JARDINAGEM COM SUSTENTABILIDADE

A maioria das pessoas só lamentam, recriminando o que os outros fazem de errado, o tanto que piora o meio ambiente, as garrafas pet, o desperdício de água, a falta de oxigênio e mil queixas.

Gosto de ser diferente, quero buscar saídas para as desgraças.

Não tenho a pretenção de ser o único a pensar assim, por isto apelo aos leitores que me enviem idéias para implementarmos a jardinagem, sem ferir, aliviando o meio ambiente. Prometo divulgar o nome dos colaboradores.

1) "O regador é um meio mais econômico de regar o jardim". Vivem dizendo isto, mas acho que se usarmos uma mangueira com um bico (esguicho) regulador, poderemos abrir um pouco e regar sem desperdício, fechando a saída de água ao mudarmos de local, ou vaso.

2) "O mundo está se tornando um depósito de lixo de garrafas pet". É verdade, mas no nosso caso poderemos usá-las serrando-as ao meio e mantendo a tampa na parte de cima, fazendo furos perto da tampa, usando um estilete, bem como os faremos na metade do fundo da garrafa; poderemos fazer mini, ou médios vazos, que depositados em suportes de vasos, ou criando um varal duplo, paralelo de arames, poderemos exibir nossos vazinhos, com pequenos arames enfiados na borda dos mesmos (em regiões opostas, em S) e os prendermos nos varais.

Além de ser diferente, chamar a atenção, estaremos vigiando para vermos crescerem as raízes nas mudas.

3) Descobri lendo um artigo de um inovador veterinário estar fazendo uma mistura de terra escura, um pouco de areia, uma camada de cinzas e o adubo, que misturados, tornarão o meio mais fácil para as raízes espandirem.

4) O plantio de um jardim um pouco à frente de um local de despejo de materiais de construção, inibirão a entrada dos dejetos, pois teriam que passar por cima das plantas. Já demonstrei isto em outros artigos, com fotos (E-livros: 2451388.pdf >> "Quando não fazem, faça!").

5) "Escavar a terra para plantar mudas pode ser difícil". Se arranjarmos uns 20 cm de cano de 2 polegadas, de preferência de ferro ou de plástico marrom e o levarmos a uma serralheria para que no esmeril façam pequenas escavações como dentes e na extremidade oposta fizermos um furo que atinja as duas paredes opostas do cano, enfiaremos um pedaço de ferro ou uma chave de fenda velha pelo buraco e rodando o cano com ajuda desta alavanca, deverá ficar mais fácil de atingirmos a profundidade que precisamos.

6) Uma ajuda óbvia para a confecção do orifício para o plantio das mudas, consiste em molharmos bastante o lugar a ser perfurado, seja com nossa ferramenta descrita no ítem 5, seja com uma escavadeira.

7) A maior parte das mudas plantadas em galhos, devem ser cortadas em bizel (em diagonal ao eixo), o que favorece a pega.

8) Usar as folhas estragadas das plantas para formar um adubário, juntando à terra, a cinza e um pouco de matéria orgânica, que iria para o lixo. Bom, útil e barato!

9) Ao contrário de lamentar a sujeira causada pelas sementes de Areca-bambú ou Côco-catarro, é fazer plantio das mesmas depois de secas, em garrafas de guaraná cortadas, esperar que atinjam um tamanho próximo de 20 cm e ganhar dinheiro vendendo-as. Cinco mudinhas de Areca em uma garrafinha podem alcançar um preço de R$6,00.

10) Mini-rosas fazem a paixão de muitos. Plantá-las em terra preparada com um pouco de adubo próprio e cinzas, já fez muita gente ficar com um vencimento melhorado.

11) Hoje (22/08) idealizei um processo de plantio de mudas com talos: adicionei uma broca grande, cerca de 2 cm de largura, no arco de pua e abri um buraco de 15 cm de profundidade. Introduzi o talo, enchi de terra e fui molhando aos poucos, para que a terra descesse e 'soldasse' o talo à periferia do buraco. Lógico que coloquei uns grãos de adubo também. Agora é regar de forma a encharcar a terra em volta da muda.

Vamos buscar saídas? Me ajudem.

"Obrigado". Diz o Planeta!

______________________

Como Psiquiatra me investi da necessidade de criar idéias de distração e rendimentos, ou economia, para meus clientes. Tenho muitas opções que dão certo. Crie, não esfrie, nem se atrofiem!

Leiam mais em E-livros:2451388.pdf e vejam uma iniciativa que deve ser imitada.

_________________________

rdletras@drmarcioconsigo.com

www.drmarcioconsigo.com