O SORRISO NO CÉREBRO

Se tem uma coisa que não fica fora de nosso caminho são as situações causadoras de estresse. Desde que acordamos até o retorno para casa somos desafiados a conter nossa expressão de odio e indignação. O estresse como fator de proteção e sobrevivência sempre existiu. Mas especialmente neste século, o estresse ganhou uma nova roupagem que vai além de simplesmente proteger. Talvez por esta razão, quando se fala em estresse a primeira imagem que surge na cabeça das pessoas seja de uma coisa ou um sentimento nocivo. A verdade porém, é que do ponto de vista biológico, o estresse pode ser uma experiência negativa, positiva ou neutra. Tudo é uma questão de interpretação. E com base na interpretação pessoal de cada um, duas pessoas diante de um mesmo problema podem apresentar sentimentos diferentes também. Um pode rir , enquanto o outro chora e exaspera . Enquanto um outro ainda prefere não externar nada. Permanecendo totalmente neutro. Tudo isso diante de um mesmo fato. Mas o assunto principal de hoje não é o estresse. Mas sim seu contraponto__ O sorriso. O sorriso é a arma mais eficiente que se conhece para interpretar de uma forma positiva os fatos irritantes e desafiadores do dia a dia. É como se os óculos embasados estivesse dando lugar a um óculos limpo e multifocal. É uma mudança radical na forma de ver os acontecimentos, que lança luz sobre o espectro escuro de uma vida entremeada de sabores amargos e insípidos. É impressionante o poder magnético de um sorriso. Uma pessoa que vive transmitindo ao mundo um sorriso verdadeiro sempre atrai pessoas que disputam um lugar ao seu lado. E cá pra nós: é realmente muito agradável está ao lado de uma pessoa simpática que faz questão de viver com uma verdadeira expressão de sorriso no rosto. Mas não é só de pessoas: gostamos também de rir de situações e lugares. Como é bom ouvir aquela piada ou aquele episódio em que mal atrapalhado fez você cair diante das pessoas. Rir sem sombra de dúvidas trás bem-estar para todo o corpo em todos os sentidos. Mas e no cérebro?...quais circuitos são ativados no momento em que estamos rindo? Bom, A neurociência explica: a ilustre neurocientista suzana herculano houzel numa coluna da revista mente cérebro de abril, explica que diante de situações engraçadas, ou diante de uma piada ou mesmo um simples agrado, já é suficiente para ativar seu sistema de recompensa que se encarrega de organizar os movimentos automáticos involuntários da expressão facial. Esses movimentos são as conhecidas ruguinhas no canto dos olhos, a elevação dos cantos da boca e a contração dos músculos orbiculares dos olhos. Ela explica ainda que junto com o sistema de recompensa um outro sistema que registra as causas do sorriso - o córtex orbitofrontal é que torna possível gargalharmos novamente diante de pessoas ou lugar que nos lembre a causa do sorriso. esta parte do cérebro é responsável por nos fazer associar eventos e lugares, o que nos faz sorrir mais uma vez. A relação do sorriso no cérebro não está totalmente compreendido. Sabe-se que o sorriso funciona como uma resposta emocional. Mas cientistas e pesquisadores através de exame de eletroencefalograma (EEG) observaram que o sorriso envolve varias áreas cerebrais que trabalham em total sintonia. O que os pesquisadores observaram foi que a parte esquerda do córtex cerebral é responsável por analisar as palavras e a estrutura da piada. O lobo frontal, parte do cérebro envolvido nas respostas emocionais e sociais torna-se ativo. O lado direito do cérebro faz a analise intelectual da palavra ou piada e enxergar seu sentido.Por fim temos a ativação da região motora responsável pela articulação da boca e todas as outras respostas físicas à piada. Em razão da importância do sorriso a gelotologia (a ciência do riso) está ganhando cada vez mais espaço.Gelotologistas chegam a concluir que o riso é a mais antiga forma de comunicação. E é tanta verdade essa consideração que basta observarmos um bebê que perceberemos que o riso vem antes da linguagem.. Ainda bem que o sorriso é um dom natural humano. Imagina se precisássemos entender todas as razões cientifícas sobre o riso para só depois darmos boas gargalhadas. Espero que você tenha bons motivos para sorrir. Se você não tem, começe agora mesmo a inventar. Tenho certeza que valerá a pena .

Boas gargalhadas.


Quiser saber mais sobre assuntos ligados à neurociência e das funções cerebrais em geral..visite meu blog:http://neuropoint.blogspot.com.br/2013/06/o-sorriso-no-cerebro.html