Formatura do curso de Gestão Pública

Senhoras e senhores

Ao aceitar o convite e assumir o compromisso de ser oficialmente o orador da turma, muito me passou pela mente sobre o que dizer neste momento. É certo que deveria servir-me de simples e poucas palavras, mas, que pudessem expressar de maneira singular a emoção, felicidade e satisfação que hoje inunda nossa alma, pela obtenção do diploma de Gestor Público. Dentro desta filosofia, buscando inspiração para montar este discurso, deparei-me com certo pensamento de Charlie Chaplin, “Ávida é muito para ser insignificante” esta pequena frase tocou-me a alma e percebi o quanto se encontra ligada ao significado desta cerimônia e a esta etapa de nossas vidas que aqui se encerra. Quando fizemos esta opção, estávamos cientes de que muito teríamos que renunciar para alcançar nossos objetivos, mas de tudo, o mais difícil seria abrir mão da companhia daqueles que tanto amamos. Como foi difícil para nós e para vocês! Mas é com muita honra e com sincero sentimento de agradecimento que vemos hoje seu sorriso, pai, mãe, irmãos, esposos, esposas, filhos, namorados e namoradas, agora inundados de profundo orgulho.

No decorrer deste período, tivemos sempre em mente que o que faz a vitoria do ser humano não é somente a chegada, mas cada passo, cada minuto, em direção ao alvo, afinal a viagem deve ser tão boa quanto o destino. E como foi boa esta nossa viagem até aqui! Neste ambiente de profundo e intenso aprendizado passamos juntos, dois anos e meio de nossas vidas. Foram inúmeras noites mal dormidas estudando para as provas, finais de semanas elaborando trabalhos, sem contar a angustia pela timidez de apresentá-los à frente da turma, projeto de pesquisa, trabalho de pesquisa de campo, entre varias outras atividades. Muito sofremos para conseguirmos conciliar o trabalho com a faculdade. Mas o que prevaleceu no Curso de Gestão Pública foi à união da turma para vencer os obstáculos. Houve momentos de divergências de pensamentos? Claro que sim. Mas o que é pequeno não merece menção. Um ponto característico desta turma era que sempre criávamos situações para descontrair um pouco e aliviar a tensão do estudo. Não poderia deixar de citar alguns exemplos que praticamente todos os nossos mestres aqui presentes testemunharam ( e as vezes até participaram também!). Quem não se lembra da “jacuba”? quer idéia mais criativa? Coisa da Carlinha. Quantas vezes saímos para fazer uma ocorrência... Era só uma maneira de descontrair e relaxar um pouco. Impossível esquecer-se da contribuição dos professores, cada um a sua maneira.

E foi neste Ambiente, durante dois anos e meio, conciliando muito esforço, perseverança, garra, renuncia e amizade que conseguimos dar a todos os passos para concluirmos a nossa grande caminhada e estarmos hoje aqui nos despedindo da UEG. Temos hoje certeza que a profissão que escolhemos está inserida em um ambiente que sofre mudanças constantes. Temos, então, a missão de estarmos sempre atualizados e preparados para enfrentar novos paradigmas. Não podemos nos contentar apenas com o conhecimento adquirido até então. Como o mercado de trabalho é bastante concorrido, sabemos que precisamos aumentar sempre o nosso ritmo para nunca sermos superados. Não podemos nos dar por vencidos diante dos desafios encontrados no nosso caminho. Alem dos gestores públicos, julgamo-nos ainda cidadãos, mas esclarecidos. Queremos assim melhorar a consciência do nosso país, lutar por um Brasil melhor e mais digno. Temos a certeza de que a educação é fundamental para esse desenvolvimento.

Ficará a saudade desses anos de Faculdade, dos amigos, das aulas, das provas, das noites sem dormir, das festas, dos momentos de angustias, de alegria, de realização, de tudo aquilo que contamos os dias para acabar. A vontade era congelar e guardar tudo isso. Na musica intitulada canção da América, Milton Nascimento nos lembra que “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo peito”. E com certeza do lado esquerdo do peito, aqui no coração, cada um de vocês, mestres e formandos, já residem.

Há alguns anos, traçamos este objetivo e iniciamos nossa caminhada, hoje um sentimento de realização nos invade e podemos dizer: A MISSÃO FOI CUMPRIDA. É por tudo isso que peço a todos os formandos que se orgulhem da nossa conquista, da nossa profissão e orgulhem-se, também, da formação recebida. Estamos preparados para os desafios que virão. Tenham a certeza de que somos bons profissionais e seremos ainda melhores amanha. Só dependerá de nós.

A todos nós, muito sucesso e que Deus nos proteja.

Obrigado.

Jose Carlos Machado

Gestor Público.

Zé Carlos
Enviado por Zé Carlos em 28/09/2009
Código do texto: T1836886
Classificação de conteúdo: seguro