Apresentação de escritora em lançamento de livro

Apresentação da escritora PAULINA DE MORAES por ocasião do lançamento de seu livro: ”A fêmea do Cavalo Alado”” na Academia Parnaibana de Letras /APAL

É com alegria e satisfação que atendo ao convite para apresentar a nossa escritora e poetisa Paulina de Moraes.

Permita-me o bom Deus que saiba reunir em poucas palavras o que sintetiza para mim essa mulher guerreira e vitoriosa.

Falar da vida de Paulina é querer abrir e desvendar os mistérios da vida que são sempre insondáveis! A vida nos é cheia de inquestionáveis! Ninguém melhor do que ela, através hoje de suas belas páginas literárias, que já são muitas, ir deixando-nos mergulhar, também, nesse mistério que ela própria vai querendo decifrar após muitos anos de sofrimentos, de estudos, de experiências e, atualmente, de glórias quando hoje, através de seu livro faz um resgate emocional da fases de sua vida.

Paulina diante os mistérios da vida soube enfrentar, desde a mais tenra idade de sua infância e adolescência, sérios problemas, muitos obstáculos, imensos sofrimentos de uma vida que se apresentava muito dura e vencer, com dignidade, sem nunca perder os laços familiares. Família foi e é para ela de maior importância.

Para honra nossa Paulina é parnaibana e minha parenta.É irmã nossa de berço, pois nasceu nas margens do Igaraçu, em nossa querida e amada Parnaíba...Trás nas veias o sangue dos Moraes Correia que lhe encheu de coragem nas grandes lutas e com a mente sequiosa de saber entregou-se aos estudos de sua própria personalidade e do comportamento humano....

É neta de meu tio Orlando e de tia Maria Paulina,de saudosas memórias. Ele, professor , médico dos mais afamados de sua época, grande político, populista e de forte liderança na década de 50 e 60 quando foi Prefeito de nossa cidade por dois mandatos. É filha de minha prima Adélia e de Francisco Soares. A mãe era exímia professora de matemática e mestra muito querida pelos alunos. O pai, comerciante, no ramo de padaria.

Nasceu Paulina no belo casarão da Avenida Presidente Vargas, propriedade de seu avô, casarão esse que deveria ser hoje monumento e patrimônio histórico, caso não tivesse sido demolido pela insensatez de alguns, pois hospedou o primeiro presidente do Brasil a visitar nossa cidade, o , então, Getúlio Vargas, líder politico de João Orlando.

Paulina passou os primeiros anos de sua infância em nossa cidade ausentando-se daqui levando em seu coração inocente uma experiência dolorosa de criança... como diz em sua poesia “De encontro ao medo”

....”inocente corria livre e da natureza impregnada! Beijei (sentindo o perfume de todas as flores que toquei...)Segui cada pássaro e como as borboletas voei! De encontro ao medo ...tão cedo! E da menina curiosa e travessa ,um animal (o cavalo) nasceu.”

Levou consigo a recordação e a saudade de sua terra,de parte de seus familiares que aqui ficaram, de sua escola, de seus amiguinhos quando foi residir no Rio de Janeiro com a mãe, irmãs e avó da qual herda o nome Maria Paulina e trás consigo muitos traços fisionômicos e expressivos.

No Rio passou a adolescência e os primeiros anos de sua juventude entre medos, sonhos naturais e o experimento de mais durezas de uma vida que lhe deixaram marcas profundas, tal qual uma “ ferradura”...

Paulina não esmoreceu diante os momentos tristes da vida quando sentia “aquela dor, doída” como costuma mencionar. Sonhou alto procurando nos estudos e no trabalho instrumentos de libertação. Vai para o exterior em busca de conhecimentos e de novos horizontes... nos EEUU especializa-se em Psicologia......e fixa residência.

É realmente uma guerreira! Sonhou, lutou e venceu! Pois tudo recebeu com inteligência e muita sabedoria. E mãe de três filhos. A primeira é estilística residente na França e reconhecida mundialmente como Anne Fontaine; a segunda é advogada e seu caçula com apenas 22 anos é proprietário de imóveis para aluguel.

Na sua tendência poética, aprendeu desde cedo facilmente transformar sua história em muitas imagens de ficção, uma delas e predileta :o cavalo. Esse animal que é hoje título de seu mais recente livro: “A fêmea do Cavalo Alado”. Asas compõem o cenário como querendo mandar voar os seus pesadelos e, com as mesmas asas querer voar para realizar seus sonhos. Usa da metáfora com magia sabendo misturar e combinar coisas que lhe vem à memória com belas imagens anunciadas em frases ditas como certeiras.

Digo eu agora, “as ferraduras” da vida de Paulina foram marcas de Deus! Ele é poderoso e bondoso, não desamparando seus filhos. Ela foi batizada na igreja católica, religião de seus familiares e .recebeu a “ferradura cristã “pelo Espírito Santo.

Finalizando, concluo dizendo que Paulina é filha de Deus, Pai Eterno, aquele que dá prêmios aos justos ainda na terra e, atualmente, ela recebe as glórias que faz jus. Parabéns Paulina! Que com seu cavalo alado continue voando... numa das asas, receba mais vitórias e com a outra, distribua seus talentos. Deus é Pai! Todo o sucesso para você.

Yeda de Moraes Souza Machado / Professora e Assistente Social /Membro da Academia Parnaibana de Letras, ocupante da Cadeira Nº33

yedamsm
Enviado por yedamsm em 28/03/2012
Código do texto: T3581369