::: O MANIFESTO PROTESTANTE :::

Introdução:

Chega a um estágio da vida cristã em que ou se corrompe ou se manifesta. Escolhi me manifestar. Escolhi viver o nome que meu credo recebeu em datas passadas pela sua ousadia, determinação e fé. Engajado por esta convicção e depois de tentar diversas vezes escrever o presente texto, coloque-me a discorrer sobre aquilo que é mais importante para o ser humano; Cristo.

Em meados do século XVI, Martinho Lutero, João Calvino e Ulrico Zuinglio nos países da Alemanha, França e Suíça abrem o inicio de um novo tempo contra a tirania e a corrupção da igreja cristã de sua época, dando ensejo para a abertura que se vê hoje, nos países ocidentais, de credo e religião. A revolta ideológica por eles embasada foi absolutamente contra o sistema de seu tempo sobremaneira que deram à história a menção da Reforma Protestante e as 95 teses de Martinho Lutero contra a igreja católica.

Inobstante a isso, temos que trazer este ato de coragem, ousadia e fé para as nossas vidas e o nosso tempo. Aos que leem o presente peço-vos que diante destas palavras busque dentro de sua memória todas as suas experiências como cristão, mas, caso não seja você um cristão, busque, da mesma forma, todo o seu conhecimento empírico ou inativo sobre a fé cristã do qual tiver conhecimento e veja se há equivoco grosseiro no que venho dizer.

Olhando paras as igrejas de cristo e pelas poucas experiências porque passei ouso dizer que poucas são as que restam à dignidade de se dizerem corpo de Cristo. Pois, como é Cristo a cabeça haverá de ter um corpo imundo? Ou poderemos chamar de noiva adornada a prostituta deste século? De fato que não. Portanto, atentemo-nos para que não falhemos como servos, como esposa do Cordeiro e como esperançosos da salvação.

Inspirado pela própria ousadia de Martinho Lutero e os seus que invocaram contra si, inclusive, riscos contra a vida, ouso fazer este manifesto na esperança, mesmo que pequena, de poder alcançar ao menos uma vida que seja e que esta vida, consiga, em função deste, entender o que é realmente a igreja de Cristo e onde é o seu lugar. Mas claro, com fé em Deus, que não terei sobre mim os demasiados encargos que sofreram os protestantes em 1.500 D.C., vez que, ao menos no Brasil, a liberdade de manifestação é bem permitida. Portanto, nesse mesmo ensejo, apresentarei alguns dos grosseiros erros das igrejas que se dizem de Cristo, mas que manifestam os feito de Baal e do mundo.

Como introdução, saliento que fui motivado a escrever este em virtude da insatisfação com a prostituição das igrejas e que, não sou teólogo, mas somente uma criança diante de Deus que como Gideão, interroga certas coisas a Deus com revolta e desgosto no coração. Todos os apontamentos do presente texto são bem superficiais. No entanto, “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?” (Isaias, Cap. 53, vers. 01).

1. Criação de pecados (Legisladores divinos): Quando nos deparamos dentro das igrejas atuais, temos a infelicidade de nos confrontar com líderes eclesiásticos sem a devida capacitação merecida para pastorear almas, e, por isso, a primeira conduta do mesmo é criar proibições sem necessidade. Como no inicio deste texto quis trazer a campo os atos da reforma protestante, as citarei com certa frequência para expor os exemplos dos homens que mudaram uma geração, mas que hoje já ocorrem tudo novamente. Isto é, dentro da igreja reformada que Lutero e Calvino trouxeram.

Como citara, na reforma protestante, houve lutas contra diversos males como, por exemplo, a obrigação do celibato para os padres. Ou seja, a proibição do casamento para homens e mulheres que fizessem vocação de servir à Cristo. No entanto, isso violava diretamente o livro bíblico de I Timóteo, cap. 04, vers. 3., que com profecia anunciava as proibições exacerbadas dos “Lideres” da Igreja nos últimos tempos. Isto é, coibindo o deleito dos manjares que Deus deixou para que os seus servos usufruíssem em vida adequadamente, como o próprio casamento.

