Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Consumatum est

Depois de uma penosa gestação de 8 meses, saiu, por fim, esta primeira turma do Curso de Administração de Serviços de Saúde, promovido pelo INAD.
Foram 8 meses onde vimos, fizemos e aprendemos muitas coisas.
Vimos ótimos cursos serem dados, junto a outros de menos expressão. Vimos trabalhos interessantes e também vimos embromação. Vimos, durante todo o transcorrer do curso, uma dinâmica de grupos pedida pelos alunos e por eles mesmos demonstrada, nas aulas, nos trabalhos e até nas provas, como era de se esperar de qualquer grupo de alunos.
Fizemos...
Fizemos belos e bons trabalhos, mas também fizemos resumos de livros de que pouco ou nada entendíamos. Fizemos simpósios, fizemos confusões, fizemos provas e imitações.
Aprendemos...
Sim, aprendemos muito do que nos dispúnhamos a aprender, mas também aprendemos coisas que não estão no Gibi.
Aprendemos que na Dinâmica de Grupos os grupos não são dinâmicos; que o pronto atendimento fica no fim do ambulatório; aprendemos a Teoria X e a Teoria Y, quando na prática somos XX e XY; aprendemos a técnica do bochecho (recentemente implantada pela secretaria de saúde gaúcha); aprendemos administração de material e de pessoal, embora a administração de material tenha sido muito pessoal e a de pessoal não tenha tanto material (ou será que tinha?); aprendemos que o Centro Cirúrgico e a Lavanderia são muito importantes no planejamento do hospital e, por isso, aprendemos a planejar um refeitório.
E durante toda esta gestação de 8 meses fomos levando o Curso na raça, na brincadeira, na briga, e por fim chega o parto. Parto este que, levando-se em conta todo o período, foi fácil, sem trabalho, ou melhor dizendo, com 6 trabalhos; cada grupo teve seu trabalho de parto em um dia diferente. Mas, apesar de tanto trabalho e de tanto tempo, não foi uma ninhada de porcos o resultado; foram 36 especialistas em Administração de Serviços de Saúde, formando grupos homogêneos em sua heterogeneidade. E cada um resultante desta penada gestação e deste trabalhoso parto recebe agora sua certidão.
Deixando de lado tudo de pitoresco que possa ter havido nesta turma pioneira, já nos resta agradecer a todos que se esforçaram para que isso fosse possível: coordenadores, professores e colegas.
Daqui vamos a nossa comemoração, que é mais do que justa. E já aí começou a nossa prática. Fizemos planejamento, licitação, lidamos com custos e com refeição, embora não tenhamos para isso determinado o VCT de cada um. Mas houve um grupo dinâmico na sua organização e todo um sistema informático foi montado para lidar com o pessoal.
Por fim, sim, no fim cada um fará sua avaliação de qualidade.
E, aí, sim, Consumatum est.

20/04/1979

*) Texto utilizado em discurso, como orador improvisado, na conclusão do Curso de Administração de Serviços de Saúde, UFPE-INAD, 1979.
Paulo Camelo
Enviado por Paulo Camelo em 20/02/2006
Código do texto: T114008
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Paulo Camelo - www.camelo.recantodasletras.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Paulo Camelo
Recife - Pernambuco - Brasil, 68 anos
909 textos (260147 leituras)
36 áudios (10732 audições)
6 e-livros (1672 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 04:49)
Paulo Camelo

Site do Escritor