa, - pensa Nat, quase sem poder levar o garfo á boca. Viu se fascinada, olhando para a boca daquela estranha que se sentava com ela em um restaurante, e de onde só saiam palavrões, mentiras, calúnias e intrigas.

Natalie não falou, mesmo porque Jéssica não lhe deu tempo no início e depois ,ao perceber que não valia a pena fazer qualquer comentário. E ela ao chegar ao restaurante havia sentido em tudo perdendo para a beleza, o traje, a maquilagem, jóias, perfume, bolsa e sapatos para a outra, ficou aliviada em ser quem era. Começou a gostar enquanto o bate papo se desenrolava cada vez mais em torno de Jessica mesmo.Só se podia falaar nela e ao invés de uma troca de informações e conversas se tornou o bate-papo em um assunto exclusivo:-Jessica.o que ela fazia,vestia,etc.

Nicole gostou inclusive, de ser uma lutadora, embora pobre e sua auto-estima aumentou. Porquê? Porque com Jéssica percebeu a boa pessoa que era, com ou sem maquilagem social.

Depois do bate papo, Nat chegou ao hotel, se olhou no espelho, lavou a face, e nunca mais se pintou. Renunciou à maquilagem. Não precisava...

Suzana Heemann

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 13/05/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T987290
Classificação de conteúdo: seguro