Verdade x Justiça

Muitas vezes saímos prejudicados em algumas coisas que acontecem na vida pelo simples fato de que as pessoas nem sempre são honestas e, para não saírem no prejudicados, mentem a respeito de algo.

Visando bem que cada um tem a sua verdade, e na realidade não existe mentira, pois como Mário Quintana faz referência ao pensamento de Nietzsche, dizendo: "a mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer".

Mas o mais justo é não prejudicar aos outros, pois hoje podemos considerar alguém como nosso inimigo e achar justo ajudar aos amigos e prejudicar aos inimigos, mas como as aparências enganam, podemos nos enganar com quem dizemos que são nossos amigos e no dia de amanhã descobrirmos que acabamos ajudando o inimigo e prejudicando o amigo.

Considerando o conceito de justiça, na realidade não é justo querer prejudicar alguém, pois dessa forma acabamos por esquecer que tudo isso influencia na nossa índole e, se somos bons, não podemos querer fazer mal.

Portanto, se fomos prejudicados ou prejudicamos alguém como algo que não aconteceu (que o povo chama de mentir), a pessoa sairá prejudicada por muito tempo. E podemos lembrar também que demoramos dez anos para construir uma imagem e dez minutos para destruí-la.