Alteridade

Palestra sobre alteridade é proferida a funcionários municipais pelo consultor Dr. Alvarez

(-Silvana Licia Pereira*)

A Prefeitura de Promissão, através da Secretaria da Educação, promoveu mais uma palestra para os funcionários ligados a educação no município. Professoras, monitoras, serventes, faxineiras, pajens, coordenadores, diretores, merendeiras e até seguranças, dentre outros, participaram do evento, que aconteceu no Anfiteatro Municipal “Dr. Mauro Ferreira Grama”. Com o tema “Alteridade: a importância do outro no mundo contemporâneo”, foi passado aos presentes a importância de relações fraternas, sob ministrarão do psicólogo e consultor Dr. José Alvarez Ferreira.

A palavra alteridade, que vem de alter do latim e que por ser tão nova nem se encontra em dicionários comuns, significa se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e diálogo com o outro. A pessoa alteraria é fraterna em todos os sentidos, deixa de criticar, julgar, agredir, infringir leis e normas e passa ser responsável pelos seus deveres e obrigações.

De acordo com o psicólogo, o paradigma atual utilizado pelas pessoas é a competição. “O novo paradigma, que se reforça com o princípio de alteridade, é a cooperação”, disse. Usando a frase de Martin Luther King, ele pediu que todos repetissem, “Ou aprendemos a viver como irmão, ou vamos morrer juntos como idiotas”.

O psicólogo ainda reforçou que, na maioria dos casos, só se consegue ter alteridade quem tem uma boa relação consigo mesmo. “Nosso mundo interno não está preparado para aceitar o diferente”, relatou. Deve-se acabar com todo tipo de “pré-conceito”, colocar a mente em branco para receber o conteúdo do outro sem uma opinião previamente formada, ampliando a capacidade de correlação, de entendimento e de convivência fraternal.

Como brinde aos que participaram do evento foi entregue uma sacolinha surpresa com materiais simbólicos como: óculos (para lembrar de ver no outro todas as qualidades que ele tem), elástico (para recordar de ser flexível com as pessoas e as coisas), lápis (para que se registre, diariamente, tudo de bom que acontece), borracha (para lembrar que todos cometem erros e tem a oportunidade de corrigi-los), chicle (para se recordar de “grudar” nas pessoas que realmente são importantes na vida), chocolate (para lembrar que todos precisam de momentos bons, palavras de carinho, diariamente) e saquinho de chá (para que no final do dia descanse, relaxe e reflita sobre o que falta na “caixinha de primeiros socorros”).

Assim como no começo do evento, em que música tranqüila e exercícios de relaxamento foram coordenados aos participantes, o final não poderia ser diferente. O clima de descontração e alegria, presente em todo o momento, teve como última fase a música “Depende de Nós”, de Ivan Lins : “Depende de nós / Quem já foi / Ou ainda é criança / Que acredita / Ou tem esperança / Quem faz tudo / Pra um mundo melhor”... Dessa maneira finalizou-se o evento, em que as pessoas se despediram com muitos abraços e sorrisos.

(*Silvana Licia Pereira é jornalista e Diretora de Divulgação da Prefeitura Municipal de Promissão. Uma cópia desta matéria está publicada no site da Prefeitura de Promissão, o www.promissao.sp.gov.br, no link Notícias, na seção de outubro de 2008).

jafjaf
Enviado por jafjaf em 28/07/2009
Código do texto: T1723200