Discurso de Formatura: Homenagem aos Pais

Prezados leitores,

Devido ao grande número de contatos que eu tenho recebido referente solicitação de autorização para utilizarem o meu texto abaixo (ou parte dele), deixo aqui a minha autorização para os que pretendem utilizar as minhas palavras, com meus créditos pela autoria (que meu nome seja citado como autora do texto). Não consegui responder a todos os e-mails.

Aproveito para expressar o meu agradecimento, fico muito feliz em saber que me texto seja do agrado de vocês e que desejem utilizá-lo em seus discursos. Sinto-me honrada.

Discurso de Homenagem aos Pais para Formatura (Administração)

Boa noite à todos!

É com muita satisfação que através deste discurso, faremos uma homenagem aos nossos queridos pais.

Quais palavras podemos usar neste momento?

Como homenagear pessoas que foram, são e que sempre serão de suma importância em nossas vidas?

Palavras não definem agora tudo que fizeram por nós, para que chegássemos até aqui.

Cada um de nós alunos aqui presentes temos uma história, e em cada história, a presença de heróis que por muitas vezes nos salvaram de situações difíceis, nos ensinaram grande parte do que aprendemos, pois para estarmos aqui, antes de tudo, tivemos o apoio desses heróis que são vocês, nossos queridos pais.

Com vocês nós aprendemos a nos alimentar, andar, falar, economizar água, apagar a luz, jogar o lixo no lixo, nos higienizar, escrever as primeiras palavras, aprendemos o que é e a respeitar um “não”, respeitar ao próximo, pedir desculpas, desculpar, pedir perdão, perdoar, aprendemos sobre as dificuldades da vida, sobre a felicidade, enfim... Tantas coisas.

Quantas vezes vocês, queridos pais, deixaram de realizar seus próprios sonhos para que os nossos fossem realizados;

Quantas vezes renunciaram suas vidas para dedicá-las à nossas vidas;

Quantas vezes choraram conosco, sofreram conosco, sorriram com nossas alegrias, torceram pela nossa felicidade, se orgulharam das nossas conquistas como se fossem suas próprias.

Por isso estamos aqui, para compartilhar com vocês, mais este momento de vitória.

Vocês são peças chave durante toda essa conquista, saibam que tudo que aprendemos durante essa jornada acadêmica foi um complemento do que já nos foi ensinado por vocês, mães, pais, Administradores de lares, de salários, do bem estar e saúde de nós filhos, das dificuldades da vida, do amor, da compreensão, da família.

À todos vocês, nossos amados pais, sejam vocês biológicos ou adotivos, aos que não puderam estar presentes por algum motivo, mas sabemos que estão tão felizes e orgulhosos tanto quantos nós, aos que infelizmente não estão mais entre nós, mas com certeza estariam felizes e radiantes com este momento, e estão de fato, de onde estiverem, e a todos que estão aqui presentes, participando de mais essa alegria de nós filhos, o nosso muito obrigado (a) por tudo!!! Amamos vocês!

(Renata Siqueira Silva – Formanda em Administração de Empresas pela FIT – Faculdade de Itapecerica da Serra – SP – 2007 à 2010.)