É uma pena e ao mesmo tempo um alívio saber que aquela construção esquisita, parecendo um aglomerado de emendas, com um charme, um cheiro bom, aqueles vidros todos voltados pro mar, onde havia nossa mesa cativa para os deliciosos cafés da tarde, a nossa Pousada do Jairo, foi abaixo. Demolida por estar em terreno nobre, de frente para o mar de Torres, para que em seu lugar surja o de sempre, mais um edifício, desses modernos, modernosos... Total heresia, mas enfim...
A Pousada do Jairo, naquelas tardes frias, sempre nos esperando com a mesa posta, seu café com leite, seus bolos, a amabilidade do Jairo e da Susana e a certeza que aquilo seria pra sempre.
Os olhos nos olhos, tantos sorrisos e o mar lá fora, revolto, como a alertar “aproveitem, que até a Pousada virá abaixo...”. A mesinha em frente à janela, e a torta fria maravilhosa. E vinha o Jairo sempre com uma piadinha gremista em mais uma derrota colorada, que engulia-se com o saboroso pão caseiro... E tudo aquilo era para sempre...
Foram tantas vezes, aquele telhado estranho, com as lajes aparentes, as portas com tramelas, os mosaicos no chão e a escadinha de entrada...
Ai, a Pousada do Jairo! Hoje só na lembrança, na minha e na tua. Não sobrou um retrato, um desenho, nada sequer... Hoje não poderás voltar lá com outra pessoa, tão pouco eu poderei voltar! A nossa Pousada do Jairo ficou no nosso passado e foi ao chão, como a nossa história...



* Na foto, não é a Pousada do Jairo - não há uma foto dela! Esta é a que mais se aproxima e fica na Praia do Rosa, Imbituba - SC