Discurso de Apadrinhamento dos formandos 2008

Sr. Professor Coordenador

5a. CRE/ Pelotas/ RS. Ou representado

Sra. Professora Diretora

Da Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter

Caros Colegas, Funcionários e Homenageados

Caros Pais, Senhores e Senhoras, aqui presentes,

Queridos alunos e afilhados

Boa Noite!

Todos os dias em nossas vidas enfrentamos vários desafios, e neste ano para mim não foi diferente. Ao ser convidada pela Direção desta Escola, para dar aula de Sociologia para as turmas 31 e 32 da EJA, fiquei um pouco aflita, preocupada, diante tal desafio. Para mim, lidar com adultos não era surpresa, porque já conhecia esta realidade, o que aliás na ocasião foi muito gratificante. Todo mestre quando deseja ver seu aluno realizado procura formas para que ele cresça, como ser humano, e desta forma realize-se profissionalmente , tornando-se um cidadão capaz de responder aos seus anseios e de sua comunidade. Portanto, estar aqui hoje como PARANINFA é uma realização. Agradeço do fundo do meu coração poder compartilhar esta alegria, e ver estes rostos felizes, por terem alcançado o término do ensino médio, o que sabemos todos nós o quanto é sacrificante, todas as noites em vez de estarmos com nossos familiares, estamos em sala de aula em busca de conhecimentos, almejando um futuro melhor, que oportunize realizações e uma vida digna.

Espero ter contribuído para o crescimento de todos vocês, porque eu com certeza , aprendi muito em cada encontro nosso. “ SEJAMOS MESTRES, NA VIDA E NÃO SOMENTE PROFESSORES ”, POIS DURANTE NOSSA TRAJETÓRIA, DIGO NOSSA TRAJETÓRIA, HAVIA TANTAS DIFICULDADES, DESDE O SIMPLES ATO DE ESCREVER, POIS O FRIO NOS IMPEDIA DE TAL ATO ATÉ A CONCENTRAÇÃO DE LEITURAS ERA UM TRABALHO DESGASTANTE. As cobranças eram necessárias , por isto muitas vezes nossas atividades até perturbavam os colegas de outras salas e desde já peço desculpas por isso , mas era a forma que eu encontrava para prender a atenção de vocês, porque se eu os fizesse copiar, copiar e copiar, com certeza na próxima semana vocês ao lembrarem das aulas de Sociologia , pensariam duas vezes e provavelmente desistiriam e eu ficaria só, em sala de aula o que eu não poderia aceitar, por isso as brincadeiras, os relatos, criações e atividades que envolviam a todos era muito mais importante para mim, do que fazer com que se ocupassem em cópias pois cansados como estavam, após um dia exaustivo de trabalho logo estariam dormindo debruçados sobre a classe e isto eu não poderia permitir que acontecesse , pois quando eu estava na mesma situação muitos de meus professores não se preocupavam que a sua educação se baseava em livros, cópias e decoreba, Recordando, minha fase escolar, as vezes meus olhos se fechavam também, após um dia de trabalho onde esquecia até quem eu era, mas meu objetivo me movia sabia o quanto era difícil realizá-lo, mas a força de vontade de vencer fazia com que eu imaginasse que dois palitos de fósforos abriam meus olhos e então ávida ouvia atentamente as palavras dos professores e assim consegui terminar o ensino médio seguindo nas Universidades, para ter meus sonhos realizados.

Tenho consciência que o verdadeiro mestre quer o progresso de seus alunos, hoje afilhados, pois nos distinguimos daquele professor que somente enche o quadro com conteúdos e não percebe o ser humano que está diante dele.

Por isto, meus afilhados queridos, peço a vocês que não desanimem, que não deixem seus olhos se fecharem, seja por sono, cansaço, ou desânimo, pelo contrário reajam e façam do cansaço a realização e felicidade de vocês e de todos os que os cercam.

Para encerrar, parabenizo a Direção e a família ADOLFÃO, por terem conseguido manter através da garra e luta pela educação o Ensino Médio – EJA ( EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ) – em nossa escola.

Obrigada!