ACRÓSTICO SUFIXAL (MAHATMA GANDHI)

Usou   a   força   da   verdade  contra   a  Politicagem

Foi  um  advogado  nacionalista  e   anti-colonialista

Quando  jovem,  nada  de  evidências  e  nem  "flash"

Contra  o Reino Unido, à doutrina  da  não violência

Nascido   na   Índia  Ocidental,  Estado   de   Gujarat

À  auto-purificação,   por   21  dias   ficou  em   jejum

Protestou     contra     o     imposto    sobre    a    terra

 

Leon     Tolstoi      foi      um      dos      seus     "coaching"

Liderou campanhas para a independência  da  Índia

Desobediência    civil    era    um    dos    seus    slogan

Na  África,  conscientizou-se   contra   o  "apartheid"

Mobilizou multidões  numa  época  sem  "high-tech"

Um     líder   pacifista    e    filósofo    indiano,    ele foi

 

DICAS: O acróstico tradicional é uma forma de versificação na qual uma combinação de letras, na vertical, no início de cada linha do texto formam uma palavra ou até uma frase. Para realizar um acróstico sufixal você deve definir a palavra ou frase do seu acróstico, lembrando que cada letra deve se fazer presente no final de cada frase.

 

DICAS: Escolha, sempre que possível, a palavra do seu acróstico que tenham mais vogais do que consoantes ou de consoantes fáceis (ver a seguir), visto que se farão presentes no final da frase, e o nosso vocabulário é bem limitante com relação a palavras terminadas por consoantes, quais sejam: B (pouquíssimas), C (poucas), D (pouquíssimas e em inglês usual, F (poucas... normalmente em inglês mais usual, p ex.: surf, off, chef, staff), G (poucas e em inglês mais usual, p ex.: bug, ong, shopping, ranking, marketing), H (poucas e em inglês mais usual), J (quase nenhuma e só abreveações, p ex.: Rj, Dj), P (pouquíssimas), Q (quase nenhuma e acho que só abreveações), T (pouquíssimas e em inglês mais usual), V (quase nenhuma e acho que só em russo usual por aqui, p ex.: coquetel molotov ou abreveações, p ex.: TV), X (pouquíssimas, mas tem!). Entretanto, ABUSEM das seguintes consoantes (fáceis): letras R, S, L e M (tem muitas; N (algumas); Z (tem várias).