DISCURSO DE POSSE DOS MEMBROS

DISCURSO DE POSSE DOS MEMBROS

Senhoras, senhores,

autoridades presentes,

confrades e confreiras

nobres colegas:Carlos Ola(Patrono, Fernando Torres) ,Ivanete da Silva Glória.(Patrono,AntônioCarneiro Ribeiro.)VeraLúcia Moraes( Patrono, Manoel Herculano Lopes)

É com grande satisfação e profunda alegria que vencemos mais uma etapa na história cultural de nossa Guaçuí. Nosso sonho de ver aqueles que são artesãos das letras, brilhantes cultores das artes plásticas, da música e grandes atores se unirem, pouco a pouco se torna realidade. Com ousadia, vencendo barreiras, sem desistir dos sonhos, chegamos até aqui.

Do primeiro momento, onde Dr:Luiz Ferraz Moulin me procurou para coordenar a formação da Academia, ao dia da junção maravilhosa de poetas, escritores, de artistas plásticos, de músicos e de bons nomes da nossa dramaturgia, nasceu em nosso coração o sonho da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura.

Passou-se um ano, várias etapas foram vencidas. Nosso sonho de sermos reconhecidos em nossa cidade pelo poder político, pela sociedade e, principalmente, pelo povo, vai assumindo um ar de realidade. Nossa memória está sendo salva por intelectuais que trabalham pesquisando a vida de homens e mulheres que marcaram a história de nossa Guaçuí, os quais poderiam morrer no esquecimento de nossas lembranças e no vácuo de nossa memória. Porém, hoje, eles renascem na emoção dos lábios dos nossos literatos, que contam suas histórias, vasculham suas vidas, com um único motivo: deixar para a posteridade a memória de ilustres cidadãos, preservando a vida e obra de nossos grandes artistas.

Nossos acadêmicos não deixaram morrer, na fragilidade do tempo, a biografia de quem elevou o nome de nossa cidade. Além disso, trazem até cada um dos senhores o conhecimento da nossa História e do nosso saber. Bob Marley disse, certa vez: “Um povo sem conhecimento, sem sapiência de seu passado histórico, de sua origem e cultura são como árvores sem raízes.”

Hoje estamos aqui cuidando de nossa origem. É um dia de festa. Vamos dar um mergulho no passado e nos orgulhar de nossa gente, de nosso povo, de nossa procedência. Vamos conhecer nossas raízes.

Esta é a função da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura preservar e honrar: nossa identidade cultural.

HELIANA MARA SOARES.