Discurso de Formatura do Curso de Biologia da FATEA – 2008

Discurso de Formatura do Curso de Biologia da FATEA – 2008

Luiz Eduardo Corrêa Lima

Na vida sempre existem dois lados, um positivo e outro negativo: acertos e erros, soluções e problemas, altos e baixos, bem e mal. Enfim, a vida é feita de contradições e de antagonismos, mas o segredo da vida é trabalhar tentando estar sempre do lado positivo, isto é, procurar ficar no alto, acertar mais, solucionar mais, e principalmente estar do lado do bem.

Também é preciso lembrar que na vida existe ordem em tudo e podem acreditar piamente que o sucesso profissional e a felicidade dependem de ordem e de muito trabalho. Portanto, meus amigos, trabalhem ordenadamente para terem sucesso e para que possam caminhar rumo à felicidade. Vocês me escolheram como Padrinho, então devo ser um bom exemplo, ao menos para vocês, mas que esteja claro me organizei e trabalhei muito para chegar até aqui e hoje estar servindo como modelo.

Vocês devem procurar se lembrar que a felicidade não é algo absoluto, mas um caminho a ser percorrido ao longo da vida e que o sucesso profissional esperado é apenas um dos objetos da felicidade. Se vocês andarem do lado certo, fazendo a coisa certa, obviamente o sucesso profissional deverá vir e a vida de cada um de vocês deverá ser progressivamente um pouco mais feliz.

Somos cientistas e como tal, devemos ter consciência de que na vida não se consegue felicidade plena, pois a felicidade total é uma utopia. A vida é feita de momentos, alguns bons, outros nem tanto e outros ruins, porém o mais importante é a somatória desses momentos. Se ao final os momentos bons (felizes) ganharem dos momentos ruins (infelizes), então valeu a pena viver e isso significa que você esteve sempre no caminho certo, porque teve mais momentos felizes.

No meu caso específico, tenho certeza que a somatória é positiva e que tem valido muito a pena viver. Se devo ser um exemplo para vocês, quero ser um exemplo de alguém que estudou muito e ainda estuda, que trabalhou muito e ainda trabalha, que produziu e ainda produz. Entretanto, acredito que ainda há coisas para serem feitas e eu estarei até o fim buscando fazer essas coisas. Parar é morrer e por isso mesmo nós não devemos parar nunca.

Como Biólogos, sabemos melhor que qualquer pessoa, que a morte é compulsória e chegará de qualquer maneira, por isso mesmo não podemos parar e esperar a morte chegar, temos sim que ir natural e ativamente de encontro a ela. Para tanto, temos que trabalhar e acreditar que tudo sempre pode ser melhor e que nós, como Biólogos e como Professores, podemos e devemos fazer alguma diferença nesse contexto. Isto é, nosso trabalho pode e deve produzir um planeta melhor e seres humanos melhores.

Desta maneira, meus alunos de ontem, afilhados de hoje e colegas de profissão de amanhã, só posso sugerir que estudem, trabalhem, pesquisem e produzam cada vez mais, pois só assim o sucesso profissional surgirá nas suas frentes e lhes sorrirá e junto dele a felicidade plena, ainda que utópica, estará cada vez mais próxima das suas vidas, porque os momentos felizes serão a maioria na somatória de toda a existência de cada um de vocês.

Para terminar quero dizer ainda que, além de tudo, sempre faltará tempo, porque a vida humana é sempre muito curta para cumprirmos todos os nossos objetivos, então é necessário curtir a vida fazendo sempre o bem, pois este é o caminho mais rápido para a felicidade. Lá na frente, quando a morte chegar, já existirá uma grande somatória de momentos bons (momentos felizes) e terá valido a pena viver.

Muito obrigado, por se lembrarem desse velho mestre.

Abraços a todos.

Lorena, 17 de dezembro de 2008.

Prof. Luiz Eduardo Corrêa Lima

Luiz Eduardo Corrêa Lima (52) é Biólogo, Professor, Ambientalista e Escritor;

Membro Fundador da Academia Caçapavense de Letras (Cadeira 25);

Ex-Vereador e Ex-Presidente da Câmara Municipal de Caçapava.