DESABAFO

Nesse texto de idéias quebradas vai um desabafo a todos aqueles que a minha escrita puder alcançar. Após ter passado muitos dias sem escrever um texto pro recanto, onde pudesse expressar minhas experiências e conhecimento adquiridos nesse mundo intrigante e cheio de surpresas, venho pedir desculpas pela ausência, mas essas desculpas são dirigidas principalmente a mim mesma, pela falta de paciência e força de vontade para vencer o cansaço e fazer aquilo que mais incentiva a minha criatividade e autonomia: a escrita.

Mas vamos ao que interessa. Nesse período muitas coisas me chamaram atenção: a primeira delas é a importância de viajar e conhecer outros lugares, outras culturas. É incrível como a visão de espaço se expande na nossa cabeça, passamos a definir o que é propriamente nosso, passamos a mensurar de forma mais clara as disparidades e dificuldades enfrentadas pela nossa região, valorizar certas coisas que são tão essenciais em nosso cotidiano, mas que nem nos percebemos nessa corrida que é a vida.

De certa forma, dei esse rodeio, pra falar de um tema complexo, a educação. Na verdade venho relatar um fato que aconteceu comigo hoje, que faria com que qualquer pessoa se sentisse indignada. Hoje pela manhã fui cobrir uma pauta. Era uma denúncia de assalto a uma escola, em um bairro perigoso de minha cidade.

Quando me perguntam por que eu sou tão insistente ao falar de fatos tão áridos, eu sempre respondo que não poderia ser diferente, e se estamos na situação em que estamos, é porque falta bom senso de muitas partes.

Vamos ao fato.

Uma escola estadual foi assaltada na madrugada de ontem(18/09/08). Já não bastasse o atraso no início das aulas no mês de agosto, de quase quinze dias, devido ao roubo anterior em que foi levada toda a fiação elétrica da escola. Não me perguntem como. Dessa vez, os assaltantes renderam o vigia, o amarraram, amordaçaram, e roubaram a TV, o DVD, a impressora(o computador já tinha sido levado em um roubo anterior), um botijão de gás, um freezer, contendo carnes, frango e polpa de frutas, que seriam usados para a merenda das crianças e até de produtos de limpeza.

Como se já não bastasse. A situação da escola é lamentável. Segundo a coordenação, a última reforma realizada foi em 2002. As paredes estão com furo no reboco, rachaduras, infiltrações, sujeiras nos banheiros, cadeiras e cadeados quebrados, e no meio disso tudo várias crianças e seus pais, com um sentimento de impotência, revolta e desânimo.

Eu detalhei as condições na escola, porque para cada criança dessa, a perda de qualquer um desses aparelhos ou alimentos é uma perda imensa. Algumas delas são incentivadas a ir à escola somente por causa da merenda. E cada escola que vira refém dos assaltantes, é uma perda muito grande em nossa sociedade, o conhecido efeito dominó. O fato é que nem o básico é garantido pelos nossos governantes, mas é incrível como na época das eleições, em um passe de mágica, eles dizem que construíram e melhoraram todos os setores da nossa sociedade. É deplorável. Uma vergonha.

Soane Guerreiro
Enviado por Soane Guerreiro em 20/09/2008
Código do texto: T1187286