PERMANÊNCIA DE SARNEY NA PRESIDÊNCIA DO SENADO

Esse momento vivido pela historia política brasileira na atualidade será marcado na historia de nosso país. Nossa geração será lembrada, por algum aspecto que marca o momento em que vivemos. Assim como a geração das diretas já, da ditadura, nosso geração será lembrada.

Ainda não sei que nome nossos filhos e seus professores vão nos atribuir, mas penso que seja algo como a geração dos omissos, a geração dos covardes.

Não adianta se irrita, a verdade mais clara ate mesmo que a corrupção existente na política brasileira é que somos um bando de covardes! Independente da camada social, o titulo de brasileiro omisso se aplica a todos nós.

Vamos ser lembrados como cidadãos que pagavam muito de seus miseráveis salários a homens que gastavam eles da maneira que melhor lhe era conveniente. Em absolutamente tudo que compramos os impostos estão inclusos, e como se o fato de não fiscalizar a utilização desta verba não fosse o suficiente, volta e meia vem a tona casos cada vez mais absurdos de corrupção com dinheiro público,e nós? Nada fazemos, absolutamente nada!

O escândalo envolvendo o presidente o senado, José Sarney é apenas mais um. Antes dele já existiram tantos outros que apenas foram semente para fazer crescer a cada dia essa arvore da corrupção sem punição que envolve a política brasileira. Façamos uma pequena retrospectiva, desde a época do mensalão, vieram quantos outros?

O caso do também presidente do senado Renan Calheiros, a ministra da igualdade racial com o cartão corporativo, o deputado construtor do Castelo em Minas gerais, e depois seu ‘’amigo’’dizendo com todas as letras que ‘estava se lixando’ para opinião pública e que daqui há quatro anos esqueceríamos de tudo. Também o caso o deputado que além de dirigir com habilitação vencida atropelou e matou um jovem. Podre seria pouco para dizer sobre a política brasileira. Por mais absurdo que seja, certo esta esse deputado que disse que está se lixando para opinião dos eleitores, afinal é verdade que daqui a quatro anos ele vai se candidatar e mais uma vez pode ser eleito.

Nunca existiu na historia desse país tantos casos absurdos de corrupção como tem acontecido nos últimos anos. Em minha opinião isso não se deve exclusivamente pela administração do presidente Lula, dizer que o governo Lula é responsável por todos esses casos que aconteceram é injusto, mesmo que envolvendo alguns de seus ministros de confiança. Não foram só os aliados de Lula que se sujaram nos últimos tempos. Muitos políticos dos partidos que fazem oposição ao governo atual estão envolvidos diretamente nesses escândalos.

Por isso quero aqui dissertar mais a respeito do quadro de corrupção inescrupulosa que vem acontecendo com a política brasileira como um todo. Dos pequenos casos de desvio de verbas até os mais absurdos que não minha opinião são esses de ignorar a opinião pública e não sofrer nenhuma punição quando se prova casos antiéticos de um homem que deveria representar seu povo.

E não a caso melhor para traduzir que o caso atual do presidente o senado, José Sarney.

Além de fazer a quantidade de merdas que ele fez, o ‘safado’ ta dando a mínima para a população, para o conselho de ética, para imprensa, e ate para seus companheiros de partidos que alguns chegaram a admitir que o melhor fosse se afastar por um tempo.

Se afastar para esses safados é o famoso ‘deixar a poeira baixar’ pra que possamos esquecer e ele voltar.

A permanência de Sarney na presidência do Senado representa um marco nesse momento em que vivemos, a permanência de Sarney é o quadro claro e obvio de que a opinião público nada interfere no andamento do cenário político que rege as leis que regem nossas vidas. Enquanto Sarney ocupa esse cargo vamos vivendo nossas vidas como se estivesse tudo bem apesar da revolta interna em cada um, esse tapa na cara que tomamos todos os dias quando acompanhamos o pronunciamento de Sarney e seus aliados se negando a deixar a presidência.

O povo brasileiro é omisso! O tanto que somos fortes pra tornar esse país a cada ano que passa mais digno de respeito na visão do mundo, somos fracos internamente para resolver problemas tão absurdos e tão simples de se resolver. Vejo noticia de casos que acontecem na Ásia de políticos que são condenados a pena de morte ou prisão por corrupção e ate mesmo omissão de fatos que deveriam ser comunicados com a população por se tratar de interesse público.

O sistema político é diferente em cada lugar do mundo, mas honra tem o mesmo significado aqui e em qualquer outro lugar. Dignidade se faz a base de auto-respeito, coragem é ingrediente indispensável para um povo ser vencedor, e principalmente justiça, não a nada mais imprescindível para um povo que justiça, só assim se estabelece a igualdade e soberania.

A permanência de Sarney é mais um caso, mais um tapa na cara de cada um de nós, brasileiros omissos que nada fazem para mudar aquilo que muda completamente a vida de cada um de nós, todos os dias, o tempo todo.

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 28/08/2009
Código do texto: T1779929
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.