Nesse mesmo sentido, diversas igrejas atuais tem cometido o mesmo pecado, proibindo, equivocadamente, os atos que Deus fez lícitos aos homens. Cômico é imaginar como determinada igreja pode ter a ousadia de proibir o uso de um determinado instrumento musical que visa, exclusivamente, louvar a Deus, sobre o fundamento de que o mesmo causa escândalo. No entanto, no uso dos playbacks, observa-se que todos tem o dito instrumento em seu fundo musical. No mais, para não entrar em critérios enfadonhos de doutrina deixa posto este para meditação e buscar entender que não somos maiores que Deus para proibir algo que Ele permitiu.

2. Corrupção. Covardia doutrinária (Interpretação tendenciosa de I Coríntios, cap. 13): Todos nós erramos. Erramos diariamente, constantemente e a todo o tempo. Porém, há determinados erros que devem receber determinadas sanções para evitar o desdoiro dentro da comunidade Cristã. Quando falamos que Cristo nos trouxe a graça e nos livra da lei, devemos lembrar nas palavras do próprio Cristo durante seu ministério e que, para maior elucidação da presente, expôs que veio fazer cumprir a lei. Portanto, quem somos nós para ocultar os pecados dos membros do corpo de Cristo, ou seja, membros das igrejas cristãs que tem manchado, maculado e adoecido a igreja a tal ponto que percebemos o descrédito dela diante dos homens.

Todas as vezes que erram as pessoas dentro das igrejas, nada somos para condená-las, pois conforme o livro de I Coríntios, cap. 04, vers. 05, não devemos julgar nada antecipadamente, até que o Senhor venha e julgue a humanidade. Porém, mesmo como cristãos devemos lembrar que Deus é justo e que o nosso opositor se vê presente o tempo todo em nossas vidas a espreita para prestar diligentemente sua acusação. Nisso, mesmo aqueles que conquistaram a conversão hão de ter por certo que seus atos não serão computados para quando do seu juízo diante de Deus. Porém, hão de serem quitados em vida, para com os homens, pois Deus não faz acepção de pessoas. Fez mal, receberá mal.

Contudo, dentro dos nossos lideres clericais atualmente temos assistido uma tendenciosa chuva de omissão de suas diligências. No texto santo de I Timóteo, cap. 05, vers. 20, O apóstolo instrui o jovem Timóteo para que aja de determinado jeito quando enfrentar o pecado dentro de sua congregação. Não se apontando diretamente a todos os membros, mas aos Presbíteros, ou seja, às pessoas que detém dentro da igreja um encargo de zelar pela obra e pelas almas dos membros. Neste texto, há o ditame para que, pecando o presbítero, seja-o repreendido diante de todos para que todos alcancem o tremor de Deus.

Francamente? Isso virou riso e o texto de I Coríntios, cap. 13, tem sido interpretado falaciosamente para encobrir os erros de Bispos, Pastores, Presbíteros etc. Acontece que o referido capítulo de I Coríntios expõe em seu versículo 06, que o amor não deve ser usado e não está presente quando se está cometendo ato de injustiça, ou seja, encobrindo pecados, mentiras e sujeiras dos homens de Deus. Por isso, toda vez que não há a devida repreensão deles, bem como, em certas ocasiões a justa punição, estão cometendo um gravíssimo erro que se equipara com o do item anterior que é o de se fazerem maior que Deus e dizer quem, quando e onde punir ou perdoar.

O legítimo Amor (Ágape) O amor de Deus é justo. Não deve ser usado para esconder sujeiras debaixo do tapete. Infelizmente somos pecadores e, por isso, para que não fiquemos para sempre no limbo da morte, devemos ser repreendidos quando erramos e quando pecamos, e, se necessário, na frente de todos, para que assim todos possam seguir o exemplo e o corpo de Cristo não adoecer com o vírus do pecado na congregação.

