Discurso aos Formandos de Biologia da FATEA – 2010

Discurso aos Formandos de Biologia da FATEA – 2010

Luiz Eduardo Corrêa Lima

Professora Irmã Raquel H. de Godoy , Digníssima Vice-Diretora das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, em nome de quem cumprimento todos os demais membros dessa seleta Mesa Diretiva, Senhoras e Senhores, meus amigos e meus queridos afilhados, boa noite.

As minhas palavras iniciais só poderiam ser de agradecimento pela lembrança de meu nome e de minha pessoa para apadrinhar esta, que é a sexta turma de formandos do curso de Biologia das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Muito obrigado a todos. Entretanto eu também quero aproveitar o momento para dizer umas palavrinhas a respeito de alguns aspectos que vocês deverão considerar para poder seguir em frente na jornada que hoje iniciam como Biólogos e Professores de Ciências e Biologia. Não existe necessariamente uma ordem entre esses aspectos, pois todos são fundamentais e devem ser mais ou menos concomitantes. Assim, deixo claro que numeração aqui é simplesmente para fins de contagem, mas não há prioridade.

Primeiro ponto que quero mencionar é positivo, pois é sobre conseguir um emprego. Muitos profissionais hoje se formam e não conseguem emprego. Devo dizer que, no exercício do magistério, certamente vocês conseguirão emprego, porque nesse país o que mais se necessita é de professores. Então vocês, já venceram a primeira etapa, pois se quiserem, já têm emprego. Embora o salário não seja nada compensador, ele é um salário e assim vai permitir que vocês possam sobreviver e investir um pouco mais na vida pessoal e profissional de vocês.

O segundo ponto, que também me parece ser bastante fácil e positivo. Sugiro que vocês procurem investir parte do rendimento que obtiverem em cursos de pós-graduação e na aquisição de material de apoio e fonte de novos conhecimentos. Procurem se informar cada vez mais, pois em ciência a verdade de hoje é a provável mentira de amanhã e vocês não devem querer ser conhecidos no futuro, como falsos cientistas ou como mentirosos habituais. Aqueles que têm interesse em pesquisa científica e no magistério superior devem principalmente estar mais bem informados e atualizados.

Como terceiro ponto e aí começam as questões mais difíceis, pois tem a ver com as vontades pessoais de cada um de vocês. Quero que saibam que ter emprego e estar fazendo pós-graduação é apenas uma pequena ponta do “iceberg”, que poderá satisfazer os seus interesses primários, mas não lhes permitirão crescer o necessário. Se vocês quiserem ser bons profissionais, no ensino ou na pesquisa, e se quiserem ser bem lembrados pela posteridade, vocês precisarão fazer muito mais. Em suma, profissionalmente, com o trabalho inicial e a pós-graduação, seus problemas estarão apenas começando e o segredo para continuar é apenas um: estudar e aprender cada vez mais dentro das suas respectivas áreas de interesse. Isso, embora pareça simples, nem sempre é possível, por conta de várias questões que acabam aparecendo.

Então, o terceiro e difícil ponto é a necessidade diuturna de superação. Esta deverá ser a palavra de ordem nas suas mentes e o objetivo de suas ações. Não esmoreçam e a cada dia, procurem mais, aprendam mais e se superem sempre. Isso não será apenas bom para vocês, mas será bom para tudo e todos que dependem de vocês. A vida, pelos mais diversos motivos, vai empurrar vocês em outras direções, por isso mesmo procurem nunca perder o foco daquilo que vocês querem. Será difícil, porém se não for difícil a vitória final não terá nenhuma graça e é possível que vocês não consigam saber avaliar o devido valor dessa vitória.

O quarto ponto é talvez o mais significativo na vida profissional. Conheçam pessoas interessadas nas mesmas coisas que vocês e façam amigos. Criem uma rede de pessoas no seu entorno, pois só elas poderão lhes ajudar profissionalmente e pessoalmente, porque em qualquer instituição que vocês trabalhem sempre haverá outros interesses. Infelizmente, na maioria das vezes, esses outros interesses serão muito maiores e mais importantes para as outras pessoas, do que os seus. Assim, somente seus amigos poderão lhes entender e auxiliar quando for necessário, porque seus amigos sabem bem quem são vocês, o que vocês querem e principalmente, em que vocês acreditam. Além disso, lembrem-se que ninguém faz nada sozinho e assim, a presença e a ação dos amigos é sempre fundamental para orientar a direção correta, apoiando e defendendo vocês e seus interesses.

