O INTERTEXTO NA POESIA

“INTERTEXTUAL

Eis no que dá o mergulho na leitura: correlações emergem. Ideias absorvem imagens do visto e sentido.”

MONCKS, Joaquim. O CAOS MORDE A PALAVRA. Obra inédita em livro solo, 2024. Revisado.

https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/preview.php?idt=6335055

“A intertextualidade é a relação de semelhança que um texto estabelece com outro texto usado como modelo. Pode ser usado como um recurso que valoriza e amplia o conhecimento dos textos existentes. Para haver intertextualidade, é necessário que um texto, chamado de texto-fonte, influencie a produção de outro texto, chamado de intertexto.”

“A intertextualidade é um fenômeno presente na linguagem e na literatura que envolve a referência a conteúdos e formas de textos anteriores para criar um novo texto.”

https://www.todamateria.com.br/intertextualidade/#SnippetTab

Queridos leitores! Vocês não imaginam quão estimulante é a sensação de prazerosa utilidade, quando me apercebo que o eventual e/ou inominado leitor faz a leitura, se envolve com o poema publicado e o afixa em sua individuada e peculiar tradução do assunto, conteúdo ou formato, tocado pelo espelho das reflexões contidas no texto emergente do ‘agora’ de sua emoção.

Trata-se, nada mais do que um poema exsurgido das entranhas de outro, no caso, o meu.

Imagine-se a vivificante alegria quando esse visitante, palavra em punho, se identifica como amigo e parceiro no ofício de escrever.

E a água do rio, murmurando, acaricia meus olhos e ouvidos saudando o doce bem 'saudade presente', sensação que ratifica a fruição do amor que ficou (em mim) em seu esplêndido repouso e/ou confortável morada.

Aquela criatura que, pela Palavra, resguarda "a casa do ser", emergindo em reiterado voo para saudar a emoção da convivência, utilizando apenas as insolentes asas-de-ícaro, genuína hipótese pertinente à eternal Poesia.

MONCKS, Joaquim. O CAOS MORDE A PALAVRA. Obra inédita em livro solo, 2024.

https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/preview.php?idt=8017154