SER HUMANO

Ser humano. O que é isso? O que é ser? E por que não somos? Até onde vai nossa hipocrisia e infidelidade conosco mesmo? Chamamos-nos pretensiosamente de seres racionais e usamos todas as armas que temos para sermos irracionais e justificarmos essa irracionalidade, até ao ponto de trairmos qualquer ideal imposto a nós mesmo. Afinal o que é ideologia? E o que é ideal?Ao que nos apegamos? Será que somos humanos? O que é ser humano?

O que podemos dizer do uso de palavras para nosso deleite? Exemplo: usamos complexidade para justificar nossa pequenez, incompatibilidade de gênios para justificar falta de amor conjugal e até mesmo as palavras amor e amizade para “enfiar a faca” em quem está ao nosso lado. Que triste ver que com palavras pode-se manipular seu interlocutor e lhe fazer acreditar que tudo está bem. Que pena é ver que nossa sociedade prefere a hipocrisia a ter de contar a verdade; a que ponto chegaremos?

Como explicar um ladrão de estrada que finge que seu pneu está furado e pede ajuda por quase duas horas sem resultado, quando uma pessoa decide ajudá-lo, ele a rouba e se necessário até mesmo a mata? Qual dos dois está sendo humano? O ladrão ou a vítima? Dizem que a palavra foi dada ao homem para que este ocultasse o pensamento, ainda bem que temos muitas palavras, pois nossos pensamentos são poucos com relação ao ser humano, um deles é: preciso me dar bem e ter o máximo de prazer doa a quem doer, que se dane o próximo eu tenho que ser feliz a qualquer custo.

Somos egoístas, nojentos, mesquinhos e escondemos isso de todos. E o pior é que sempre temos êxito. Muitas vezes o êxito é tanto que nem nós percebemos quem somos. Quem é você? Por que não fazemos uma análise introspectiva e tentamos descobrir quem somos? Será que é porque é dolorido nós mesmos e não queremos perder tempo pensando e sim sentindo? Não estou fazendo uma apologia à razão e uma luta contra os sentimentos ou ao ato de sentir, longe disso, estou defendendo sim uma sociedade mais racional e que saiba usar os sentimentos com uma dose de moderação que sempre é bem vinda.

Nossas atitudes estão deformando nossa sociedade e está levando seres ao caos intelectual e sentimental apenas por que temos preguiça ou medo de vermos quem somos. Até que ponto vale a pena todo esse teatro?

ronaldo moraes
Enviado por ronaldo moraes em 24/01/2010
Código do texto: T2048653
Classificação de conteúdo: seguro