DISCURSO de FORMATURA

DISCURSO de FORMATURA - graduação em Sistemas de Informação

Ilustríssimo Profº Ms. Roberto Samuel Sanches, componentes da mesa, formandos, familiares, e público presente, BOA NOITE COM ALEGRIA!

É com muita alegria que nesta noite represento os formandos do curso de Sistemas de Informação.

Primeiramente, agradeço a Deus pela vida que nos permitiu estar aqui hoje!

Agradeço a todas as famílias aqui presentes, inclusive pelo apoio e incentivo recebidos, que sem eles, certamente, não teríamos conseguido esta conquista.

Agradeço, também, a presença desta plateia que ora nos prestigia!

Juntamente com meus colegas, agradecemos a empresa Syllos Eventos, a Universidade de Sorocaba e as Comissões de Formaturas por nos proporcionar este momento maravilhoso. Simplesmente MARAVILHOSO!

Hoje é uma noite muito especial para os formandos do curso de Sistemas de Informação, pois, oficialmente, nós nos tornamos ANALISTAS DE SISTEMAS.

Embora a maioria das pessoas não saiba o que seja e o que faz o analista de sistemas, ele é um profissional presente diariamente na vida de todos nós. Porque nós Analistas de Sistemas temos a missão de tornar possível que os computadores executem os mais inusitados sonhos humanos, até então quase que impossíveis!

Essa é a nossa contribuição para a construção de um mundo mais JUSTO e HUMANO para TODOS!

Imagino que vocês agora estão se perguntando: Qual é a importância do Analista de Sistemas?

A resposta é muito simples.

Na maioria das vezes, qualquer indivíduo pode enviar um e-mail, digitar um texto, editar uma planilha eletrônica, bater papo no MSN, fazer amizade no ORKUT ou até mesmo desenvolver um pequeno programa.

Mas com certeza, não é qualquer um, que conhece tecnologia, metodologia e que tem a capacidade de projetar, desenvolver e gerenciar Sistemas de Informação, Bancos de Dados, Redes de Computadores levando em consideração o impacto da tecnologia na organização e na sociedade.

Não é qualquer profissional que tem o prazer de viver na vanguarda tecnológica e ao mesmo tempo manter uma visão humana, preocupada com a sociedade como num todo.

A Universidade de Sorocaba com seu excelente corpo docente, composto de mestres e doutores, não nos ensinou apenas conceitos na área de informática, processos, metodologias e tecnologias, mas também a sonhar o futuro, pois, a pessoa que vive sem sonhar, sem desejar o impossível, sem acreditar no improvável e lutar pelo que realmente quer, vive apenas pela METADE.

Nos fizeram acreditar em nós mesmos, a superar nossas limitações e semear o que desejamos colher.

Além disso, nos incentivou a projetar e gerenciar nossos sonhos, nossas vidas e, principalmente, “a arte de sempre aprender”.

Aprender a buscar o conhecimento, alçar voos para atingir novos horizontes. Porém, dentro de toda essa busca, o mais importante é saber respeitar as diferenças, os pensamentos e a condição humana que somos.

Tudo isso é uma “Aprendizagem continua”, como diz o mestre Helder.

Foram quatro, para alguns, cinco, seis, sete anos... Não importa! Estamos aqui hoje depois de tantas noites mal dormidas, fim de semana perdidos fazendo TCC, estudando para provas, fazendo pesquisas, sendo torturado com as lógicas e o bendito JAVA, privados do aconchego dos nossos lares, de nossos familiares, namoradas (os) e entes queridos.

Foram quatro convivendo com uma turma heterogenia, unida por um ideal em comum, mas que em diversos momentos se fez solidária e humana.

Apesar das inúmeras brigas e desacertos houve também sorrisos e lágrimas compartilhados, ansiedades divididas, muitas apostilas e conhecimentos. Muitas amizades desabrocharam, fortaleceram, casais se formaram e até um casamento entre colegas foi realizado.

Agora essa turma se despede. Cada um irá trilhar seu caminho. Alguns irão seguir a área da tecnologia, aprimorar, ainda mais, seus conhecimentos, outros poderão não seguir nossa profissão, visando conquistar outros sonhos, outros horizontes.

Apesar das desavenças constantes, tenham certeza de uma coisa, todos levarão em suas bagagens um pedacinho dessa turma, a lembrança dos momentos vivenciados em sala de aula, dos trabalhos escolares realizados em grupo, dos debates, das discussões calorosas, dos eventos, dos churrascos e passeios, dos apelidos dados carinhosamente, aos professores e colegas de turma, dos papos-furados e das rodadas de truco no Bloco C.

Para finalizar este discurso, quero afirmar que esta colação de grau é apenas um grande passo que acabamos de dar na nossa caminhada profissional e pessoal.

Agora o mundo se abre à nossa volta e um leque de opções nos aguarda para que possamos seguir nossos caminhos. Tudo se expandirá aos nossos olhos porque seremos educadores, mestres, doutores e especialista na arte de amar o próximo como a nós mesmos.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que compartilharam comigo, direta ou indiretamente, os bons e maus momentos vividos nessa Instituição de Ensino e que me fez crescer como profissional e, principalmente, como ser humano.

Desejo a vocês todos uma boa noite e que este momento seja tão marcante em suas vidas quanto está sendo para mim.

OBRIGADO, MAS MUITO OBRIGADO MESMO. MINHA MÃE, ESTOU FELIZ. MUITO FELIZ!

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente.

A semente foi lançada, mesmo que não venha a existir a sombra das folhas, a beleza das flores e a colheita dos frutos. Ainda assim, valeu a experiência de tornar-se um semeador."

Paraninfo: Profº Ms. Antonio César de Barros Munari

Patrono: Profº Helder Leal da Costa

Professor Homenageado: Profº Ms. Carlos Eduardo Ballis

Orador: Paulo Rodrigues

Jurador: Geison da Silva Leite

Paulo Rodrigues
Enviado por Paulo Rodrigues em 10/07/2011
Reeditado em 06/09/2021
Código do texto: T3086525
Classificação de conteúdo: seguro