O quinto ponto é talvez o mais difícil. Sejam prudentes e sobretudo éticos. Lembrem-se que a “ética é agir corretamente mesmo quando não há ninguém olhando”. Não tenham medo de serem éticos, sinceros, verdadeiros e honestos. Emitam suas opiniões, mostrem suas caras e digam sempre o que têm que dizer em benefício dos seus respectivos trabalhos, independentemente do lugar em que estejam. Vocês são seres pensantes e devem opinar naquilo que lhes envolve, mormente nas questões profissionais. Muitas vezes, alguns de vocês poderão ser mal vistos por suas atitudes nesse aspecto, mas esse é o risco a correr. Se vocês forem competentes e creio que serão, o máximo que poderá acontecer é algum descontentamento de algumas pessoas que trabalham com vocês, mas não deixem que isso lhes incomodem, a ponto de tirar o seu sono, porque arestas profissionais sempre vão existir, independentemente das suas respectivas vontades pessoais. Além disso, é sempre melhor se desentender com as outras pessoas, defendendo suas posições, do que se desentender com suas próprias consciências, por não terem assumido nenhuma posição. Os seus travesseiros são para vocês colocarem as suas cabeças e dormirem e não para deitarem aborrecidos com a causa alheia. Sendo assim, sejam coerentes e invistam efetivamente naquilo em que vocês acreditam.

O sexto ponto não fácil e nem difícil, depende apenas de vocês, mas é com certeza a regra maior da vida. Todo mundo quer ser feliz, vocês obviamente não são diferentes, mas então não pensem apenas em vocês. Façam por onde envolver um maior número possível de pessoas nas suas respectivas pretensões de felicidade. Procurem criar e desenvolver uma felicidade coletiva. Dividam, transfiram, atendam, auxiliem, beneficiem. Enfim, aproveitem os seus conhecimentos e os seus trabalhos para servir e ajudar as demais pessoas do entorno, principalmente os mais necessitados, mas façam isso sem demagogia e sem interesses escusos. No fim das contas vocês verão que a verdadeira felicidade é viver bem em coletividade. Se cada indivíduo da coletividade estiver bem, toda coletividade estará bem. O planeta e a humanidade precisam de pessoas dispostas a atender o interesse de todos os seres. A humanidade só estará bem se o planeta estiver bem e vice-versa. Vocês podem e, como estudiosos da Biologia que são, devem atuar ativamente nesse aspecto.

O sétimo ponto é o seguinte. A única certeza que vocês têm é que irão morrer, portanto vivam tudo o que puderem, antes que a morte apareça. Procurem agir, em cada segundo de suas vidas, como se esse fosse o último segundo. Vivam intensamente, porque vocês nunca saberão quando tudo irá acabar. Vocês sabem que este ano de 2010 não foi, para mim, aquilo que esperava, porém ainda estou por aqui e quero ficar um pouco mais.

Mas, e daí, o que isso tem a ver com vocês? Pois é, meus amigos, tem tudo a ver, exatamente porque agora estou aqui e vocês estão me homenageando e me fazendo de exemplo, como Paraninfo dessa maravilhosa Turma, a qual surgiu em consequência de uma união forçada e conturbada, que não cabe discutir aqui. Mas, no fim, tudo deu certo e hoje todos são amigos.

Meus queridos, a vida é assim, cada dia uma coisa diferente. A vida é essa tempestade de eventos que mudam a todo instante. É preciso estar preparado porque as surpresas, como eu já disse, sempre vão acontecer, mas elas não conseguirão, de maneira nenhuma, deter a minha vontade de alcançar a felicidade. Jamais abrirei mão desse direito.

Então, fiquem certos de que eu não vou parar e espero que vocês, que me fizeram de exemplo, sigam principalmente esse meu exemplo e também não desanimem e não desistam nunca de perseguir a felicidade. Tenham certeza que eu estarei sempre torcendo por vocês e que obviamente, Deus, lá do alto, estará observando tudo. O sucesso é algo que se conquista e toda conquista é resultado de luta. Não se esqueçam que Deus acompanha tudo e sabe quem merece conquistar alguma coisa. Vocês só precisam fazer as suas respectivas partes.

Penso sinceramente que o caminho para o sucesso é mais ou menos esse que acabo de lhes sugerir e agora só depende de vocês. Um forte abraço, que Deus lhes acompanhe e lhes conduza na conquista do sucesso e no caminho da felicidade.

Prof. Luiz Eduardo Corrêa Lima

Lorena, 22 de dezembro de 2010