Lançamento do livro:JOAZ JEANETE uma história de Vida e de Amor numa retrospectiva de família

Afinal o tão esperado dia chegou! O triplo motivo da festa de hoje estão misturados entre si. Estou muito contente em poder compartilhar com todos vocês do lançamento de meu livro, no mesmo instante em que outras duas grandes alegrias tomam conta de mim.

A primeira, a de comemorar festivamente meu primeiro aniversário como participante da APAL-Academia Parnaibana de Letras. Conviver no meio de acadêmicos foi muito prazeroso para mim por oportunizar maior aprendizagem e entrosamento com pessoas inteligentes e amigas que fazem a cultura de nossa cidade.Recordo-me do meu discurso de posse em que dizia que mais um sonho era realizado e eu passava a ver em minha frente uma enorme escada e que planejava subir alguns degraus.Nesse ano, novo sonho surgiu-me...e novamente consigo realizar.Assim,vejo-me a querer subir agora o primeiro degrau daquela estrada que mencionei a um ano atrás.Lembram-se? Mas sei que nas subidas da vida se precisa de algum “empurrãozinho” e esse agora vocês vieram aqui para isso. O apoio é necessário. Obrigada a todos vocês acadêmicos pelo exemplo, amizade e o carinho!

A outra alegria dessa data é de encerrar hoje, aqui entre convidados especiais, as atividades do ano 2010 que marcaram o centenário de Joaz , meu pai, um dos protagonistas da história desse livro. Feliz da filha que sabe admirar seu pai e feliz do pai que recebe a admiração de sua filha!E hoje trago aqui, em público, este testemunho com o lançamento deste livro.

Eis aqui meu livro “Joaz e Jeanete... Uma historia de Vida e Amor numa retrospectiva de família”. Um livro de título grande para fazer jus à grandiosa história que contém. Só pessoas sensíveis têm o dom de transformar o que aos outros parece comum, banal, corriqueiro, em algo comovente, enternecedor, pois é capaz de descobrir a verdadeira essência do que transcende ao visível, aquilo que os nossos olhos não enxergam, mas é sentido pelo coração. E isso foi o que aconteceu comigo.

Da vida simples de um casal comum procurei ir além de fatos descritivos. Busquei a fundo, aquilo que considerei essencial e que motivasse as razões de escrever um livro e que a ele fosse dada uma importância além de narração de simples fatos de uma história.

Não é um livro feito só para minha família. É livro para vários tipos de leitores. Não quero que ele seja mais um livro na estante do leitor, mas aquele livro que sirva para abrir debates... enfim para ser comentado entre a família e a sociedade, entre técnicos dos mais diversos.A crítica será bem recebida.

Trata-se de um livro de encadernação simples e de tamanho pequeno... mas de grande valor devido seu conteúdo.Pequeno por ser mais fácil de manuseá-lo.Não volumoso porque aqui não termina tantas histórias que ainda tenho de contar e que estão guardadas para próxima edições que virão logo mais.Foi difícil condensar grande história em poucas páginas, mas todas elas, garanto, são repletas de enormes emoções e redigidas com muito carinho!

Nesse meu livro está um pedaço de mim. È verdade! Não penso como alguns escritores que já disseram que ter um livro escrito é igual à emoção de ter um filho. Perdoem-me os que pensam assim. Não senti dessa forma. Primeiramente, porque a emoção de se ter um filho é inigualável e a nada se pode comparar. Também, porque o filho não se deixa partir logo que nasce, pois a gente mantém conosco até que, com asas próprias, possa voar.

E meu livro, multiplicado em centenas, vai ter que hoje deixar de ser só meu e passar a ser de vocês também. É como agora abrisse uma gaiola cheia de pássaros e deixassem todos bem livres para abrir suas asas e voarem... aportar em algum lugar...passar de mão em mão...em vez de serem alimentados, alimentar alguém...voarem de novo.... tomar rumo incerto...mesmo sem deixar rastros. Sei que a altura do vôo vai depender da aceitação popular que seria aqui assemelhado aos bons ventos necessários para sustentar o vôo.

Confesso que escrever o livro não achei nada difícil. Sentimento, talvez, que acho pode ser igual ao de outros escritores. Não tive dificuldades de dados informativos, pois, minha mãe Jeanete deixou muitos arquivos que me foram úteis acrescidos pelas contribuições dos manos Christina e Paulo. Minha memória que considero privilegiada fez tudo surgir à tona facilmente. Superei todas as dificuldades.

E o que faltaria ainda, perguntei a mim mesma. Faltava o aprovo popular. Busquei o encontro com escritores que não conheciam os personagens e, pacientemente, leram... comentaram...e deram-me o estímulo que faltava para a edição.

Não tive a pretensão de mostrar aqui nenhum trabalho científico. Não se trata de simples biografia e nem tão pouco é autobiografia. Serão registros de memórias, confissões?!É mais que isso. É algo diferente com a originalidade de quem escreve onde o próprio autor é também ator, parte dessa história.

Então, aqui no livro, vocês irão encontrar comigo, de coração aberto, a narrar, no meu estilo, uma real história familiar de forma diferente mesmo sem ser ficção... Uma história que tem no início um príncipe e uma princesa...onde as emoções são aumentadas nos encontros dos dois...e do meio ao fim a curiosidade fica maior em se querer descobrir qual o reinado que participavam esse príncipe e essa princesa...até a descoberta final do Rei e da Rainha.Daí porque é aconselhável a leitura corrida, do início ao fim,para se entrar no jogo da fantasia e do suspense.

