Biólogo Brasileiro: 31 anos de Profissão Legalizada, mas ainda falta alguma coisa

Biólogo Brasileiro: 31 anos de Profissão Legalizada, mas ainda falta alguma coisa

Luiz Eduardo Corrêa Lima

Meus amigos e colegas de profissão, hoje, dia 03 de setembro de 2010, estamos comemorando mais um ano desde a regulamentação de nossa profissão e por isso mesmo estamos em festa, pois afinal são 31 anos de Biólogos Brasileiros. Continuamos, nesse momento mágico da história da humanidade, a ser os profissionais mais importantes e mais comentados do planeta. Nossa importância é reconhecida em todo mundo e nossa profissão torna-se cada vez mais conspícua e evidente para a maioria das pessoas.

Por outro lado, a ONU declarou o ano de 2010 como sendo o “Ano Internacional da Biodiversidade” e nós, Biólogos Brasileiros, somos os Biólogos responsáveis pela maior Biodiversidade do Planeta, a Biodiversidade Brasileira. Mas, o que nós, Biólogos Brasileiros, temos feito pela nossa Biodiversidade nesses 31 anos de atividade profissional?

Infelizmente temos feito pouca coisa, porque ainda não temos a força política suficiente que tanto precisamos ter para impor aos governos, em todos os níveis, a necessidade de conhecer e preservar a nossa Biodiversidade para o futuro. Lamentavelmente, entra governo e sai governo e nada muda nessa questão. O Brasil continua destruindo seus Biomas e Ecossistemas Naturais a passos largos com a anuência e com a conivência dos governos e, o que é pior, com total passividade e efetiva omissão política da maioria dos Biólogos desse país.

É preciso que participemos mais e que coloquemos alguns profissionais Biólogos no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais, para que eles tentem trabalhar a mente dos demais parlamentares, no sentido de demonstrar e convencer que a maior riqueza de um país é a sua Biodiversidade e que o Brasil, sendo o país de maior Biodiversidade da Terra, é o país mais rico do mundo. Nossos políticos precisam entender esse fato, mas cumpre a nós fazermos todo o barulho possível e necessário, dentro de todos os fóruns políticos, para que isso aconteça.

Temos um pleito eleitoral no próximo mês, então vamos atrás da proposta que melhor se adapte à necessidade de manutenção da nossa Biodiversidade, pois certamente esta é a melhor proposta para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil. Obviamente temos outras carências, a educação certamente é a principal de todas elas. Porém, não podemos resolver as demais carências se o nosso país continuar sendo naturalmente destruído por interesses escusos e particulares de quem quer que seja.

Sendo assim, a grande tarefa dos futuros governos desse país será educar a população no sentido de entender que só seremos realmente um grande país, quando deixarmos de achar que por sermos um país geograficamente grande, sempre poderemos degradar e destruir um pouco mais, porque ainda teremos muito por destruir. Essa Filosofia maléfica e degradadora tem estabelecido políticas públicas e produzido leis cada vez piores à qualidade de vida, o que têm nos levado a caminhar cada vez mais para o caos ambiental.

Vejam só meus amigos, precisamos fundamentalmente de apenas de duas coisas nesse país: Educação para a nossa população e Preservação da nossa Biodiversidade. Curiosa e coincidentemente, nós Biólogos deveríamos nos sentir privilegiados, porque estamos diretamente envolvidos nesses dois aspectos que são os mais importantes nesse momento da história de nosso país e da humanidade, haja vista que somos educadores e estudiosos da vida.

Nós, Brasileiros, e principalmente nós, Biólogos Brasileiros, temos um compromisso com o planeta e com os demais seres humanos da Terra. Nós temos que lutar arduamente para manter a Biodiversidade que nos foi outorgada pela natureza e para tentar entender o porquê dessa benesse para as terras brasileiras. Como Biólogos e estudiosos da vida, juramos e temos a obrigação de proteger a vida e todos os organismos vivos do planeta, mormente aqueles que estão mais próximos de nós. Como educadores, temos o compromisso de informar, orientar e formar cidadãos proativos na sociedade.

