Numa favela não muito longe daqui.

Trancildo, "vaporzinho" como era conhecido na favela de Ponta Suína, era na verdade um moleque franzino, de um pouco mai de 1 metro e meio de estatura e com uma marra igual a de um pittbul em dia de feira de animais. Costumava olhar para todos como se fosse ele o "rei da cocada-preta", como se a favela fosse dele e assim dizia para todos: _ Nessa favela eu mando, eu sou o dono de Ponta Suína.

Ah, mas nem todos moradores daquela agitada comunidade tinha medo de vaporzinho. Havia sim um que o encarava e nada, absolutamente nada o acontecia. Era Agenor, dono da maior distribuidora de sinal analógico de TV por assinatura, mais conhecida por GATO-NET. Transmitia mais de 50 canais por apenas 25 reias de mensalidade, com direito a BIG BROTHER e BRASILEIRÃO. Tinha até canal pornô!!! Esse sim não tinha medo de ninguém e sempre que podia não perdia a chance de mandar um recadinho para vaporzinho dizendo que não passasse naquela área pois era dele e se fosse a bala ia comer.

Como não podia deixar de ser, houve uma divisão na favela. Dois lados. Dois grupos distintos. Lado A comandado por vaporzinho e lado B por Agenor o rei do GATO- NET.

Certo dia, Agenor tomava um cafezinho na birosca do Naldo, quando sem mais nem menos, chegou em um MOTO-TÁXI o Vaporzinho. Chiiii. O tempo fechou.

-Num tô acreditando que você veio aqui na minha área. Tá maluco ou quer evaporar de uma vez por todas da face da terra? Exclamou Agenor, já com a mão num 38 cano curto 8" que costumava sempre levar na cintura.

Pra não ficar por menos, Vaporzinho, marrento que só, puxou da pouchette, que levava sempre a tira-colo, uma pistola .40 que roubou de um policial num assalto recente. Não deu outra. Foi tiro de lá e de cá, 1...2...3 tiros, garrafas de cervejas quebrando, orelhão furado. 4...5...6 é cachorro gritando até que se ouviu um breve "ai" e um silêncio ensudercedor. (pausa).

Quando a poeira baixou, viu-se um rastro de sangue que descia o morro abaixo, forte, vivo que parecia até tinta. Atrás do carro mais sangue. E era forte. Enfim pôde ver o que acontera naquela disputa de poder. Uma criança que jogava futebol na rua, levou um tiro no peito enquanto etava fugir da fúria dos donos da favela. Não deu tempo para socorrer. Morreu na hora, sem dizer nada e nem ao menos perguntar porquê.

Fugiram, deixando para traz: raiva, sangue e dor de ter perdido o único filho que sonhava em ser jogador de futebol. Na verdadeesse é o único sonho de pobre. O único que se pode sonhar.

Quando o jornal chegou e começou a fazer perguntas, moradores disseram que foi a PM que entrou atirando e foram eles que mataram aquele menino poruqe o confudiram com um traficante da comunidade.

Até hoje a favela Ponta Suína guarda esse segredo, pois todos os moradores dali têm medo de acontecer o pior com seus filhos.

Ah! Agenor continuou com o serviço de GATO-NET e agora expandiu para GATO-VELOX. Vaporzinho cresceu profissionalmente e agora é dono único da favela vizinha à Ponta Suína que vive em guerra com a de Agenor.

Henrique de Paula
Enviado por Henrique de Paula em 18/05/2008
Código do texto: T994390
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.