3. Divórcio. Segunda núpcia ilícita. Adultério: Atualmente com a emenda constitucional nº 66, o divórcio é uma das tutelas jurisdicionais mais rápidas. Contudo, é lícito o divórcio ao Cristão? De fato que não. Salvo a exceção, conforme ensinos do próprio Cristo (Marco 10 e Mateus 19) que permitem no caso de adultério. Inobstante, vale ressaltar que isso é permitido por causa da dureza dos corações humanos, vez que devemos perdoar nossos irmãos constantemente e ainda sim amar nossos inimigos, então por que não devemos perdoar o cônjuge que falha, sim com o adultério, por exemplo, mas que como sendo humano é natural e nós sendo cristão seja-nos licito que amando essa pessoa (com quem nos casamos) demo-las uma chance de se retratar.

Todavia, adentramos nas igrejas e vemos divorciados na mesma quantidade das pessoas que desconhecem das leis e do Amor de Deus para conosco. Não satisfeito com essa vergonha, o mesmo tem ocorrido com os líderes de igrejas que vivem no adultério quando se divorciam sem razão (adultério) e casam-se novamente. Acontece que adentram em casamentos no intuito de “tentar” fazer dar certo, quando na verdade, tem a obrigação de fazer dar certo. Isso é feito com cada um dos cônjuges cedendo sua porcentagem adequada e no limite permitido pela Igreja de Cristo.

É um tanto estranho que eu aponte fatos relacionados sobre matrimonio e direção de um lar, sendo eu solteiro. No entanto, discorro sobre o que está escrito e se estou equivocado em algum desses pareceres, retratar-me-ei a qualquer momento, desde que a citação levantada seja provada e fundamentada em texto sagrado da bíblia. Não fábulas teológicas criadas e interpretadas pelos homens e não pelo Espirito Santo de Deus.

Neste mesmo sentido, o Apóstolo Paulo suscitou para Timóteo que não deixasse menospreza sua juventude e nem o dom dado a ele por profecia. Acrescento ainda que estas palavras são fundadas em um convívio familiar de pais que lutaram até a última instância para manterem-se unidos e felizes a família que Deus lhes constituiu. Vencendo, por conseguinte, a inveja, a solidão, a angustia, o ciúmes, os medos e até o adultério.

Os Apóstolos são consonantes em expor que até mesmo os viúvos(as) fosse melhor que mantivessem-se viúvos para honrarem a primeira aliança, por que, então, viola-se com tanta facilidade o matrimonio instituído por Deus? Como era exposto antes, falta assistência mútua nos cônjuges e a obediência ao texto bíblico. Podemos, também, ver dentro das casas de Deus o categórico machismos e feminismo numa luta incessante para “dominar”, quando, na verdade, deviam unir.

Não defendo um nem outro. Repudio ambos. Nem o homem é melhor que a mulher e muito menos ao contrário. Somos todos iguais, passivos de condenação e perdão conforme nossos atos. No entanto, a palavra é clara em por o homem como cabeça da família e não a mulher. Pois, assim como Cristo é a cabeça da Igreja, o homem é a cabeça do Lar.

Porém, isso tem sido deturpado muito fortemente. E, claro, que toda deturpação tem um resultado: A falência da família. Por derradeiro, não satisfeitos com as omissões dos lideres acerca deste assunto, preferem para aumentar a sujeira de vez, celebrar os casamentos adulterinos como lideres religiosos e “abençoar” essas uniões ilícitas, sem a devida vênia de Deus. Nisso, muito há que se discutir, mas finaliza-se este tópico com a seguinte pergunta:

- Quantas costelas tirou Deus de Adão?

4. Cristãos criminosos. Pirataria e sonegação de impostos: Não disse Deus que o que for acordado na terra entre dois ou três para boa obra estará acordado também nos céus? Então, Por que tem os cristãos fraudados a lei e prejudicando, deste modo, a si, a seus filhos, a igreja de cristo, a terceiros e a nação?

