VirtualBox - O uso de múltiplos sistemas operacionais em um mesmo computador

Até pouco tempo, usar uma máquina virtual era sinônimo de usar o VMware Player ou o VMware Server. Isso mudou com o crescimento do VirtualBox, que começou como um projeto da Innotek (uma empresa alemã de desenvolvimento de softwares) e foi posteriormente incorporado pela Sun. O VirtualBox é um virtualizador bastante prático e poderoso e possui versões para Linux e para Windows, além de ser gratuito e open-source.

O uso de múltiplos sistemas operacionais em um mesmo computador está se tornando cada vez mais comum entre os usuários. Há vários motivos para isso, entre eles a necessidade de testar programas desconhecidos sem correr o risco de danificar o sistema principal. Porém, a instalação de Sistemas Operacionais distintos pelo método tradicional pode ser um pouco complicada, além de requerer certo grau de conhecimento.

Para poupar tempo e trabalho aos usuários, foram desenvolvidas as chamadas máquinas virtuais, caracterizadas por simular um sistema operacional dentro de outro já em execução. O VirtualBox faz parte desse time e destaca-se por fornecer fácil acesso a usuários com pouca experiência no assunto.

Coloque um Windows dentro de outro

(Exemplo: Você hoje usa Windows Vista e pode ter também o seu antigo Windows XP para usar com alguns aplicativos ou fazer alguns testes sem correr risco)

O programa é extremamente rico em recursos, possui um desempenho acima da média e suporta os mais variados Sistemas Operacionais, incluindo Linux e OpenBSD. A interface é intuitiva, com visual moderno e bem trabalhando, oferecendo descrições de ferramentas a cada item apontado com o mouse.

O uso é mais simples do que se imagina. Após clicar sobre o botão New, você terá um passo-a-passo para configurar a nova unidade onde será instalado o outro sistema operacional. Terminadas as configurações, basta inserir o disco de instalação e reiniciar a máquina virtual. Lembre-se de montar previamente as unidades que irá utilizar para a instalação dos arquivos — unidades de CDs, disquetes, USB.

Totalmente funcional

Uma vez instalado o novo sistema, você poderá alternar entre ele e o sistema principal pressionando as teclas SHIFT + CTRL Direito. Simples e rápido! Agora tudo o que você realizar dentro do sistema instalado na máquina virtual, não influenciará em nada o Sistema Operacional que você utiliza no PC. Se estiver dúvida entre qual sistema operacional utilizar, mas não quer mexer no seu Windows por enquanto, o VirtualBox é uma excelente alternativa para você conhecer novos Ssistemas Operacionais sem ter todo aquele trabalho de formatar, criar partições etc.

Assim como em outros casos, a Sun ganha dinheiro vendendo versões aprimoradas do software, destinadas ao ramo corporativo, o que permite manter os investimentos no projeto.

Ela está disponível no http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads (clique no "Binaries - all platforms"). Na página estão disponíveis pacotes para diversas distribuições, entre elas o Linux, Windows, Mac OS X and Solaris platforms.

Além da versão padrão, existe também o VirtualBox Open Source Edition (OSE), que é a versão inteiramente livre, que tem todo o código-fonte disponível e pode ser usada dentro dos termos da GPL. Esta é a distribuição que é incluída nos repositórios das distribuições, que pode ser instada diretamente usando o gerenciador de pacotes.

Isso acaba fazendo uma grande diferença do ponto de vista de quem usa, pois permite que você instale o software sem grandes complicações, deixando que o apt-get, urpmi ou yum se encarregue da instalação e da compilação do módulo, diferente do VMware, onde você precisa baixar o arquivo de instalação manualmente e ter os headers do kernel e os compiladores para conseguir instalá-lo.

Instalar e usar sistemas operacionais dentro de outro nunca foi tão fácil como no VirtualBox.

Programa Open Source Edition

Experimente!

VirtualBox is a powerful x86 virtualization product for enterprise as well as home use. Not only is VirtualBox an extremely feature rich, high performance product for enterprise customers, it is also the only professional solution that is freely available as Open Source Software under the terms of the GNU General Public License (GPL). See "About VirtualBox" for an introduction.

Fonte para mais informações:

http://www.virtualbox.org

http://www.virtualbox.org/wiki/Documentation

http://br-linux.org/2009/virtualbox-lancada-a-versao-22

Download VirtualBox

http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Screenshots VirtualBox

http://www.virtualbox.org/wiki/Screenshots

Soul Hunter
Enviado por Soul Hunter em 31/05/2009
Reeditado em 10/09/2009
Código do texto: T1625549
Classificação de conteúdo: seguro