RENATO JANINE RIBEIRO: SOBRE A CORRUPÇÃO...

Na coluna “Tendências e Debates” da Folha de São Paulo do último domingo ( 28/06/09) Renato Janine Ribeiro, um dos mais importantes intelectuais atuantes neste pseudo país, publicou um interessante artigo sobre corrupção intitulado CORRUPÇÃO CULTURAL OU ORGANIZADA?.

Basicamente seu pequeno escrito articula-se sob a dicotomia entre dois tipos de corrupção: a corrupção cultural ( aquela do pequeno ato, praticada por muitos, desde de “pedir um favor”, corromper um guarda ou avançar o sinal fechado ou violar convenções para obter uma vantagem pessoal como os chamados “atos secretos” do Senado) e a corrupção organizada, que visa desviar vultosas somas dos cofres públicos, que é estrutural e se confunde com o próprio funcionamento da máquina estatal. Esta, ao contrário da primeira, não aparece nos jornais, é “ difícil de pegar” pois pressupõe vícios que se confundem com o próprio Estado..

Como nos alerta Janine Ribeiro:

“ ... A corrupção secreta e organizada não é privilégio de país pobre, “atrasado” Porém, se pensarmos que corrupção mata- porque desvia dinheiro de hospitais, de escolas, de segurança-, então a mais homicida é a corrupção estruturada. Precisamos evitar que a necessária indignação com as microcorrupções “culturais” nos leve a ignorar a grande corrupção. È mais difícil de descobrir. Mas é ela que mata mais gente.”