Existe um costume contra legem (contra lei) muito praticado no país atualmente: A pirataria. Nome coloquial e costumeiro da população para o crime praticado contra a propriedade intelectual. No livro de Neemias, assistimos a demandada dos levitas em função da aljava das mantenças para os mesmos não suprir suas necessidades. Analogicamente, os cristãos, pirateando as obras intelectuais dos levitas (Músicas, livros, pinturas, etc.) tem favorecido com que os mesmos acabem tendo que, inclusive, mudar o âmbito, pois, infelizmente o mundo tem dado maior valor aos seus dons do que nós, cristãos, deveríamos dar.

Acontece que dentro das igrejas, como salientara anteriormente sobre os playbacks, estes, por exemplo, tem sido o maior alvo de pirataria e dos atos inconsequentes dos cristãos. Além disto, os fundamentos são simplesmente vexatórios como “Não tenho condições de pagar pelo original”, como que se passando a vir ter necessidade não pudesse contar com um irmão mais abastado. Interroga-se, não podendo contar um cristão com o outro, que amor é esse? Por mais, lembre-se que se aceitarmos uma tese como essa faremos mercê ao riso a lógica de que, vindo Deus a provar-nos com dificuldades o que faremos quando estivermos necessitados? Orarem ou roubaremos?

Acontece, também, que outro crime que se tem cometido muito, só que desta vez é, muitas vezes, praticado pela própria pessoa jurídica que recebe a igreja, é o de sonegar os impostos adequados. Ainda que no direito brasileiro gozem os templos religiosos de imunidade tributária, os atos perniciosos tem se abarcado nas fraudes de adquirirem bens para o nome da igreja, porém, comumente está vinculado a pessoa de seu líder. Ainda sim, o membro cristão tem fraudado a União, O Estado e o Munícipio sonegando o imposto e prejudicando todo um grupo de pessoas.

Quando vemos isso no mundo entendemos que os homens que desconhecem Cristo tenham tão somente o interesse de serem afortunados financeira, saúde e profissionalmente, porém, Cristão que se preocupa mais com o dinheiro e o status do que com as almas perdidas poderá ser chamado filho de Deus?

5. Igrejas shopping. Comércio nas igrejas: Culto do domingo, igreja cheia e pessoas sedentas de conhecer a Deus. Pregador vem distante ou o cantor, ou seja, o levita que vem ministrar seu dom para com os irmãos e assim partilhar do corpo de Deus. No entanto, acaba sua parte (pregação, louvor, etc.) o que o individuo faz? “Está aqui o meu trabalho à disposição dos irmãos para aquisição por um valor de fácil acesso.”

Será que teremos que chutar cadeiras, mesas e irarmos como Cristo o fez no templo para que eles entendam que ali não é o lugar para isso? Por Deus Santo! Já não existem livrarias suficientes, lojas de CD’s, DVD’s etc.? Não são eles filhos de Deus para que gozem de paz e tranquilidade para que tenham certeza do sucesso de seu trabalho oferecido à Deus? E ainda sim tem que corromper as igrejas e constranger os membros, inclusive, muitas vezes de poucas posses a adquirirem seu trabalho?

Quando vamos ao culto buscamos ir servir à Deus ou ir à feira ouvindo os irmãos falarem de preços e valores de seus “produtos”? Antes Cristo se revoltara contra as vendas dos produtos essenciais para a celebração da páscoa (principalmente pombas e cordeiros) hoje, coisa parecida ocorre, com vendas de CD e seus afins, porém, sujeira maior tem quando vendem também os “produtos milagrosos”. Haveremos de vender aquilo que nos foi dado gratuitamente? Não, só que muitas casas que se dizem de Deus tem feito do credo um comercio poderoso.

Perguntar-me-ão, mas ninguém percebe?

É simples, quer ser rico? Venda esperança. É isso que as pessoas buscam e sabendo vender isso com toda certeza ficarás rico. Contudo, Deus (em Cristo) veio nos dar esperança e não vendê-las. Panos milagrosos, livros santos, rosas ungidas, são, na verdade, sacramentos fajutos que ridicularizam o protestantismo e estamos, creio eu, comicamente idênticos às indulgencias refutadas por Martinho Lutero.

