Programa de Formação de Professores do Ensino Fundamental ll

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA _BAHIA

Programa de Formação de

Professores do Ensino Fundamental ll

DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO

FEVEREIRO DE 2024

ÍNDICE

1.Apresentação

2.Introdução

3. Justificativa: Semana Pedagógica 2024_"Desafios e perspectivas da avaliação no município de Feira de Santana _Bahia" (Proposição: Revisão do PPP e Regimento Escolar)*nas orientações sobre Avaliação; Análise dos resultados SAEVE e SAEBE_ Caminhos da Educação; Avaliação das ações e projetos produzidos e desenvolvidos nos anos anteriores, propondo sugestões que requalifiquem em 2024; Avaliação dos projetos propostos pela SEDUC em 2023, e que a escola aderiu; Avaliação de atuais métodos e procedimentos avaliativos e proposição; Organização e divulgação da carga horária

3.1 Justificativa Atividade complementar durante ano letivo 2024: (Ensinar e aprender: avaliar,decidir e planejar; Avaliação diagnóstica do processo de aprendizagem;Análise dos projetos escolares em seus respectivos itinerários; Autonomia da avaliação de acordo com o contexto específicos de cada escola; Processo de avaliação da aprendizagem de cada estudante

4. Características da formação : A formação ocorrerá a casa 15 dias, na escola ou em outro ambiente, a combinar, mediante encontros gerais e específicos quando for necessário discussão relativa ao ano de ensino, turma específica, projetos,etc

5. Materiais necessários

6. Parcerias

Reflexão Pedagógica 2024

15 e 16 /02/2024

Durante o ano letivo de 2024

Não é tarefa fácil a dimensão do desafio de traduzir o pensamento, de cada docente, especialmente no espaço escolar onde a diversidade é um conteúdo vivo.

Atualmente temos na Escola M José Tavares Carneiro novos concursados e concursadas, e a experiente classe de docentes próxima da aposentadoria. Um campo eu diria filosófico ,ao mesmo tempo um prestígio ter esta variedade, pois os campos dos saberes se completam. E esta história exige um tradutor cuidadoso, afinal apresentar ao público da escola do/no campo, o quadro de funcionários da escola, é necessário usar um critério que orienta olhar, para a prática, que verbaliza a tendência pedagógica que cada docente defende. Ainda assim,traduzir nunca será uma tarefa fácil, pois não é o querer da coordenação ou gestão escolar, dos estudiosos da educação, é o fazer diário de cada um. Como mensurar? “Novos caminhos querem seguir; velhas práticas empolgam o fazer pedagógico.Como todos os criadores, cansei-me. Não quero mais caminhar pelas mesmas palavras gastas.Quero escutar de cada um na ação diária, o que desejam servir, qual menu para a prática docente pretendem aplicar.

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 16/02/2024
Código do texto: T7999959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.