AMOR VERDADEIRO

Quero dizer algumas palavras sobre o amor. Primeiro, eu acredito que, o homem é irracional de mais para poder amar de verdade. Segundo, o amor nasce de algo maior que uma sensação banalmente carnal. Terceiro e ultimo o amor, não é uma experiência completa em se só.

Receio ter dado uma péssima impressão à primeira vista, quando digo que, o homem é irracional de mais para amar de verdade, não significa que eu não acredito nele, muito pelo contrario sou um grande apologista do mesmo. Tenho a crença que o homem em algum momento de sua historia perdeu parte de sua grandeza originaria, pois creio fielmente que o homem foi criado para ter sentimentos nobres e divinos, e com isso ele deixou de lado uma parte do seu ser que o torna não um mero ser mortal, mas um espírito imortal. A irracionalidade que me refiro não e uma racionalidade convencional, baseado no conceito empírico - cientifico, mais uma racionalidade que Clodovis Boff chama de razão intuitiva. Ela nasce da fonte emocional do homem, ela não pede licença e nem pode ser controlada, só pode ser aceita, com uma coerência discursiva que só os poetas podem decifrar, Rubem Alves escreveu certa vez `` as idéias do eu pensante são aves engaioladas... As idéias do corpo são aves selvagens´´,. Agora o ser emocional (homem) para amar precisa de uma razão exterior.

A segunda afirmativa partiu do questionamento da primeira, pois se o homem precisa de uma razão exterior, e como já foi afirmado ele nasce de algo maior que a banalidade carnal. A pergunta é de onde nasce o verdadeiro amor? Pensadores sobre a questão dão os créditos a fatos primários diferentes, os mais científicos dizem que vêm da compreensão do ser e objeto amado, os poetas dizem que nasce de um lugar transcendente de onde vem tudo que é superior ao homem, e os cristãos, e eu me coloco neste grupo, dizem que vem de Deus. O grande e sábio discípulo de Cristo escreveu em 1 JO 4:19 `` nós amamos, pois, Ele nos amou primeiro ´´ .

E para finalizar essa breve reflexão, digo que, o amor não é uma experiência que se completa por se só, não existe amor solitário. O amor é um sentimento que só é realizado quando é com partilhável, sozinho o ser humano tem o amor como algo inobjetivavel, que não pode ser alcançado. Ele sempre completa o sentimento de amar´e isso acontece com outro ser humano, com um animal de estimação, com uma ideal nobre, e ate, ou sempre, com o sagrado, o ser numinoso (divino), o que pode ser afirmado é que nunca acontece sozinho.

O que se pode concluir com esse discurso, é que o amor é uma busca de todo homem, se não você não teria lido todo esse texto. E que o amor não é algo que se encontra sozinho, não se controla e nem se aprende. A única maneira de entendê-lo é fazendo como os poetas, se entregando ao ato de amar.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/64307/1/O--amor-verdadeiro/pagina1.html#ixzz1KAUsmEED