Um dos maiores cânceres da humanidade é a competição

Um dos maiores cânceres da humanidade é a competição.

Ouvi dizer que o homem domina o mundo. Acho que se ele domina, é pelos méritos da união dos gêneros e não pela competição deles. Não vejo porque seria diferente. Se as mulheres tivessem ajudado de modo mais efetivo na criação e evolução das cidades e sociedades, há milhares de anos, não seriam elas que dominariam? Ou vocês acham que as mulheres entregariam o poder de mão beijada, através duma transição pacífica e generosa... Ninguém em sã consciência transfere de graça aquilo pelo qual lutou e labutou. Ninguém domina algo que não criou ou ajudou a criar. Isso é justo e vale para todos os seres vivos. É uma lei natural. Agora, também são inegáveis os preconceitos e machismos históricos que relegaram o potencial feminino. Isso não chega a ser uma questão de gênero, a sociedade estava assentada e acreditava nisso. Era incentivada pela Igreja, pelos hábitos e costumes a ter essa postura, onde os papéis eram bem definidos. Com o fenômeno da secularização, do relativismo, e do feminismo, fenômenos bem recentes na nossa história, a tendência natural é uma redefinição de papéis e um reequilíbrio de forças. Infelizmente, a gente demora muito pra mudar.

Um outro agravante é o vício da dominação. A droga da dominação atinge a todos, e nasce principalmente na relação entre pais e filhos, entre o social e o pessoal, entre o público e o privado.

Eu acho a competição, de um modo geral, uma besteira; e entre gêneros, uma insanidade. Não gosto e já cansei deste tema, que da muito certo nas novelas e nos programas de TV, mas na vida real é um fracasso. Se o mundo hodierno existe, como nós o conhecemos, é por causa da cooperação, mesmo que desequilibrada, entre os gêneros, e não por causa da competição; que é uma mentira que dizem ser necessária.

As coisas mais importantes da vida nascem da partilha e da cooperação entre homens e mulheres. O amor partilhado e operado pelo casal gera filhos. Pode existir algo mais importante e precioso do que nossos filhos e filhas? Do que os nossos ascendentes e descendentes?

A humanidade existe por causa da união e da partilha. Sozinho ninguém pode, ninguém faz, ninguém é.

O individualismo transforma nossos sonhos em ilusão...