POR QUE COMPRAMOS?

Quero levá-lo a analisar comigo uma questão que muitas vezes deixamos passar despercebido, e que por essa razão não conseguimos encontrar uma resposta satisfatória quando caímos no beco opressor do consumo, e então nos perguntamos por que estamos em situação financeira tão desfavorável. Descobrir as razões do por que compramos? como você verá nesta matéria, tem o poder de quebrar nossos condicionamentos e nos conduzir à uma mudança profunda de percepção de vida e de escolhas. Mas vamos ao assunto principal: por que compramos?.
Bom, de forma bem simplista eu poderia dizer que consumimos por necessidades e desejos. No entanto, saber disso não mudaria em nada o hábito do consumo excessivo. Uma analise mais profunda levanta questões de como nossas necessidades e desejos são produzidos?, qual a diferença entre necessidades e desejos? e por que preferimos um produto e não outro?, dentre muitas outras questões. Não precisamos no aprofundar em pesquisas para afirmarmos que vivemos na era do consumo excessivo, pois isso fica muito claro quando paramos para observar o estilo inconsequente e autodestrutivo das pessoas ao irem às compras. Mas nem sempre foi assim, pouco depois da segunda guerra mundial os governos e corporações estavam buscando uma forma de fazer a economia ter uma explosão de crescimento. Para isso adotaram normas e conceitos que levassem as pessoas a consumirem excessivamente.Tanto que um homem chamado victor leboux formulou uma solução que seria usada no mundo todo. Ele disse: " A nossa enorme economia produtiva...exige que façamos do consumo a nossa forma de vida....que tornemos a compra e o uso de bens em rituais... que procuremos nossa satisfação espiritual, a satisfação de nosso ego no consumo....precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas e substituídas a um ritmo cada vez maior"
Infelizmente este conceito foi aceito e incorporado de tal forma na estrutura psicológica da sociedade que os valores hoje são completamente diferente dos tempos de nosso avós. Nosso valor é medido pelo quanto consumimos e contribuímos para este sistema consumista. O sistema de marketing surgiu para atrair e atingir as pessoas em suas necessidades e desejos de forma totalmente manipulada, ou seja, o marketing como braço principal do sistema consumista leva as pessoas consumirem o que elas necessitam e o que elas não necessitam. E essa é uma das principais razões do design e tecnologia das coisas mudarem tão rapidamente. As grandes corporações com o apoio que tem dos governos produzem estas mudanças, porque sabem que dessa forma conseguirão atingir o emocional das pessoas, fazendo-as se sentirem desvalorizadas e impulsionadas a consumirem cada vez mais para preencher este vazio. Tudo com a grande contribuição das propagandas bem produzidas que relacionam os bens de consumo com felicidade e nos dizem o tempo todo como devemos vestir, comer e até andar. Não é a toa por exemplo que um estilo de sandália feminina é produzida em um ano e em outro é produzida e divulgado uma sandália completamente diferente. Isto é para causar um mal estar emocional em quem não quer contribuir com o sistema. Então,a mulher que insiste em permanecer com a sandália mais antiga passa a ser vista como tendo menos valor do que as outras.Esta mulher por sua vez passa a sentir um vazio emocional e na busca para preencher este vazio, dá de cara com os anúncios que relacionam aquela nova sandália com felicidade,e que só quem tem tal sandália, com salto tal e detalhe tal é que poderá ser considerada uma mulher de verdade. Resultado: aquela mulher não pensa duas vezes e passa a fazer o que ela considera o caminho para se bem vista e feliz. Mas não para por aí, pois o sistema consumista dará um jeito de fazer com que a sandália que esta mulher comprou se torne obsoleta e fará com ela se desfaça daquela sandália e consuma cada vez mais. Pronto! o circulo vicioso está armado. Mais uma prisioneira do sistema!.
O grande problema é que estamos condicionados a consumir. Devemos vencer este condicionamento, da mesma forma como a pulga deveria vencer o condicionamento da tampa do vidro. Se colocarmos uma pula dentro de um vidro e tamparmos, no começo ela irá pular varias vezes pra sair, mas como não consegue, acaba se acostumando com a presença da tampa do vidro, ou seja , ela fica condicionada á tampa do vidro. Mas se essa pulga tivesse a capacidade humana para raciocinar ela poderia olhar para ela mesma e perceber que ela continuava sendo a pulga, com capacidade para pular ininterruptamente sem parar. O que quero dizer é que continuamos capazes de superar os obstáculos e nosso valor vai além dos condicionamentos do sistema. Não valemos menos quando deixamos de usar este ou aquele produto. Nossos condicionamentos só serão superados quando valorizarmos mais quem somos e o que podemos realizar. E o que podemos fazer é revolucionário. Então amigos e amigas , todas as vezes que você for fazer suas compras, pare para pensar um pouco e responda para si mesmo as motivações que te levaram ao ambiente de compra. Se o objetivo da compra for preencher a lacuna emocional, é importante você saber que nenhum objeto de consumo será capaz de curar sua ferida emocional. A cura emocional só acontece a partir de um diálogo consigo mesmo e com Deus.Qualquer outra solução é de caráter puramente manipulador.

Quero terminar esperando que sua próxima compra seja racional e consciente levando em consideração a pessoa especial que você é.

fabio junio almeida prates

Se quiser saber mais sobre como ser mais racional e consciente ao evetuar compras, acesse meu blog :http://pointcompras.blogspot.com.br/2012/09/por-que-compramos.html