Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

JEITINHO BRASILEIRO

      O "jeitinho brasileiro" tem fama internacional. Não há problema sério que resista ao "jeitinho brasileiro". Seriedade não é com ele. Se o problema existe, dá-se um jeito. Se algúem está atrasado e quer chegar na frente ou se foge de regras e leis basta recorrer a ele. O "jeitinho brasileiro" só obedece à "Lei de Gérson".
     
      Segundo o site wikipédia:

"A expressão originou-se em uma propaganda de 1976 criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson, jogador da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista.
O vídeo inicia-se associando a imagem de Gerson como "Cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70" sendo narrado pelo entrevistador de terno e microfone em mão, que se passa em um sofá de uma sala de visitas, este entrevistador pergunta o porquê de Vila Rica, que durante a resposta recebe um cigarro de Gerson e acende enquanto ouve a resposta, que é finalizada com a frase:
'Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!'.

O jogador e a propaganda foram seriamente criticados. Brasileiros menos sérios, com seu jeitinho, estabeleceram a "Lei de Gérson". O negócio era levar vantagem em tudo.

      O Brasil tem sua Constituição, seus códigos de leis, seus estatutos, medidas indefinidamente provisórias e outras leis, com seus representantes nos poderes constituídos. Há, no entanto, mais vontade de criar leis que de levá-las à sério. A "Lei de Gérson" parece ter tomado conta de membros dos poderes Executivo, Legislativo e judiciário. Aparentemente todos querem levar vantagem em tudo.
 
      Mas, se todos seguirem a "Lei de Gérson", afinal, quem vai ficar com a desvantagem? Talvez resolvam esse problema com um "jeitinho brasileiro".
Wellington Fernandes
Enviado por Wellington Fernandes em 16/01/2006
Reeditado em 14/04/2015
Código do texto: T99659
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Wellington Roberto Fernandes - wrfernandes.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wellington Fernandes
Itabira - Minas Gerais - Brasil, 42 anos
101 textos (6370 leituras)
1 áudios (42 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 20:48)
Wellington Fernandes