Vocês poderão questionar por que só agora contar essa história?Ora, porque o momento é esse... tudo tem o momento certo. A família Moraes Souza completou em 2009, os seus 75 anos e, em 2010, é comemorado o centenário de Joaz. Ele e Jeanete são os protagonistas principais considerados por mim como ídolos e heróis embora, até de forma contraditória, não os julgue como super pai ou super mãe, pois formava um casal simples e comum, semelhantes a tantos outros casais que unidos por um grande amor venceram na vida.

Por que e para quê tornar o casal e a família centro de atenção em um livro?Simples vaidade? Por que um pai ou uma mãe se tornam heróis para filhos?Exagero de filho?Por que valorizar tanto a narrativa sobre viagens e mais viagens? Isso foi o trabalho do escritor. Vocês irão descobrir através da leitura do livro por inteiro e, não em partes, pois existe correlação do início ao fim.

O leitor irá encontrar nossa Parnaíba, no Piauí, servindo de cenário com suas praças, ruas, avenidas, igrejas e colégios. Os amigos foram lembrados como, também, nossa antiga praia de Amarração, nosso rio Igaraçu.Os vizinhos estados do Ceará e Maranhão enriquecem essa história.Enfim, o cenário é múltiplo tornando interessante a mudança de cenas vividas pela família Moraes Souza durante os anos de 1910 a 1982 permitindo ao leitor sentir momentos da intimidade de um lar considerado como uma verdadeira escola doméstica em que pais , através do amor, serviram como modelo de trabalho e fé, para cada um de seus filhos.

Vocês irão deparar com algo que possam dizer ter sido esquecimento. Foi omitida a página usual sobre “agradecimentos”.Foi tudo proposital mesmo pois, pessoalmente, considero a gratidão uma virtude que quem tem e sente, ela não se esgota.A minha gratidão é tão grande que não caberia em simples folha de papel e poderia correr o risco de ser injusta.É difícil você escolher aqueles que me ajudaram a conseguir realizar esse sonho.Foram tantos...até o silêncio que encontrei na natureza ou mesmo o silêncio humano, sou grata pois eles me incentivaram ir adiante com o desafio de tornar realidade um simples sonho.

Primeiramente, rendo graças a Deus por tudo... pelo dom de minha vida... pela família que me deu, onde me fez nascer... pelos meus antepassados...pelos meus irmãos,cunhados e sobrinhos...pelas minhas filhas, genros , netos... pela minha memória, inteligência... pelas oportunidades na vida, enfim, por tudo que sou e tenho hoje.

Especialmente agradeço ao irmão Paulo pelo desafio que me fez o de escrever e de todo seu estímulo para que chegasse ao fim . A Christina pela paciência em querer me ouvir dialogando comigo sobre esse sonho, por suas críticas e, por sua insistência em querer logo ver divulgado. Ao Antonio José e Francisco pelo apoio em permitir serem, também, atores dessa história. Ao meu marido e companheiro Pedro Cesar pela sua imensurável ajuda, não medindo esforços para solução de qualquer problema, sem esquecer as minhas fugas que fazia da sua agradável companhia. A Joana, motivo singular da minha constante luta pela vida.A Yedinha e Pedrinho, meus dois netos mais novos que me estimularam com suas idéias criativas escolhendo que eu escrevesse em forma de história infantil contanto que tivesse um suspense final, se não, não teria graça.

De maneira especial agradeço também a um amigo que encontrei nessa caminhada, professor e historiador Claucio Ciarline de quem recebi apoio e incentivo mostrando-me que valia a pena escrever e divulgar a obra. Nele, por ser jovem estudioso e historiador, confiei o prefácio e a edição desse livro simbolizando o pensamento do escritor que filosofando diz”É possível no encontro das diferenças, se fazer a diferença”. Um escritor idoso deixa-se ser apreciado por um jovem. Num confronto entre gerações. Também, outro agradecimento ao Daniel Ciarline pela diagramação e pela criação da capa conjuntamente com seu primo.

Não posso esquecer-me de agradecer a SIEART Gráfica e Editora,seus dirigentes e funcionários que participaram de alguma forma para execução dessa obra demonstrando que em nossa cidade podemos contar com pessoal especializado e gabaritado em impressão de livros de ótima qualidade.

No percurso do trabalho contei com a paciência da grande escritora romancista e amiga Rita Amorim que leu comigo todo o trabalho comentando-o.Dela recebi muito incentivo e aplausos que não me deixou mais recuar a quem agradeço com carinho pela amiga que ganhei.

Grata fico, também, ao Presidente da APAL, Dr. Antonio de Pádua, por ter aceitado meu pedido para apresentar essa obra e pelos elogios a mim conferidos que servirão como incentivos a continuar como escritora.Junto aqui, também, agradecimentos a Dilma, como secretária da APAL pelos seus préstimos junto a programação de lançamento.

E finalmente agradeço a Liliane e Eliane pela organização dessa atividade festiva e a todos vocês, amigos convidados,participantes do Rotary Clube, Senhoras da Casa da Amizade, representantes do Grupo do Talento e do Grupo da Amizade que vieram até aqui para prestigiar esse evento trazendo o brilho da amizade .

Nas minhas últimas palavras afirmo que quem escreve um livro é o escritor, mas quem faz um livro é o leitor.

Portanto,o meu livro agora é de vocês. Façam bom uso. E obrigada a todos!

yedamsm
Enviado por yedamsm em 18/12/2010
Reeditado em 18/12/2010
Código do texto: T2678709