Influencia da espiritualidade em nossas vidas(palestra espirita)

A Influencia dos Espíritos

Muito Obrigado pela presença carinhosa de todos vocês que se dispuseram a deixar seus lares e seus afazeres diários.

Sua presença é muito importante.

HOJE falaremos sobre a influencia que os Espíritos exercem em nossas vidas e como podemos nos beneficiar dessas influencias.

Em primeiro lugar devemos compreender que somos seres altamente influenciáveis e ao mesmo tempo influenciadores.

Sim, porque somos seres sociáveis e COMPARTILHAMOS nossas experiências, nossos conceitos, nossos sentimentos com aqueles que nos cercam.

Nós nos influenciamos com as atitudes e julgamentos de nossos chefes, subordinados, pais, filhos, amigos, etc... mas também os influenciamos.

Que pai que não se preocupou com quem seu filho anda?

Que dizer do nosso humor? Estamos bem, mas basta alguém fazer ou dizer algo que nos desagrade que logo “fechamos a cara”.

Não há duvidas que todos nós, a todo o momento, sofremos algum tipo de influencia externa que altera em menor ou maior grau nosso comportamento.

Isso ocorre porque somos RE - ATIVOS, ou seja, reagimos aos estímulos. Já nosso Querido irmão e Mestre JESUS era ATIVO. Ele agia. Ele tinha e tem a segurança suficiente para não se deixar levar pelos erros dos outros. