Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


Minha família.




* Meu discurso foi   lido   253.534 vezes.  Atualizado em 06.06.15, as 16:09 min








NOTA: Informo que não consigo enviar o discurso a todos que me pedem( são muitos os pedidos) e atualmente estou escrevendo dois livros ( tenho visitado meu site, duas vezes por mês).

Favor, copiá-lo ou digitá-lo .Espero que compreendas.
Cármen Neves


Está aqui também, no dia em que ele foi lido pela primeira vez:
http://www.youtube.com/watch?v=DPFJazRlgEw








MINHA FORMATURA!


Boa noite a todos os presentes.

Minha turma e é exatamente assim que considero meus colegas desde os primeiros instantes em que os conheci, deixou em minhas mãos essa doce tarefa, confiando nas palavras que eu pronunciaria hoje, perante nossos mestres, nossos parentes, nossa família, nossos convidados, nossos amigos - pessoas que de uma forma ou de outra estiveram presentes nessa nossa trajetória desde o dia em que decidimos fazer o vestibular, em 2004, até hoje.

Quero que as pessoas aqui presentes , saibam que, cada um dos formandos tem uma história de luta, de força, de perseverança e de coragem. Eu poderia enumerar uma série de qualidades que cada um possui, mas quero destacar apenas, o amor que há dentro de cada um deles. O amor pelo próximo, o amor em forma de companheirismo, de amizade...o amor desprovido das maldades do mundo.

Nesses anos em que convivemos, uma amizade forte e sincera se instalou dentro de nós, tornando-nos mais humanos e mostrando-nos o significado da palavra amizade em sua amplitude. Construímos vínculos de amizade não só com nossos colegas de aula, mas com nossos mestres e com as demais pessoas que trabalham na faculdade, desde o guarda até a diretoria, o que a transformou em nosso segundo lar.

Não somos perfeitos e ninguém o é. Mas é errando que aprendemos. Pedimos, pois, perdão se em nossa passagem por aqui ferimos alguém. Jamais foi nossa intenção fazê-lo a quem quer que seja. Estamos conscientes de que temos ainda muito a aprender. Até porque a vida é um eterno aprendizado.

Estamos felizes por termos conseguido atingir esta meta, por estarmos recebendo um diploma de graduação. Quanto às metas que estão por vir, sentimos que elas são apenas questão de tempo e de perseverança. E o tempo nos ensina a sermos melhores. Quando falo de melhor, não quero dizer que somos melhores do que as outras pessoas. Isto jamais passou em nossa mente. Falo de melhor como seres humanos, como mães, como pais, como filhos... Sentimos que estamos mais preparados para o mundo, que o lado espiritual está mais forte em nossa vida. E a maior grandeza está em termos um espírito nobre.

Como hoje é dia de festa e propício a agradecimentos, queremos agradecer primeiramente a Deus, porque sem Ele nada é possível.

Aos nossos pais, por eles sempre quererem o melhor para nós.

Aos nossos companheiros, pelo incentivo nesta fase de nossa vida.

Aos nossos amados filhos, pela compreensão da nossa ausência durante esses anos de estudo.

Aos nossos parentes e amigos, pela força positiva que nos impulsionou nesta realização.

A diretora irmã Lindalra , a reitora Nerilza e a essa Instituição, com todos seus colaboradores, pelo apoio constante.


Ao nosso Paraninfo, Sr. Rogério Sampaio, diretor da Cecrisa, e ao nosso Patrono, Sr. Gelson Hercílio Fernandes, vice-prefeito e Secretário da Saúde de Criciúma, por terem aceitado nosso convite.

A nossa mestra, Stelamari Giassi, Amiga da Turma, e ao nosso mestre, Cloir Dassoler, Nome da Turma.


À comissão de formatura, pelo empenho e disponibilidade para que tudo estivesse perfeito nessa noite.

Aos presentes, por nos prestigiarem neste dia tão importante.

Queremos agradecer aos nossos mestres pelos ensinamentos que nos transmitiram ao longo desses anos e pela amizade demonstrada. Também por serem exatamente do jeito que são, ampliando assim, nossas perspectivas, permitindo-nos antever um futuro melhor. Aqui aprendemos muito mais do que estava previsto em nossa grade curricular no Curso de Gestão de Recursos Humanos. Apreendemos a escutar e a entender o próximo. Aprendemos que ninguém consegue nada sozinho. Que o bem sempre vence. Que se tornar um ser mais humano faz bem para o próximo e para nós mesmos.



