O SENTIDO DA PÁSCOA...

Compreende-se que o sentido das datas comemorativas seja muito mais importante do que se pensa porque, sem isso, a comemoração alusiva a mesma não terá nenhuma razão de ser.

Em nossa sociedade, muitos gostam das datas comemorativas por causa do feriado.

Especialmente, carnaval e “semana santa” porque, facilita pro funcionário público emendar dois finais de semana seguidos, por causa do feriado...

Assim, além da não existência de preocupação por saber o sentido da data, ainda acontece prejuízos à população em geral;

Que deixa de receber um bom atendimento nas repartições públicas quando acontece algum feriado...

Imagine se um doente ou enfermo pode esperar o término de um feriado prolongado para ser atendido?

Conforme o Aurélio, a palavra PÁSCOA, significa:

Em primeiro lugar, “Festa anual dos hebreus, que comemora a sua saída do Egito”;

Em segundo lugar, “Festa anual dos cristãos, que comemora a ressurreição de CRISTO”.

Certamente, em nossa sociedade, as pessoas desconhecem que os hebreus estiveram no Egito; Assim como, o fato de sua saída (de lá), ser motivo de comemoração.

Com relação à ressurreição de CRISTO, muitos ouviram falar, contudo não conseguem encontrar algum vínculo entre esse fato e sua relação com a vida eterna.

Considerando essas e outras, geralmente se faz referências a páscoa, porque faz parte do calendário religioso nacional,

porque é feriado,

porque é um momento oportuno pra o comércio faturar alto com a venda de alguns produtos: peixes, ovos, chocolates, vinhos, etc.

Contudo, a data em si, não tem muito a ver conosco.

Em primeiro lugar, porque somos um país do ocidente – a páscoa se refere à saída dos judeus do Egito - Não tem nada a ver com as Américas.

Em segundo lugar, o Oriente Médio vive em pé de guerra e o ocidente é de paz... Logo, não há sentido "lógico" na comemoração da páscoa.

Em relação às datas comemorativas,

O NATAL que comemora o nascimento de JESUS e,

A PÁSCOA que comemora SUA ressurreição – são especiais pra humanidade; porque,

se referem aos dois acontecimentos que indicam o cumprimento da promessa de DEUS de que realizaria a redenção de “todo aquele que NELE crer” (João 3:16).

Fala de luz, liberdade, vida eterna...

O sentido de ambas as datas, não é apenas para quem seja membro de uma Igreja Evangélica; Antes, tem a ver com a VIDA ETERNA de cada ser humano (crendo ou não crendo).

PÁSCOA significa passagem para uma vida melhor.

Seu verdadeiro sentido pode ser encontrado quando se conhece o sentido do amor de DEUS pelo ser humano

– especialmente, quando se lê e medita o livro do Êxodo – referente à saída dos judeus da escravidão no Egito, em direção à liberdade, na TERRA PROMETIDA.

E (também), quando se lê e medita os Evangelhos – que relatam a vida, paixão, morte e ressurreição de CRISTO; Em lugar do ser humano que NELE crer.

Portanto, o sentido da páscoa é mais significativo pra humanidade do que supõe nossa “vã filosofia”...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 05/04/2009
Reeditado em 03/04/2015
Código do texto: T1524087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.