BIÓLOGO: 30 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL

BIÓLOGO: 30 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL*

Luiz Eduardo Corrêa Lima**

Meus amigos, biólogos do presente e do futuro, hoje estamos aqui para lembrar um pouco do passado e para comemorar os 30 anos de Regulamentação da Profissão de Biólogo no Brasil. Hoje tudo parece muito simples, mas só quem viveu e batalhou naquele tempo é que sabe exatamente o quanto foi duro o parto, que culminou com a aprovação do Projeto de Lei do Deputado Federal de Santa Catarina Ademar Ghisi, que regulamentava conjuntamente as profissões de Biólogo e Biomédico e criava os respectivos Conselhos Federais e que originou a Lei Federal 6684, de 03 de setembro de 1979. Posteriormente os Conselhos foram separados pela Lei Federal 7017, de 30 de agosto de 1982 e que foi normatizada pelo Decreto Federal 88438, de 28 de junho de 1983.

Foram tempos muito duros e aborrecedores, mas valeram a pena pelas lutas da Associação Brasileira de Biologia – ABB, lá no Rio de Janeiro e da Associação Paulista de Biologia – APAB, aqui em São Paulo, nos idos de 1974 a 1979. A posição contrária dos Bioquímicos e Farmacêuticos, as pressões dos Médicos, dos Veterinários e dos Odontologistas, a influência negativa dos Engenheiros Florestais e Agronômicos. Mesmo os Químicos e Geólogos se assumiram contra a nossa regulamentação. A coisa foi terrível e nós que vivemos naquele tempo, ainda como estudantes do recém criado curso de Ciências Biológicas, em consequência da extinção do antigo Curso de História Natural, também lutamos muito, pois da regulamentação da profissão dependeria certamente o nosso futuro e o futuro dos demais biólogos que viessem.

Naquela época éramos pouco mais de 40 mil naturalistas e estudantes de Biologia, mas hoje somos cerca de 120 mil biólogos e que bom, que tudo deu certo e agora podemos nos orgulhar de sermos os mais importantes profissionais das ciências naturais do país, pois cerca de 70% de toda a pesquisa natural produzida no Brasil é oriunda das diferentes áreas das Ciências Biológicas e certamente há inúmeros Biólogos envolvidos nelas.

Vivemos o momento da Biologia no mundo, pois Biólogos ganham praticamente todos os grandes prêmios internacionais de pesquisa científica e o mundo finalmente reconhece a Biologia como sendo a Ciência do Futuro. A Ecologia e a Genética são palavras de ordem no cenário Científico Internacional, a Zoologia e a Botânica por conta da Biologia da Conservação e da expectativa de extinção cada vez maior de espécies, voltam a ter muito espaço e muita importância. A Evolução, talvez a única ciência efetiva e verdadeiramente biológica, comemora os 150 anos da publicação de sua obra fundamental e mais marcante, “A Origem das Espécies”, e consagra definitivamente Charles Darwin, como um dos três maiores cientistas que o mundo já conheceu, ao lado de Isaac Newton e Albert Einstein.

Embora a Biologia tenha tido um grande impulso no mundo logo depois da Segunda Guerra Mundial, primeiramente por conta das idéias do Neodarwinismo em consequência dos trabalhos fundamentais de Mayr e Dobzhansky, no que diz respeito à Genética Ecológica. Pouco depois, Watson, Crick e Wilkins desvendam os segredos e descrevem a Estrutura Molecular do DNA por e quase que ao mesmo tempo Miller, através de sua celebre experiência, comprovou a Origem Bioquímica da vida, pensada por Oparin e planejada por Haldane, cerca de 40 anos antes. Se junta a esses fatos científicos, também o crescimento do Movimento Pacifista, o crescimento das idéias de valorização da vida e do Biocentrismo, o Movimento Hippie solicitando paz e amor, seguidos do ressurgimento do Holismo, por conta da Teoria de Gaia proposta por James Lovelock e do então recém nascido Movimento Ambientalista. Foi assim, que a Biologia estourou no mundo.

Aqui no Brasil, a coisa, como sempre, ainda demorou um pouco. Tivemos a insatisfação de ouvir Ministro Brasileiro do Interior José Costa Cavalcanti dizer que “a poluição é o preço que o Brasil terá que pagar pelo progresso, mas que venham as indústrias para gerar os empregos que o país precisa” na Conferencia da “ Man and Biosphere” – MAB (“O Homem e a Biosfera”) da ONU, em Estocolmo, em 1972. Na minha época de estudante universitário, os alunos do sexo masculino do curso de Biologia ainda eram tidos como “médicos frustrados”, que cursavam Biologia porque não conseguiam passar nos vestibulares de Medicina e as alunas faziam o curso de Biologia apenas para “arrumarem maridos”.

Graças a Deus isso mudou e mudou muito. Hoje fazemos parte do seleto grupo de profissões de formação superior que estão entre as mais procuradas do país e em algumas áreas somos efetivamente a mais procurada, superando profissões tradicionais. O Biólogo é o profissional de ciência que mais aparece na TV, que mais dá entrevistas na imprensa e o que mais divulga o seu trabalho. A Biologia popularizou-se quase como uma “ciência de massa”. Hoje, quase todas as pessoas abordam questões e discutem conceitos estritamente biológicos, como por exemplo: a Preservação e a Conservação da Natureza; a Extinção e a Recuperação de Espécies Ameaçadas, o Desmatamento e a Degradação dos Ambientes Naturais, a Clonagem e a Reprodução “in vitro”, o DNA Recombinante e os Transgênicos, a Biotecnologia e os Alimentos Orgânicos; etc..

Pois é, meus amigos, principalmente os mais jovens, aqueles ainda estão concluindo a Graduação, hoje faz 30 anos que começamos efetivamente a mudar a história da Biologia no Brasil e se tudo isso foi e está sendo possível é porque lá atrás existiram alguns pioneiros e visionários que acreditaram nessa possibilidade e eu, este “Velho Mestre e Biólogo” que vos fala, me orgulho muito de ter feito parte dessa história ativamente.

Meus amigos, vocês verão, muito brevemente, aquilo que nós, os pioneiros, procurávamos e sonhávamos. Isto é, vocês verão o reconhecimento profissional do Biólogo brasileiro, porque essa será uma consequência natural do crescimento e da importância atual da Biologia no mundo. Nós Biólogos, já somos os mais importantes profissionais de ciência no mundo. Mas, como sempre, no Brasil as coisas demoram um pouco mais. Entretanto, vocês podem acreditar: elas demoram mais acontecem e nós chegaremos lá.

Feliz 03 de setembro para os biólogos brasileiros e parabéns pelos 30 anos.

*Discurso proferido aos Biólogos, Professores e Estudantes do Curso de Biologia durante a comemoração do Dia do Biólogo nas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA/Lorena, em 03 de setembro de 2009.

**Luiz Eduardo Corrêa Lima (53) é Biólogo (Zoólogo), Professor, Escritor e Ambientalista; Membro da Academia Caçapavense de Letras; foi Coordenador do Curso de Biologia da FATEA (2002 – 2007), Vereador (1997 – 2004) e Presidente da Câmara Municipal de Caçapava (2001 – 2002).