RECANTO DAS LETRAS (Acróstico TRIPLO - autístico)

 

¥                                                           ¥                                                    ¥

Reconhece    poetas   amadores!    venham     escrever!

Espaço eclético que promove  a  poesia   e   a  amizade

Contempla    diversas    espécies de poemas, até fanfic

Assinatura    gratuita,   mensal  e  anual  a  sua  escolha

Não exite, assine! Publique novos  textos  com  design

Tesouros      literários      a      tua disposição na internet

Ótimo espaço de  divulgação virtual   e   de   interação

Divulgue imagens e conteúdos num rápido download

Aumente   seu   círculo  de  amizades de forma segura

Satisfaça   seu   ego   com  as leituras  de   seus   textos

Leia condições de uso! publique no site de forma fácil

Exponha      seus     livros     e      e-books      na      vitrine

Textos     coloridos     que    tem  o  seu  próprio   layout

Recanto             das             letras!  Ao seu  inteiro dispor...

Assine      já!       Não    perca essa  oportunidade única.

Seja  o   poeta   e   autor das   suas   próprias  histórias.

 

NOTA DO AUTOR: O acróstico tradicional é uma forma de versificação na qual uma combinação de letras, na vertical, no INÍCIO de cada linha do texto formam uma palavra ou até uma frase.

 

NOTA DO AUTOR: Você deve estar se perguntando do porquê desta variante do acróstico ter sido por mim denominada de "autístico". o TEA (transtorno do espectro autista) é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. o autismo leve (nível 1), anteriormente denominado de asperger, caracteriza-se pelo fato do autista possuir um alto grau de inteligência e os assuntos de seu interesse sempre explica com riqueza de detalhes, isto é, possuem um nível de compreensão maior em relação a assuntos mais complexos, tanto assim que possuem ótima habilidade linguística. O nome "ACRÓSTICO AUTÍSTICO", além de ajudar a divulgar esta síndrome para um melhor entendimento das pessoas acerca de um comportamento específico e impreciso, onde cada diagnóstico é único, também é uma singela homenagem a meu filho Davih, que antes de ser autista, é luz na minha vida, meu amigo e meu mestre, e quem tudo me ensina sobre a vida e como ser um ser humano melhor, e principalmente pelo fato dele ser o responsável por eu escrever cada linha, verso ou estrofe neste site... da convivência com ele vieram a sensibilidade e a inspiração para um homem outrora bruto e insensível... a concepção de um acróstico autístico triplo, tal qual o asperger, necessita do seu autor: riqueza de detalhes, pois a palavra definida vai no INÍCIO, no MEIO e no FINAL do texto. Você não precisa ser um profundo conhecedor de palavras iniciadas ou terminadas com determinadas vogais ou consoantes, pois temos uma ferramenta maravilhosa (internet, google, etc), portanto, para concebê-lo, você só precisa de amor no coração, uma "pitada" de inspiração e paciência para organizar as frases e construir um texto coerente.

 

DICAS: Para realizar um acróstico autístico (triplo) você deve definir a palavra ou frase do seu acróstico, lembrando que cada letra deve se fazer presente no início, no meio e também no final de cada frase, o que transforma a elaboração textual, um trabalho bem mais minucioso... me arrisco a dizer que chega a ser um desafio, mas que, ao ser concluso, nos enchem de alegria pelo êxito alcançado. Devo enfatizar que busquei o auxílio do google... aliás ele é necessário neste trabalho dada a dificuldade do acróstico ter que estar presente tanto no início, como no final de cada frase. Pesquisava palavras que iniciavam com a letra do acrostico acima, para ter ao meu dispor um "leque" de palavras, e assim utilizar aquela que melhor se inserir no texto... assim como também pesquisava palavras que terminavam com as mesmas letras do acróstico acima. O desafio mesmo está em encaixar a palavra ou frase do acróstico no meio!!!!!

 

DICAS: Escolha, sempre que possível, a palavra do seu acróstico que tenham mais vogais do que consoantes ou de consoantes fáceis (ver a seguir), visto que estas últimas também se farão presentes no final da frase, e o nosso vocabulário é bem limitante com relação a palavras terminadas por consoantes, quais sejam: B (pouquíssimas), C (poucas), D (pouquíssimas e em inglês usual, F (poucas... normalmente em inglês mais usual, p ex.: surf, off, chef, staff), G (poucas e em inglês mais usual, p ex.: bug, ong, shopping, ranking, marketing), H (poucas e em inglês mais usual), J (quase nenhuma e só abreveações, p ex.: Rj, Dj), P (pouquíssimas), Q (quase nenhuma e acho que só abreveações), T (pouquíssimas e em inglês mais usual), V (quase nenhuma e acho que só em russo usual por aqui, p ex.: coquetel molotov ou abreveações, p ex.: TV), X (pouquíssimas, mas tem!). Entretanto, ABUSEM das seguintes consoantes (fáceis): letras R, S, L e M (tem muitas); N (algumas); Z (tem várias).

 

DICAS: Lembre-se!!! Riqueza de detalhes... trabalhe a métrica... formule frases mais ou menos do mesmo tamanho... use os espaços entre as palavras para deixar as linhas de tamanhos iguais, a fim de que, tal qual no início, que a frase definida na vertical está perfeitamente alinhada... No meio e no final também, tente deixar o mais alinhado possível... use cores para destacar... ou se não é assinante, diferencie usando letras maiúsculas, deixando a palavra ou frase na vertical perceptível facilmente em ambos os lados. MÃOS À OBRA, RECANTISTAS!!!