Os livros de autoajuda só vendem tanto porque os pastores se prostituíram e deixaram de aconselhar suas ovelhas, da mesma forma, erram as pessoas na compras de livros como estes quando, tendo uma bíblia em casa, basta ajoelhar e falar com Deus; a única ajuda que pode salvar sua vida. “Autoajuda” estes livros se chamam assim por darem a você o suposto caminho para você se ajudar. Mas sabei, Cristo é o Caminho.

6. Constituição Federal de 1988 X Lei De Deus: Quando nos atentamos dentro das igrejas vemos uma modernização um tanto estranha. O Brasil desde 1890 com o Decreto 119-A, desfruta do sistema laico de Estado, ou seja, nenhuma religião põe o dedão na direção politico-administrativa e legislativo-jurídica na República Federativa do Brasil. Porém, Art. 19, I CF/88, mister é o entendimento de que somos livres para manifestar nosso credo pacifica e plenamente sem ter a intromissão da União, Estados e Municípios, então por que temos aceitado os costumes mundanos dentro das nossas igrejas?

Exemplo disso é que na CF/88 Art. 226, § 5º põe homem e mulher na igualdade sobre a liderança do lar, coisa que pelo Código Civil de 1916 não era. Porém, o que diz a bíblia acerca disso?

No direito existe, ao menos no Brasil, a obediência à teoria Pura do direito do qual todas as leis se subordinam à Constituição Federal. Porém, essa teoria cabe às Leis de Deus?

Deixo essa resposta para vocês.

Disposições gerais: De fato que o presente texto foi bem sucinto, vez que muitas coisas ainda poderiam se suscitadas e as que foram poderiam se aprofundadas de uma maneira ainda mais intrínseca na sua inteligência. Porém, este texto tem somente um intento: - Protestar!

Olho nas ruas e não vejo diferença entre o cristão e o sodomita. Percebo que não existem mais os milagres de fato, só na teoria. O credo tem sido repugnado e a igreja de Cristo motivo de riso. Certa feita, perguntaram-me o que és tu? Sem entender reperguntei “Como assim?” E em resposta a pergunta se reportava ao que eu acreditava.

Pensei um instante e cheguei a determinada conclusão: O cristianismo atual está assim em razão da negligencia dos homens de se manifestarem face ao pecado e as lutas da igreja. A corrupção tem tomado a raiz da fé e prostituído os homens e mulheres de Deus. Confundem o amor com a paixão. A honra com o orgulho. A fé com a religiosidade. As regras com dogmas infundados e o zelo com a bajulação.

Hoje não se chame mais de crente, pois como o ditado popular afere até mesmo o Diabo o é. E como foi exposto neste texto, acredito que ele tenha maior reverência do que muitos cristãos. Quando perguntarem em o que você crê, responda que é somente um Cristão. No mais se perguntarem acerca de denominações, igrejas e essas coisas superficiais, pois o corpo é um só. Responda que é somente um Cristão-Protestante. Lembremo-nos de Lutero e Calvino. Façamos como eles e não aceitemos as indulgências dos líderes do clérigo dos dias presentes. Fale, grite, lute, se manifeste... Vença.

O dia nasce mais uma vez e Deus tem esperado da nossa geração algo maior do que a inércia. Pessoas precisam de nós. Pessoas precisam ver que Jesus ainda é o mesmo e que Deus continua, continuou e continuará sempre Santo e que essas coisas que tem acontecido só explanam que essas são igrejas não não conhecem a Deus.

Pois hoje sejamos Cristãos-Protestante e contra o que haveremos de protestar?

-Protestaremos contra o pecado!

Por derradeiro, daremos a devida vênia quando para enfrentar as lutas da vida, vivamos a diligência cristã e saibamos que os fortes lutam, os fracos rebelam-se, mas os sábios oram.

Ygor Pierry Piemonte Ditão.

Ygor Pierry
Enviado por Ygor Pierry em 21/04/2012
Reeditado em 12/09/2013
Código do texto: T3624987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.