ELEIÇÃO DO DIA DO POETA RECANTISTA - INFORMAÇÕES E RESULTADOS

ELEIÇÃO DO DIA DO POETA RECANTISTA –

INFORMAÇÕES E RESULTADOS

RELATÓRIO DE DADOS ,CONVOCAÇÃO E ELEIÇÃO

O DIA DO POETA RECANTISTA

1- A ELEIÇÃO DO DIA DO POETA RECANTISTA FOU IUMA PROMOÇÃO DO MOVIMENTO RECANTISTA, MOVIMENTO ESTE QUE REÚNE POETAS DO SITE EM BUSCA DE UMA MAIOR DIVULGAÇÃO DA POESIA, ATUANDO NAS REDES SOCIAIS, MIDIA IMPRESSA E

SOCIEDADE VISANDO TRAZER MAIS LEITORES DE POESIA AO RECANTO.

2- NÃO HAVIA SIDO FEITA ATÉ O MOMENTO A ESCOLHA DE UMA DATA QUE HOMENAGEASSE O POETA RECANTISTA. FOI ABERTA UMA LISTA DE SUGESTÕES ONDE SURGIRAM QUATRO PROPOSTAS. O REQUISITO PEDIDO ERA QUEA DATA TIVESSE ALGUM FATO RELACIONADO A POESIA. A DIVULGAÇÃO DA ELEIÇÃO OCORREU POR MEIO DE CHAMADAS NA MIDIA VIRTUAL E NO SITE RECANTO DAS LETRAS.

3- SURGIRAM ENTÃO QUATRO SUGESTÕES COM ALUSÃO DIRETA A POESIA E UMA DA POETISA SILVIA REGINA COSTA LIMA PARA 01 DE SETEMBRO QUE ACATAMOS, PORÉM NÃO LIGADA A POESIA. A SUGESTÃO FOI ACEITA POR ENTENDER QUE REPRESENTAVA UMA POSSIBLIDADE DE VOTO CONFIGURANDO O ESPIRITO DEMOCRÁTICO. FOI RECOMENDADO AOS AUTORES DAS PROPOSTAS QUE DIVULGASSEM SUAS RESPECTIVAS DATAS JUNTO AOS RECANTISTAS.

4- A PRIMEIRA PROPOSTA, 14 DE NOVEMBRO PROPOSTA PELOS POETAS BOSCO ESMERADO E POETISA FLOR MORENNA HOMENAGEAVA O PRIMEIRO TEXTO NO RECANTO DAS LETRAS, A SEGUNDA, 17 DE SETEMBRO, PROPOSTA PELA POETISA MARCELA RE RIBEIRO LEMBRAVA O SURGIMENTO DA POESIA NO EGITO, DATA CONSEGUIDA PELA NUMEROLOGIA DADO O ANO 4.000 AC COMO REFERÊNCIA, A TERCEIRA DATA, 14 DE MARÇO, PELA POETISA CONCEIÇÃO GOMES, HOMENAGEAVA O POETA CASTRO ALVES, A QUARTA DATA PORPOSTA PELO POETA ISOLINO COIMBRA DE OLIVEIRA , 13 DE MARÇO FAZIA ALUSÕES DO SALMISTA DAVI A POESIA.

5- A ELEIÇÃO TRANSCORRERU POR DIVULGAÇÃO NO FACEBBOK E TAMBÉM NO SITE RECANTO DAS LETRAS. DUAS DATAS CHEGARAM POSTERIORMENTE, 25 DE DEZEMBRO E 14 DE SETEMBRO. PRAZO EXPIRADO. AS CINCO PROPOSTAS ACOLHIAM PERFEITAMENTE AS VERTENTES DOS POETAS RECANTISTAS, ARTISTICA, HISTÓRICO , RELIGIOSA E LIBERAL. FOI UMA DISPUTA HARMONIOSA, CONFIGURANDO O INTERESSE DAQUELES QUE HAVIAM ENTENDIDO A PROPOSTA DO MOVIMENTO RECANTISTA. FOI ABERTA A TODOS SEM DISTINÇÃO.

6- A COMISSÃO DE VOTAÇÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DAS POETISAS CAMILLE SIMEONE E FLOR MORENNA ( PSEUDONIMOS ARTISTICOS ) E DA POETISA MARCELA RE RIBEIRO. NÃO HOUVE EM NENHUM MOMENTO DE ALGUÉM LIGADO AO MOVIMENTO DESVIO DO OBJETIVO DE UMA ELEIÇÃO SIMPLES, DEMOCRÁTICA QUE RESPEITASSE A VONTADE DOS ELEITORES. A TENDÊNCIA DA VONTADE DOS POETAS REFLETIU-SE TOTALMENTE NA ESCOLHA DA DATA.

7- AO TERMINO DA APURAÇÃO, COMPUTADOS OS VOTOS, A DATA DO DIA 14 DE NOVEMBRO RECEBEU 128 VOTOS, O DIA 17 DE SETEMBRO RECEBEU 52 VOTOS, ODIA 01 DE SETEMBRO RECEBEU 22 VOTOS, A DATA DE 13 DE MARÇO RECEBEU 10 VOTOS E A DATA DE 14 DE MARÇO ,09 VOTOS.

8- FOI ABERTO UM PERÍODO DE CONTESTAÇÃO, APÓS O PLEITO, DE TRÊS DIAS, INDO DO DIA 16 A 19 DE AGOSTO. NENHUM DOS AUTORES DAS PROPOSTAS QUESTIONARAM O RESULTADO OU APRESENTARAM SUSPEITAS DE OCORRÊNCIAS QUE COMPROMETESSEM O RESULTADO FNAL.

9- A APURAÇÃO CONSOLIDOU A VITORIA DA DATA DE 14 DENOVEMBRO COMO DIA DO POETA RECANTISTA, LEMBRANDO QUE É UMA DATA ESCOLHIDA PELO MOVIMENTO RECANTISTA QUE SÃO TAMBÉM POETAS DO RECANTO DAS LETRAS.

10- A DATA ESCOLHIDA, 14 DE NOVEMBRO, PROPOSTA PELOS POETAS BOSCO ESMERALDO E FLOR MORENNA, TIVERAM COMO BASE A PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO TEXTO NO SITE RECANTO DA LETRAS, EM PROSA, O QUE POR SUA VEZ DÁ PESO E UNE, ESCRITORES E POETAS EM SEU DIA.

11- APÓS O TÉRMINO DA ELEIÇÃO E APÓS O PERÍODO CONCEDIDO PARA RECURSOS E QUETIONAMENTOS, FOI FORMADA UMA COMISSÃO DE PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO POR TRES NOTÁVEIS POETAS DO RECANTO DAS LETRAS A SABER, POETA ANTENOR ROSALINO, POETISA ANA FLOR DO LÁCIO, POETA EDIMILSON CELSON. ESTE DOCUMENTO FINAL SERÁ ENCERRADO COM A PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO NO DIA 25 DE AGOSTO DE 2013.

FICA EM ABERTO A INCLUSÃO DO ITEM 12.

COMISSÃO DE VOTAÇÃO: POETISAS CAMILLE SIMEONE, FLOR MORENNA E MARCELA RERIBEIRO

RELATÓRIO: MOVIMENTO RECANTISTA

FONTE: POETISA FLOR MORENNA

SUPERVISÃO DE VOTAÇÃO

MAURICIO DE AZEVEDO
Enviado por MAURICIO DE AZEVEDO em 20/08/2013
Reeditado em 20/08/2013
Código do texto: T4443532
Classificação de conteúdo: seguro