Formatura de aquaviários MOC/2010

Quando fui laureado com a honra de representar os formandos da turma de Moço de Convés(MOC/2010) de Angra dos Reis,vislumbrei a oportunidade de expressar em breves palavras o sentimento que nos uniu durante estes três meses,alunos das mais diferentes origens,personalidades e ideologias que se reuniram em torno de um propósito.Enfrentamos as fileiras de um concurso e nos apresentamos a um regimento militar para vivenciarmos a experiência de um convívio com a disciplina e a hierarquia. Um dos sonhos mais conhecidos da humanidade é o de Icaro, que na tentativa de sua realização sucumbiu deixando aos seus espectadores a decepção e a certeza de sua utopia,entretanto o sonho de desbravar os mares calmos e bravios foi concretizado pelos homens. O descobrimento dos continentes e ilhas inabitadas se deram graças à ousadia dos navegadores, que não se intimidaram diante da imensidão de águas que deixaram de ser obstáculos, para serem o caminho da evolução e da integração entre as nações.Aos poucos as suas embarcações foram modernizando-se, de forma que os sonhos futurísticos dos primeiros navegadores se tornaram hoje uma arte, a arte de navegar.Hoje somos a realização dos sonhos destes homens que arriscaram suas vidas no aprimoramento da navegação.Concluímos a primeira etapa de nosso desiderato no meio aquaviário, foram três meses de intenso aprendizado para aprendermos o verdadeiro valor e responsabilidade de um marinheiro, não importando o sexo raça ou credo de fé, o curso que ora concluímos certamente é à base de um futuro promissor de quem ver no mar o seu horizonte profissional. As matérias ministradas abriram o portal de nosso intelecto nos fazendo entender um novo linguajar; e que acima de tudo, a navegação não é somente colocar uma embarcação na água e singrar os mares, mas uma ciência que ensina o respeito, paciência e dedicação ao mar e ao meio ambiente.O ensino ministrado com dedicação e profissionalismo pelos professores se tornarão inolvidáveis durante a nossa trajetória marítima, sairemos hoje com um certificado e uma carteira internacional que foram conquistados com desvelo, e sacrifício da ausência de nossos familiares. A marinha mercante espera de cada um de nós a dedicação e capacidade laborativa para pormos em pratica tudo que aprendemos nesta honrada casa. Quero em nome da turma expressar os nossos agradecimentos ao Senhor Delegado da Delegacia da Agencia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis que polidamente nos recebeu dirigindo a todos palavras incentivadoras de boas vindas e estadia durante o curso, a todos os militares ativos desde o mais antigo ao mais moderno que dentro das suas atribuições cooperaram para que nosso barco singrasse águas tranqüilas até o nosso porto de destino, sem que fosse necessário nenhuma arribada.Aos nossos mestres que prazerosamente não mediram esforços para darem o melhor de si, e terem a certeza que a esteira exemplar do conhecimento será levado na praticidade de nossas futuras naus, esta responsabilidade de fixar seus conhecimentos na aplicação das aulas ministradas é o apanágio que os caracteriza os militares da reserva, que deram uma parte de sua vida em prol de seu solo pátrio. Ao coordenador do Curso SO-FN-Gomes tenha a certeza que sua dedicação e conduta ilibada servirá de exemplo para todos nós que estivemos sob sua batuta numa crescente harmonia de líder e liderados durante o período do curso, e que jamais iremos conspurcar o conhecimento que daqui vamos levar, não poderia deixar de citar a imbuída psicopedagoga professora Gislene, que com esmerada educação e ética, nos mostrou que não éramos inépcios diante do desconhecido, que poderíamos ter um convívio harmonioso quando nos conscientizássemos que somos uma equipe e não um simplório grupo isolado. Mesmo diante das intempéries da vida e do mar, seguiremos intimeratos em busca de nossos sonhos. Finalmente, a todos os formandos deixo o meu muito obrigado pela convivência e amizade, que foi solidificada pelos íngremes pontiagudos de certas dificuldades que juntos enfrentamos,e que em breve possamos nos encontrar a bordo, nivelados nos mais altos degraus da carreira que ora abraçamos.Aos nossos familiares nosso muito obrigado, pois sem a compreensão e a paciência de vocês nada disso seria possível.Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

ARTONILSON MACEDO BEZERRA
Enviado por ARTONILSON MACEDO BEZERRA em 19/08/2010
Reeditado em 27/03/2011
Código do texto: T2446516
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.