JOGO DOS SETE ERROS - Mensagem para os jovens moços

JOGO DOS SETE ERROS

Este texto, produto de vivência e reflexão, é uma mensagem sem nenhum propósito em baixo dos panos para os jovens moços. É apenas uma colaboração e uma forma de agradecer a vida o fato de eu ter chegado a maturidade sem ser maculado pelas consequencias do jogo dos sete erros.

É, no caso, uma colaboração qualificada. Mais ou menos ao contrário daquele que escreve livros sobre como administrar e manter um negócio lucrativo, mas sempre foi empregado de estatal....

Aqui vão eles.....

1- CASAR CEDO

É o início de tudo.Muito cuidado. Case com que você tenha entendimento e goste de conversar. O tesão é sempre um grande motivador, mas o casamento envolve muito mais variáveis - difíceis de serem ajustadas - do que sexo. Os riscos de casar cedo são de consequencias futuras. Se você tem menos de trinta anos (idade apenas indicativa) está correndo o risco de casar cedo. Mas com quem? Com uma moça da sua idade ou quem sabe mais velha. Daqui a uns vinte anos problemas irão surgir. Casar com uma moça mais nova uns cinco anos, se você tiver 25 ela vai ter 20, muito nova para sustentar opinião....

Os dois casos configuram bombas de efeito retardado. Pouco adianta os pais aconselharem, o casal não está em condições de pensar estrategicamente . Assim aconteceu comigo. Casei-me cedo. Mas calma... Por pura sorte, consegui escapar ileso. Acabei me separando aos 30 anos, sem filhos. Fui casado com uma estudante de engenharia que logo se formou, nunca tumultuou a minha vida (depois que nos separamos.... ) Até hoje somos amigos. Mas insisto. Foi por pura sorte. Casei-me cedo, sim, mas com trinta anos, após me separar, estava levando uma vida de solteiro, como se nunca casado fora. Lembre-se, casar cedo é o erro inicial, potencial deflagrador de todos o seis erros subsequentes

2- TER FILHO CEDO

Não é preciso dizer, mas estou dizendo, que, no caso, o erro inicial foi cometido. Quem tem filho cedo, é porque casou cedo. Pai solteiro, e ainda por cima jovem, é dar um tiro no prório pé, sem comentários.

Filho, lindo.... sensacional, o casamento também indo as mil maravilhas, de repente, outras maravilhas solteiras ou não começam a rodear as suas idéias e você fica dividido entre o filho, a dedicada esposa, os deveres de chefe de família e... cuidado com as paraquedistas, cuidado! um filho por fora...., absurdo. Mais um filho seria uma solução? Solução para quê? Um grande soluço, para uma separação, porque ela descobriu tudo?

Filho sim, depois de um equacionamento financeiro e casamento solificado, o que, cedo, não acredito que seja o caso.

3- EQUACIONAMENTO FINANCEIRO

Não me pergunte o que vem a ser, cada um é que deve saber o que é estar equacionado. Estar desequacionado, porém, é fácil de dizer o que vem a ser. Acontece quando gostaríamos de fazer aquilo hoje ou amanhã e, nas condições atuais, ou mesmo condições a vigir num futuro próximo, não conseguimos fazer aquilo. Nem aquilo outro mais barato um pouco, por absoluta falta de fundos e a esposa faz cara de desapontada – imagino que ela respeite, assim como você, os limites do cheque especial. Aí vem aquela sensação de derrotado, de inconpetente, e você se olha no espelho e se pergunta, por que não sou um deles (eles são os que desfrutam de uma vida que foi equacionada financeiramente, por discernimento, “sorte” profissional ou por herança mesmo).

O recado então é, se equacione financeiramente, antes de se casar e de ter filho.

4- TER AMANTE

Sensacional.... em filme, só em filme. O cara fica dividido, pensa no filho em casa, pensa na mulher lá esperando a sua chegada, pensa naquela vida que levava quando era solteiro, pensa na “nova namorada” toda-toda te esperando... e resolve dar uma chegada lá, uma esticada, sem compromisso, só mais uma e aí é que mora o perigo. A tal “namorada nova” quer você para ela, quer ocupar a vaga de amante por curto período, para depois desbancar a sua mulher. Olha o trem formado – casou cedo, teve filho, não está equacionado financeiramente e, como se não bastasse, arranjou uma amante....

Nada de amante. Os programas da Net estão aí para te entreter nos intervalos dos seus estudos para fazer concurso para alcançar o tal equilíbrio financeiro.

5- SE ENVOLVER COM MULHER CASADA OU PARAQUEDISTA

Distância das casadas, por que se os maridos não querem é porque não valem a pena, e, se elas é que não querem os maridos, que se resolvam primeiro para depois então você dar umas voltinhas com elas (sem se tornar amante, lembre-se). Uma coisa de cada vez.

Paraquedistas são um perigo. Vão te tumultuar, ligar para sua mãe, aparecer de repente no seu trabalho, vão espalhar que vão mudar de vida, vão te cobrar uma colaboração na mudança de vida delas. Podem até querer vir a fazer amizade com a sua mulher... Lembre-se, amante jamais, some ao “jamais” as etiquetas: casada e paraquedista.

Por sinal, se você está nessa gangorra, uma separação pode até ajudar...

6- CASAR COM MULHER COM FILHOS

Aí você se separou, andou por aí sozinho de repente vê aquela mulheraça carente de companhia e de sexo e com dois filhotes, que pode até estar bem de vida, mas é enrolada com o ex-marido, cheia de compromissos familiares e profissionais, mas que pode te oferecer um lar e você tem atentação de casar com uma mulher com filhos. Na primeira complicação você vai se lembrar daquela mulher casada e daquela paraquedista (ambas do tópico anterior), vai se lembrar também dos demais tópicos , da sua ex-mulher, do seu filho, da sua situação financeira e vai acabar pulando fora. Alone again.

7- CASAR COM MULHER BEM MAIS JOVEM

Nessa altura você já não é tão jovem, mas seu gosto não envelheceu e aquelas que você olhava com olhos de cobiça quando na época da escola ou da faculdade, hoje estão mais para “tias” e você começa a se interessar por moças da idade compatível com a do pessoal a roda dos seus filhos.

Aí, bem.... tem aquilo de novo: as paraquedistas te elegem como alvo e se elas não forem dessa categoria estão a procura de um “pai” . Sua saúde vai se manifestar, melhor dizendo: sua falta de saúde, e ela, a mocinha, com todo gás, querendo ir aqui e ali e você querendo ficar em casa lendo o “Jogo dos Sete Erros”....

**********************************************************

Texto do meu livro " Reflexões de um Baby Boomer" a ser lançado breve

Karpot
Enviado por Karpot em 11/08/2011
Código do texto: T3153263
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.