Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O CRISTÃO EMPREEDEDOR

Ec 11.1- 6
O CRISTÃO EMPREEDEDOR
O Livro do pregador fala da nossa limitação. Ao olharmos para Deus, e sua grandeza. Fala da perspectiva do homem olhando a vida daqui da terra, a limitação humana frente a magnitude da existência. O homem não tem resposta para as grandes questões da vida. O que fazer? Cruzar os braços? Fugir dos desafios? Ou encara-los de frente e tentar vence-lôs!
Você se considera um empreendedor? Você é uma pessoa tímida em empreender?

O capitulo 10 de Eclesiastes  fala sobre a prudência: a sabedoria no proceder, no bom senso, nas atitudes tomadas. Salomão informa-nos, que uma pessoa empreendedora, necessariamente precisa ser prudente, se ela quer ser bem sucedida. O capítulo 11 que está em apreço nessa oportunidade é um desafio a sermos empreendedores, mesmo dentro da nossa limitação como seres humanos, que não sabe qual o desdobramento final do seu empreendimento.

O empreender no reino de Deus, é uma atitude para gente corajosa, gente de fé, que ama a sua comunidade e engaja nos trabalhos e projetos da igreja, os medrosos contentam com a salvação, mas não quer correr risco. Assistem tudo de camarote, às vezes criticando aqueles que empreendem.

Você é um empreendedor no reino de Deus?
1º - O  CRISTÃO CORAJOSO ENFRENTA OBSTÁCULOS; E INVESTE!
“Atire o seu pão sobre as água, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo” (Ec 11.1).

O provérbio popular diz: “é melhor um na mão do que dois voando”. Será que o empreendedor contenta com uma na mão? Não! Ele é uma pessoa de coragem e acredita na multiplicação do que tem. O QUE ELE TEM NAS MÃOS, FAZ ISCA OU É A SEMENTE PARA ENTERRAR!

A  pescaria e a agricultura  é uma atividade empreendedora de alto risco.
1. O homem não tem domínio sobre a natureza
 Certa vez Jesus entra no barco de Pedro e o surpreende.
“Entrando em um dos barcos que pertencia a Pedro, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então se sentou, e do barco ensinava o povo”. Tendo acabado de falar, disse a Simão: “ “vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “  Mestre, esforçamos-nos a noite inteira e não pegamos nada, mas, porque está dizendo isto, vou lançar as redes”. (Lc 5.3-5)
“Estavam juntos Simão Pedro”. Tomé, chamado Dídimo... Vou pescar disse Simão Pedro. Eles disceram: “nós vamos com você”. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada... disse Jesus: “lancem a rede no lado direito...”  (Jô 21.2-6)

O pescador pode não ter sucesso:
Vento sul, mar agitado.
Tempestades
Há alguns meses atrás o irmão Vanderli, me chamou para pescar,  pensei que pescaria, todo o peixe de uma das dezenas de lagoas de Linhares! Voltei para casa triste, mas no dia seguinte ele foi sozinho e pescou por mim e por ele. Não que eu seja “pé frio”, mas é que a lagoa não estava para peixe naquele dia!!!

 PARAR OU AVANÇAR NA PESCARIA DO  REINO DE DEUS? AVANÇAR!!!

“Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas”. (Ecles 11.6)

 Jesus contou uma estória que ilustra muito bem o que Salomão está falando.
A parábola do semeador: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo às aves do céu a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Mas  quando saiu o sol, as plantes se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um... (Mt 13.1-8)

AS PERDAS A BEIRA DO CAMINHO
AS PERDAS PORCAUSA DO SOLO ROCHOSO
AS PERDAS PROVOCADAS PELOS ESPINHOS.

A CHUVA QUE TODO EMPREDOR ESPERA PODERÁ SER EM EXCESSO
“Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair aí ficará” (Ecles 11.3).

Todos nós esperamos chuva, no estado. O Verão é intenso, as temperaturas altíssimas, clamam por chuva. Mas no último domingo veio um temporal que devastou a região metropolitana de Vitória, destruindo casas, arrancando telhado, derribando um posto de gasolina... A chuva veio com um temporal, nada se pode fazer para controla-la. O empreendedor não controla a natureza, ele é vulnerável.
 PARAR OU AVANÇA NA SEMEADURA DO REINO DE DEUS? AVANÇAR!!!


2º O IMPERATIVO BÍBLICO: PLANTE, EMPREENDA, INVISTA.
“Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado na barrica da mulher, também não pode compreender as obras de Deus... Plante de manhã e mesmo ao entardecer” da vida. (Ecles 11.5-6ª).

 FATORES QUE IMPEDEM O CRISTÃO DE SER UM EMPREENDEDOR NO REINO DE DEUS.
• Esperar o bom tempo. “Lembre do seu criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximarem os anos em que você dirá: não tenho prazer neles...” Ecles 12.1; lembre-se: Você não controla a natureza. “Você não conhece o caminho do vento” Ecles 11.5
• Ser observador ”Quem fica observando o vento não plantará, quem fica olhando para as nuvens não colherá.” (Ecles 11.4).
• Se o cristão tem uma visão negativa de si mesmo. Sou novo demais, ou velho de mais. Lembre-se: “Plante de manhã (juventude) a sua semente, e mesmo ao entardecer (velhice) não deixe as suas mãos ficarem a toa”. Ecles 11.6
• Por achar que tem todo o tempo do mundo. “Ora, vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece um pouco, e logo se desvanece”. (Tg 4.14); “Além do mais o homem não sabe a sua hora...” (Ecles 9.12).

2.B – A COMUNIDADE CRISTÃ É O LOCAL DO CRISTÃO EMPREENDEDOR NO REINO DE DEUS!
A igreja em atos 2.44
“os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum”

 È NA COMUNIDADE, A IGREJA LOCAL QUE EXERCEMOS O MANDAMENTO DO “UNS AOS OUTROS”.
“Consideramos uns aos outros, para estimularmos uns aos outros com boas obras” Hb 10.24-25
“não deixe de reunir como igreja, como é costume de alguns, mas procuremos nos encorajar uns aos outros, ainda mais quando vemos que aproxima o dia”

Tiago 5:16  Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
1 Pedro 5:5  E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: "Deus é contra os orgulhosos, mas dá graça aos humildes!"
1 Pedro 5:5  E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: "Deus é contra os orgulhosos, mas dá graça aos humildes!"
1 Ts 5:15  Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé.
1 Ts 5:11  Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora.
1 Ts 5:11  Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora.
Romanos 15:14  Minhas irmãs e meus irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade, sabem tudo o que é preciso saber e são capazes de dar conselhos uns aos outros.
Romanos 15:7  Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês.
Romanos 14:13  Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão ou a sua irmã a tropeçar ou cair em
Romanos 12:10  Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.

Precisa-se urgentemente confessar a negligência pessoal e levantar e agir, empreendedoramente, levando o reino de Deus, deixando de ser ouvintes, assumindo um papel ativo no Reino de Deus, confiado a cada um pelo próprio Deus.  
CIRLON PEREIRA
Enviado por CIRLON PEREIRA em 22/09/2006
Código do texto: T246820

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (: cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
CIRLON PEREIRA
Ilhéus - Bahia - Brasil, 44 anos
208 textos (24690 leituras)
12 áudios (364 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 10:23)
CIRLON PEREIRA