ANALFABETISMO POLÍTICO
 


Desde as mais antigas civilizações a Política, sempre foi a Força motora, ideológica de domínio e direção governamental de povos e nações.

Os homens nobres com suas patentes e riquezas em severas disputas lutavam ardentemente pelo poder, pela audaciosa sede de reinar e/ou governar dizendo-se capazes de guiar e cuidar de seu povo; de suas respectivas tribos ou nações.

Hoje, e num ontem próximo passado, o comportamento dos cidadãos, do povo, seja de classe média, pobre ou miserável, sempre tem sido de submissão cega, surda e muda, mediante a imposição de Leis, normas e decretos, que em nada favorecem ao crescimento e bem estar do indivíduo.

Ao focarmos sob o prisma de idéias filosóficas, podemos afirmar que temos em nossa Nação uma maioria de cidadãos ‘Analfabetos Políticos’.

Diante disso, pode-se afirmar que até hoje tivemos poucos Homens deveras capazes de lutar pela causa de idéias sólidas, coerentes e verdadeiras, necessárias e que de fato busquem o desenvolvimento e o crescimento sócio – econômico - cultural e religioso da nação.

Poucos homens houveram que conseguiram expressar na prática o verdadeiro sentido da palavra política.

Na verdade Política é a arte de bem governar os povos!

Muitos, hoje sabem que para que haja um bom governo, são necessários planos e diretrizes de trabalho, sobretudo determinação que condicione a execução do programa de ação governamental.

O que se faz necessário e urgente é colocar em prática todos os objetivos pré formulados, e seguimentos que proporcionem aos Chefes da Nação conquistar as metas almejadas, no termo de que cada cidadão seja realmente beneficiado com igualdade de direitos e tratamento digno e honrado.

Todos nós cidadãos somos conscientes de que algo precisa ser mudado, mas impedidos pela repressão das ‘supostas leis’, num grito abafado, clamamos por Cidadania.

 É com o coração cheio de dor e pouca esperança que andamos em busca de um bem estar que nos possibilite melhor qualidade de vida.

Devemos lutar com todas as forças para que nossos Governantes nos dêem o que nos é de direito e nos permitam ver o Sol com a mesma alegria que eles.


O desinteresse e a descrença na política, por parte do povo é geral porque na realidade não existe política.

Infelizmente nossa sociedade ainda está inocente e mal informada.
Isto porque muitos de nossos homens que se colocam à frente, pleiteando comandar a nação, impregnaram  na alma da Sociedade algo completamente disforme e errôneo; o que cinicamente chamam de política.

O analfabetismo político e a falta de perspectivas, vêm desfazendo a credibilidade do povo a cada dia.
A agressão do descaso fere o nosso brio de Cidadãos, honrados e dignos que somos. Ainda assim temos de conviver com uma luta desigual; sem princípios e escrúpulo de homens que buscam o poder sem mesmo conhecerem ou cultivarem idéias filosóficas e práticas que fundamentem seus desejos numa sede desenfreada em busca de ocuparem as cadeiras de chefes de Estado.

É necessário que se quebrem todos os cristais desta cegueira política e que em tempos vindouros possamos contar com comandantes crescidos, incorruptos, e verdadeiros trazendo em sua bagagem firmeza, determinação, idealismo, coerência e atitude. Nesse caso mencionamos o Amor como um arremesso de humanitarismo e justiça e paz.

Para que a “Arte de bem governar a Nação” seja empregada na sua real e cristalina versão, é preciso que seja completamente erradicado o analfabetismo político do povo, mediante a educação formativa e orientação clara e verdadeira do que vem a ser política.

Certa feita, Machado de Assis, nobre Escritor e Poeta, numa folha solta ao vento, exclamou como que inspirado pelos Deuses:
“Abaixo a ditadura do egocentrismo... Cidadania antes que tardia...
Liberdade e igualdade de direitos a todos os homens!”

O direito à cidadania é sagrado e consiste no cumprimento das nossas obrigações de cidadãos, e que cada um receba seus direitos por parte do Estado.

Que minhas palavras encontrem eco nos corações e nas mentes de todos os homens para que o nosso amanhã seja mais digno, tranqüilo e feliz!
 
Vamos nos dar as mãos para que a nossa Sociedade cresça e mais adulta possa assistir a vida de nossos Filhos bem elaboradas nessa Pátria rica e bela com tudo de bom que nela há.
Que os nossos condutores sejam realmente conduzidos e assistidos pela mão divina de Deus.
 

Essa Pátria nossa chamada BRASIL!
 





 
*Imagens do Google*
 

 
MARLLENE BORGES BRAGA