Palestra - Haverá falsos profetas - proferido em um centro espirita

Vou reproduzir um texto falando sobre um homem:

“Este homem pegou uma nação destruída recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo;

Em seus 4 primeiros anos de governo o nº. de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas;

Esse homem fez o PIB crescer 102% e a renda per capita dobrar;

Aumentou os lucros das empresas de 175mi para 5bi de marcos e reduziu a hiperinflação a 25% ao ano;

“Esse homem adorava musica e pintura e quando jovem imaginava seguir a carreira artística;” -

Tudo isso É verdade...

...então devemos estar nos referindo a um grande homem, um líder inconteste...

Bom, esse texto é do Nizan Guanaes e ele se referia a ...

....

...Hitler.

Hitler, um líder carismático pregou “verdades” que os alemães estavam ávidos para acreditar. Eles estavam fragilizados pela 1ª guerra mundial. Famílias quebradas prostituíam suas próprias filhas para levar comida para casa. Hitler “mostrou para eles” que os arianos eram um povo superior e que suas mazelas deviam-se ao fato dos judeus serem impuros e gananciosos... Os resultados todos conhecemos.

Se juntarmos uma mentira bem formulada, uma pessoa carismática para divulgá-la em um ambiente propício, transformaremos multidões.

Podemos dizer que hoje somos mais inteligentes e informados e que não cairemos no conto de qualquer charlatão. Pois bem, vou lembrar alguns casos:

Nos U.S.A., há alguns anos houve um suicídio coletivo.

Um líder religioso “que recebia comunicações do além” disse que uma nave estava chegando para salvar os escolhidos. Famílias inteiras foram ao sítio desse lunático, levando passaporte (seria medo de barrar na imigração do céu? S.Pedro se juntaria ao FBI celeste e barraria quem não levasse documentos?). Seria engraçado se não fosse trágico. Dezenas de pessoas se mataram no mesmo instante.

Esse não foi um caso isolado. Não foi o 1º nem o ultimo caso de suicídio coletivo que tivemos noticia comandado por lideres religiosos.

Mas eles não eram espíritas: Os espíritas conhecem as verdades...

Em um centro espírita, se não me engano do interior de Minas, havia um “mentor” que se manifestava com frases muito bonitas, falando de amor e caridade.

Aos poucos, tendo seduzido os médiuns que lá trabalhavam, com dedicação, porém sem estudo, começou a afastá-los do convívio de outros médiuns que questionavam algumas das lições.

Resultado, o grupo isolado de perto de 10 pessoas cumpriu as profecias do mentor.

Ficaram todos desdentados. O mentor disse a eles que na Terra teria muita dor e ranger de dentes, mas que aqueles que não tivessem dentes seriam poupados.

Conclusão:

Os “profetas” são pessoas que levam multidões ou pequenos grupos por um caminho.

Esse caminho pode ser bom ou ruim.“Pelo fruto se conhece a arvore” disse Jesus

Boas arvores não podem dar maus frutos e más arvores não dão bons frutos.

São os homens que escrevem livros, são os homens que criam as leis, são eles que se tornam professores ou líderes religiosos.

Não devemos acreditar em tudo. Muitos terão boa vontade e acertarão quase sempre, mas ainda assim são falíveis, são humanos.

Devemos passar as informações pelo crivo da razão. Nossa fé deve ser raciocinada.

Kardeck que codificou o espiritismo nos ensina que é melhor rejeitarmos 10 verdades a aceitarmos uma mentira.

Disse mais: Que se algo ensinado por ele fosse contra a Lei de Deus, que ficássemos com Deus e nos afastássemos do ensinamento de Kardeck.

Parece claro que muitos falsos profetas transitaram, transitam e transitarão sobre a Terra e que devemos estar alertas.

Mas e quanto aos espíritos? Neles podemos acreditar certo?

Ora, a única diferença de um espírito parta alguém encarnado é a veste física. Somos todos espíritos e levaremos conosco nossas conquistas mas também nossos defeitos e ignorância para o plano espiritual.

Lá, mais do que aqui há falsos profetas.

Os espíritos mais facilmente nos enganarão. Eles sabem identificar melhor nosso ponto fraco.

Todos nós, mas os médiuns em especial devemos ficar muito atentos ao orgulho e vaidade.

Infelizmente todos os dias vemos bons trabalhadores espíritas, médiuns honrados em algum momento se deixarem seduzir pela vaidade, pelo orgulho.

Em geral isso se inicia quando o médium acredita que a mediunidade é algo diferente, especial e que se ele a possui , tem uma missão especial, é um ser especial. Acredita que a mediunidade é diferencial para a cura e não o amor.

O médium infelizmente acredita que é ele ( por si ou seu mentor ) quem cura as pessoas.

Esquece que Jesus, o maior dos médiuns, o grande mentor da humanidade falou:

“Foi tua fé que te curou”.

Nesse momento ele começa a ser assessorado por um outro mentor, alguém que se afiniza com a vaidade e a alimente mais e mais.

Com isso o médium vai se afastando da verdade e do amor e será mais um porta voz de um falso profeta.

Cabe a nós, estudarmos muito, orar e vigiar para não cairmos nas armadilhas. Temos que nos juntar a grupos sérios, preocupados com o aprendizado e a caridade. Devemos saber ouvir alertas e críticas sem nos melindrarmos com isso.

Lembrando sempre do amor...pois trabalho sem amor é escravidão, fé sem amor é fanatismo, mediunidade sem amor é mediunismo, caridade sem amor é hipocrisia.

Principalmente, devemos estar com o coração puro e a mente ligada a Jesus. Esse sim nosso grande profeta, professor amigo e irmão.

Que Deus nos abençoe.

Edson Montemor
Enviado por Edson Montemor em 12/12/2010
Código do texto: T2668195