70 ANOS DA ESCOLA DR.JÚLIO DE CARVALHO

Senhoras e Senhores,

É para mim motivo de muito orgulho fazer parte do quadro de ex-alunos da Escola Dr. Júlio de Carvalho. Esta Escola, que hoje festeja os 70 anos de sua fundação, é muito mais que uma simples instituição de ensino; ela é o berço da educação em nosso município; é, sobretudo, um marco na vida de cada um que, como eu, lá teve a oportunidade ímpar de ser educado e preparado para a vida.

Estudei neste verdadeiro templo do saber, no período de 1974 a 1980, tendo como primeira professora a inesquecível Cecy Beviláqua Vieira de Sousa, hoje aposentada merecidamente, em nome da qual gostaria de enaltecer o trabalho sério, o compromisso e a competência de todos os meus ex-professores, muitos dos quais ainda em atividade nesta conceituada Escola.

Fui testemunha das incansáveis lutas travadas pela então Diretora Maria Assunção Magalhães Loiola – a nossa querida Neném Loiola - que buscava insistentemente junto aos órgãos competentes, melhorias em prol da educação de seus alunos. Era notória a angústia e a decepção daquela abnegada dirigente, quando não conseguia realizar todos os seus sonhos por uma educação de melhor qualidade, dadas as limitações de recursos daquela época. Porém, nem tudo era frustração. Foram muitas as conquistas. E uma delas prospera até hoje, que foi a implantação das séries terminais do Ensino Fundamental, antigo 1º Grau, cuja 1ª turma colou grau no ano de 1980, da qual tenho a honra de ter sido um dos concludentes.

Todavia, as grandes vitórias não pararam por aí. A Escola seguiu crescendo e se modernizando, sendo recentemente contemplada com a implantação do Ensino Médio, sem dúvida, mais um importante benefício para toda a comunidade estudantil de nossa querida e tricentenária Viçosa do Ceará.

Estão, portanto, de parabéns não só os que fizeram no passado ou os que fazem atualmente a Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Júlio de Carvalho, mas toda a sociedade viçosense, por contar com um estabelecimento tão fértil para a germinação das sementes do saber, sementes estas que são regadas com muita dedicação e competência pelos profissionais que aqui atuam, cujos frutos não poderiam deixar de ser, e comprovadamente o são, da melhor qualidade possível.

Muito obrigado!

(Pronunciamento proferido pelo ex-aluno Arnaldo Francisco de Brito, em 26/05/2000, na festa de comemoração dos 70 anos da E.E.F.M.Dr.Júlio de Carvalho, em Viçosa do Ceará-CE.)

AFBRITO
Enviado por AFBRITO em 07/02/2010
Reeditado em 21/03/2010
Código do texto: T2074951