(Brevíssimo) Discurso de Hernan Cortéz – 1485 – 1547

Hernan Cortez foi o explorador espanhol que conquistou o México.

À frente de quatrocentos homens, com 12 cavalos, munidos de 32 escopetas e quatro canhões, e com o auxílio de 150 mil nativos de diversas tribos aliadas, derrotou um exército de 500 mil homens, aniquilando o Império Asteca.

Seu discurso, extremamente focado, é uma exortação aos seus soldados, pouco antes da batalha. Vejam:

"Soldados de Espanha! Antes de tudo há que lutar!

As caravelas, mandei-as afundar, para não terdes qualquer veleidade de voltar. Há que lutar com as armas que tendes à mão. E se vo-las romperem em violento combate, então, há que brigar a socos e pontapés. E se vos quebrarem os braços e as pernas, não olvidei os dentes. E, se havendo feito isso, a morte chegar, mesmo assim, não tereis dado a última medida de vossa devoção, não! É preciso que o mau cheiro de vossos cadáveres empeste o ar e torne impossível a respiração dos inimigos de Espanha.

Avante, por Deus e por Santiago!"

Di Amaral
Enviado por Di Amaral em 01/04/2010
Reeditado em 18/10/2011
Código do texto: T2172242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.