O Chamado de Deus

Tipo de Sermão: Expositivo

Tema: O Chamado de Isaías

Texto: Is 6:1-8

Introdução:

Chamada

“Se uma comissão dada por um rei terreno é considerada uma honra, como poderá uma comissão dada por um Rei celestial ser considerada um sacrifício?” (pastor de missionário David Livingstone).

O personagem principal do capítulo 6 de Isaías recebeu uma comissão desse Rei celestial. Seu nome era Isaías. Ele é citado no NT mais do que qualquer outro profeta. Sua educação fica evidente pelo seu impressionante vocabulário e estilo com os quais escreveu o livro profético que traz seu nome. Foi contemporâneo dos profetas Oséias e Miquéias e pregou entre o reinado de Uzias e o reinado de Ezequias, reis de Judá, sendo que o capítulo 6 se enquadra aproximadamente em 740 a.C. Isaías é conhecido como o Paulo do AT pelo seu vocabulário e como Shakeaspeare dos profetas, pelo seu estilo poético. O profeta se move do juízo local para o juízo regional, ao proclamar uma série de oráculos contra as nações circunvizinhas. Seu nome significa “a salvação é Deus”. De acordo com a tradição, ele foi serrado ao meio.

Proposição

(A.T.) O Senhor tem um chamado para todos os Seus servos. (S.T.) mas há condições (P.C.) para que esse chamado seja feito de forma que se responda a ele positivamente. Vejamos quais são essas condições.

Desenvolvimento:

1. Até que você contemple a glória de Deus, você não está preparado para o chamado que Ele te faz (v.1-4).

(A.E.) - Isaías se depara com um "Alto e Sublime" trono. Não se trata de um poderoso rei terreno com seu súditos, mas sim um poderoso Deus com seus anjos. Os anjos estão declarando “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos”. Hoje quando queremos dar destaque às palavras deixamos em negrito, sublinhamos, etc. Naquela época a forma de se destacar algo importante era pela repetição de ideias. Por exemplo, quando Jesus dizia “Na verdade, na verdade”, significava que o que seria dito era de extrema importância. Aqui, Deus não santo apenas duas vezes, mas sim três. Os anjos não estão declarando que Deus é “bom, bom, bom” (e Ele o é), nem que é “amor, amor, amor” (e Ele o é), mas estão dizendo enfaticamente a realidade de que Ele é Santo, santo, santo.

(A.A.) Talvez a maioria dos irmãos já tiveram contato com algo grande, como estátuas, pontes, embarcações, ou mesmo paisagens naturais, como montes e cachoeiras. É de se admirar. Da maneira ainda mais excelente, é preciso que você contemple essa glória de Deus. Isso significa mais do que simplesmente satisfazer minha consciência religiosa. Devo realmente perceber a grandeza e majestade do Deus a quem sirvo.

Contemplar a glória de Deus te leva para a segunda condição que é a seguinte:

2. Até que você reconheça o seu estado diante da glória de Deus, você não está preparado para o chamado que Ele te faz (v. 5).

(A.E.) Isaías cai em si. Ele percebe exatamente quem ele é diante desse Deus que está sobre um alto e sublime trono e então diz “ai de mim” (Is 6:5), pois sabe que é um pecador destituído da glória de Deus.

(A.A.) Reconheça o seu estado! Para ouvir a pergunta que Ele faz hoje aos seus servos, também é necessário que você reconheça que é um pecador destituído da glória de Deus, pequeno, frágil, indigno. E é isso o que Ele faz: Ele te constrange a confessar erros, falhas cometidas, dificuldades familiares, com os amigos ou mesmo inimigos, a tal ponto que sua realidade diante do Deus que é Santo, Santo, Santo seja exposta. O Senhor te chama, assim como a Isaías, a se lançar em rosto em profunda convicção de pecado e dependência, fazendo que você caia em prostrado em terra espiritualmente dizendo “ai de mim que vou perecendo”.

Contemplar a glória de Deus e reconhecer o seu estado diante dessa glória te leva, enfim, a terceira condição.

3. Até que você esteja purificado da sua iniquidade, você não está preparado para o chamado que Ele te faz (v. 6).

(A.E.) A tenaz tirada do altar purifica a culpa de Isaías. Em um ato sobrenatural do Senhor, o homem espiritual de Isaías é tornado acessível a essa glória, participante dessa glória.

(A.A.) Permita que você seja purificado! Cristo hoje, semelhantemente, vem purificar você das suas culpas, expiando a sua iniqüidade. Você já não é mais o homem dos lábios impuros, já não é mais o mentiroso, o ladrão, o avarento, o depressivo, o fraco, o desaprovado, não. Você pode pensar consigo mesmo: “Em Cristo eu tenho acesso ao Pai.” Ele já não é mais um pequeno acessório em sua vida que você põe para fazê-la melhor. Ele é a sua vida. Você é consumido por Ele. Você é constrangido por Ele. Cada pensamento, julgamento, cada palavra. A glória de Deus está evidenciada, seu estado reconhecido e sua iniqüidade purificada.

Conclusão:

Percebe? Ele mostra a Sua glória, você cai em si e Ele te purifica, capacita, prepara. Aí, sim, você está preparado para a pergunta que ele te faz:

“A quem enviarei e quem há de ir por nós?” (Is 6:8).

E então, assim como Isaías, Deus te chama para uma grande comissão, para proclamar o Seu nome e glorificá-lo através de Sua vida, para abrir caminho nas trevas proclamando que existe um Senhor.

Um dos mais profundos avivamentos que ocorreram na história envolveu um grupo de checos, na Alemanha, chamado de Morávios. Sua obra missionária nasceu com Zinzendorf que estava à frente da comunidade. Já no fim desse avivamento missionário ele sentiu-se desafiado a enviar um missionário para alcançar os esquimós no Alasca. Zinzendorf o chamou e lhe expôs seu sonho e sua preocupação com os esquimós. Antes que o oleiro se manifestasse, o conde acrescentou que, se aquele desafio fosse aceito por ele, infelizmente ele não poderia contar com uma equipe para acompanhá-lo, pois não dispunha de outros missionários. Não haveria também meios de sustentá-lo financeiramente, pois tinha usado todos os recursos para o sustento de outros obreiros. Ele deveria ir só, sem sustento e sem a garantia de voltar. Aquele oleiro permaneceu em oração por dois minutos e, por fim, levantou o rosto e respondeu: “Se o senhor conseguir me dar um par de sandálias usadas, amanhã cedo eu partirei.” O conde lhe deu as sandálias. No outro dia, Zinzendorf foi à casa dele procurá-lo. Mas chegou tarde, o oleiro já havia partido logo bem cedo, para jamais voltar. Hoje, de todos os esquimós da terra, mais de 50% são convertidos aos Senhor Jesus. Isso porque um homem do qual nem sequer sabemos o nome, pediu apenas um par de sandálias usadas para seguir a Jesus e espalhar o evangelho até o distante Alasca. Um homem que provavelmente contemplou a glória de Deus, reconheceu o seu estado e foi purificado da sua iniqüidade. Sua resposta foi positiva.

Dizem que Deus muitas vezes te responde com um “sim“, te responde com um “não” ou mesmo responde com o Seu silêncio. Ele também te responde com uma outra pergunta, com um chamado: “a quem enviarei e quem há de ir por mim?”. E eu espero em Deus, meu irmão, que sua resposta seja como a de Isaías: “E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me a mim!”. Amém.

Edmond Conrado de Albuquerque
Enviado por Edmond Conrado de Albuquerque em 24/04/2012
Código do texto: T3630986
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.