Eu, Cármen, quero deixar aqui registrado

Meu carinho especial ao colégio Michel , o qual tem em meu coração um lugar que é só dele.

Admiração e respeito aos meus mestres, para mim sempre um exemplo de competência e de dedicação.

A cada um de vocês, meus queridos amigos e companheiros de sala de aula, quero agradecer o carinho e a confiança depositados ao longo do tempo. Encontrei em cada um de vocês força, coragem, amizade, dedicação. Vocês são seres realmente especiais!Que bom, que Deus os colocou no meu caminho! Tenham certeza que dentro do meu coração está guardado um gesto, um olhar, uma palavra de incentivo que cada um de vocês me dirigiu.

A todos o meu muito obrigada!

E agora, a turma quer fazer um agradecimento especial, à Mara. O nosso muito obrigado pela dedicação, pelo carinho e por sua doação. Ela que se prontificou a nos ajudar desde os primeiros instantes, acertando incessantemente todos os detalhes juntamente com a comissão de formatura para que essa noite se tornasse mágica em nossas vidas e inesquecível para os presentes. Até porque a celebração não seria completa sem a atenção que ela nos dedicou, fazendo assim com que ganhássemos mais uma amiga. E amigos nunca são demais. Então, carinhosamente a chamo aqui para receber essa pequena lembrança. Esperamos que sempre, ao olhá-la, sinta nossa gratidão.

OBS.: Antes de me elegerem a oradora da turma, eu já estava preparando este discurso.
Nossa formatura foi em 19.08.06, com direito a entrevista à RBS TV de SC.

DETALHE: Caso tenha gostado e queira copiá-lo, favor, deixe um comentário aqui, ou envie um e-mail para carmen.neves@yahoo.com.br.
( acesso meu site e e-mail, diariamente).

O motivo é apenas para eu saber e ficar feliz a cada e-mail recebido a este texto que , escrevi com amor.



COM CARINHO,
Cármen Neves. 19.03.07

Boa formatura a todos!


Está aqui também, no dia em que ele foi lido pela primeira vez:
http://www.youtube.com/watch?v=DPFJazRlgEw




Informações:
 
1 - Os e-mails recebidos para envio do texto e com a permissão para usá-lo, estou respondendo a todos. Alguns voltam - deve ser erro no e-mail. Quem não receber minha resposta, favor, deixar recado e verificar o e-mail.

2- Caso queira ler, publiquei meu discurso de posse- Academia Criciúmense de Letras(em forma de acróstico).
Link: 


http://www.carmenneves.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=4028596
 


Agradeço o carinho e fico feliz em poder ajudá-lo(a).
Cármen Neves.





Abaixo, alguns e-mails recebidos

14.05.09

" Cármen,
 
O nosso discurso foi o mais aplaudido de todos, pessoas que nem conheço vieram me elogiar.
Por isso, com todo o respeito que tenho por você e por todos os escritores, tenho que do fundo do meu coração te agradecer.
Obrigada por me ajudar a transmitir o que realmente a minha turma significa para mim, eu não tinha palavras que pudessem expressar o que realmente eles são como pessoas, ai descobri por você que eles têm um “espírito nobre”. Eles me ajudaram muito, quando eu mais precisei.
E é com todo este respeito pelo escritor que transmito a todos que o nosso discurso, foi adaptado de suas belas palavras.
 
Espero que escreva mais, e que continue tocando o coração das pessoas".


Outro e-mail. 19.06.12

"Olá Carmen.
 
Primeiramente me apresento, meu nome é Fernanda, tenho 29 anos, moro no Rio de Janeiro e estou me formando em Gestão Financeira nesse 1º semestre de 2012....
...E como representante, farei o discurso na colação de grau. Comecei a procurar discursos publicados para ter como guia, orientação. Sabia o que queria dizer, mas as palavras se escondiam. Quando li o seu discurso, chorei. Chorei de alegria, de emoção. Você me fez lembrar cada momento que passei na faculdade, de cada um que contribuiu de alguma forma nesse meu caminho. Quero lhe dar os parabéns por tocar as pessoas com suas palavras. E gostaria de compartilhar com você esse momento tão importante para mim aproveitando suas palavras. Cármen, é a minha formatura! Você já passou por isso e sabe o tamanho de emoção.  
 
Muito obrigada.
 