Infelizmente, temos sido omissos e não temos atuado de forma eficaz nas nossas missões pró-vida e pró-cidadania. Creio que está na hora de começarmos a virar esse jogo. Temos que nos mexer e alavancar o país para garantir a melhoria da qualidade de vida da sociedade e da manutenção dos ecossistemas vivos, independente de quem sejam os governantes e do que eles pensam (se é que eles pensam?).

Nossa missão é garantir a vida e por isso temos que participar e agir no interesse planetário maior. Temos pouco tempo, pois o planeta agoniza. Precisamos ser rápidos e atuantes na tentativa de resolução dessa questão. Temos que exigir, independentemente do resultado das eleições, que a educação e as questões ambientais, em particular a Preservação da Biodiversidade, sejam prioridades nesse país continental, que historicamente tem andado à deriva dos interesses planetários por conta de seus dirigentes incompetentes, incapazes e inconsequentes, cujo objetivo único (se é que existe mesmo um objetivo?) é apenas a manutenção do poder sem nenhuma preocupação efetiva com a melhoria da qualidade de vida da população.

Diz o ditado que “o poder embriaga”. Pois então, temos que dar um basta nessa embriaguez e colocar gente séria e que não se embebede no poder. Nós Biólogos, no Ano Internacional da Biodiversidade, mais que quaisquer outros indivíduos, temos a obrigação de votar conscientemente pela Educação e pela Biodiversidade, além de agir e rezar pela busca de um Brasil melhor, pois devemos estar convictos de que esse Brasil melhor começa a acontecer a partir dessas duas vertentes. Igualmente, é preciso entender que somente com esse Brasil melhor é que estaremos caminhando para um planeta melhor e um mundo socialmente mais justo.

Parabéns e feliz dia 3 de setembro a todos nós Biólogos Brasileiros, mas, por favor, fiquemos atentos e atuantes. Nós não podemos nos esquecer de assumir nossas respectivas responsabilidades perante a Biodiversidade Brasileira. Devemos nos lembrar que, como Biólogos, nós somos os guardiões da vida e que o Brasil é o país que mais possui vida em qualidade. Como Biólogos e Brasileiros, nós estamos moralmente obrigados a agir na defesa e na busca da manutenção dessa riqueza maior, que é Patrimônio Biológico Natural Brasileiro, em prol das populações atuais e principalmente das populações futuras do Brasil e do planeta.

Quando escolhemos ser Biólogos, assumimos um compromisso natural, com a preservação da vida e social, com a educação da humanidade. Alguém já disse que: “não somos obrigados a assumir compromissos, mas somos obrigados a cumprir todos os compromissos que assumimos”. Assim, não podemos deixar esse nosso compromisso de lado, aguardando o melhor momento, pois como disse Geraldo Vandré: “quem sabe faz à hora, não espera acontecer”.

Meus amigos, a hora é agora. Caminhemos para o Brasil que queremos, mas comecemos pelo Brasil que precisamos, pois enquanto não fizermos o que é preciso, não chegaremos nunca à glória que queremos e que podemos alcançar como nação. Um passo atrás do outro, cada passo de uma vez e certamente um dia chegaremos lá, apesar dos governos e desgovernos do Brasil. O país da Biodiversidade tem tudo para ser o primeiro país do planeta e nós Biólogos temos tudo a ver com essa possibilidade. Basta apenas que acreditemos, que lutemos, que sejamos participes cumprindo a nossa missão e que exijamos dos dirigentes e dos políticos as ações objetivas nesse sentido.

Um abraço fraterno a todos, mais uma vez parabéns e boa noite.

Luiz Eduardo Corrêa Lima (54) é Biólogo, Professor e Cidadão Brasileiro.