De coração,

 
Fernanda


22.06.12

Parabéns Carmem,pelo emocionante discurso. Estava navegando à procura de modelos que pudessem me inspirar para criar o da minha turma, a qual fui escolhida para ser oradora e estou muito feliz. O seu me deixou em lágrimas. Desde já começo a treiná-lo para não chorar no dia. Agradeço pela oportunidade de disponibilizá-lo para outras pessoas, assim como seu belo gesto, outras pessoas poderão transmitir em palavras os verdadeiros sentimentos para todos aqueles que foram muito especiais nessa caminhada. Beijão e Boa sorte.

Aparecida Porto.



 
13/12/2012 12:44 - Berenice Paiva
Gostaria de dizer que jamais li um discurso de formatura tão lindo.Parabens!!!!
Para o texto: DISCURSO DE FORMATURA - ORADORA - HOMENAGEM AOS MESTRES E AOS COLEGAS - Cármen Neves (T221518)
Obrigada querida Berenice
  

Olá Carmem, boa tarde flor!
 
Bem, me chamo Thais Simes, e sou oradora de minha turma no curso. Diferente de vc, meu curso não é uma graduação, e sim uma mudança radical de vida!
 
Me formo como bombeiro na próxima sexta-feira, e não tinha nada em vista, nada mesmo!
 
Sou também, presidente da comissão de formatura, então entenda o meu desespero e correria pra que saia tudo perfeito!
 
Em buscas pela internet, de discursos e orações de formatura, queria algo que de fato mexesse comigo sabe, sendo assim, teria ciência que minha turma sentiria a mesma emoção na hora da recitação do mesmo, e assim aconteceu, ao ler o seu discurso as lágrimas rolaram e um filme de tudo o que passamos pra conquistarmos nossa farda e nosso brevê vieram instantaneamente na minha cabeça!
 
Por isso, com toda minha humildade e a essa altura do campeonato 0% de criatividade e inspiração, peço sua autorização pra copiar/editar seu discurso e recitá-lo na minha formatura militar!
 
Aproveitado o ensejo parabenizá-la pois mesmo sem nos conhecer e de nunca ter escutado falar uma da outra, vc é sim, de fato, um exemplo de vida, de pessoa e de mulher!
 
Deus te abençoe grandiosamente querida!
 
Thais Simes ( 08.12.13)
 
22/05/2014 11:03 - mari [não autenticado*]
Querida, amei essas palavras, vou copiá-lo sim, não para seu usado na íntegra,algumas frases copiarei, pois expressam exatamente tudo, mas ele servirá também como base de inspiração para a minha formatura,Obrigada! Você deve ser um anjo para conseguir carregar de emoção simples palavras.Abração.
:

"Olá Srta. Carmem, tudo bem ?!
Gostaria, primeiramente, de comentar que, este discurso é sensacional, algo que foi criado com palavras sinceras !

Quero pedir permissão para poder usá-lo no dia, caso eu passe no teste para orador e, se você permitiria que eu o adaptasse para meu curso (pelo fato de que é diferente do conteúdo de sua faculdade) e se pudesse usá-lo ?!
Espero que sim, mas agradeço de qualquer forma !
Novamente comento, seu discurso é o melhor dos quais tenho lido até hoje !
- perdoe-me pela informalidade, sou novo e ainda estou aprendendo a me portar com adultos !Agradeço a atenção ! 
Atenciosamente !
   - Luís          24/10/2014"


 
04/11/2014 20:08 - jozenilda 
Boa noite Carmem,quero te parabenizar pelo belíssimo discurso e agradecer por disponibilizar algo tão incrível como esse seu relato.Parabéns...

 
11/11/2014 19:20 - yanka [não autenticado*]
primeiramente gostaria de saber se posso usar seu discurso na minha formatura e agradecer por pessoas como você ,que tem a capacidade de tocar a alma das pessoas com palavras tão nobres e belas .. obrigada!


 
22/11/2014 18:25 - Marilde [não autenticado*]
Carmém, sem palavras, para lhe dizer qualquer coisa, pois está completa a sua fala. Como podes ser tão sábia e inteligente? Que Deus te ilumine em sua caminhada sempre!

 
Cármen Neves
Enviado por Cármen Neves em 21/08/2006
Reeditado em 06/06/2015
Código do texto: T221518
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Cármen Neves
Cricíuma - Santa Catarina - Brasil, 50 anos
1262 textos (541694 leituras)
2 áudios (781 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 12:58)
Cármen Neves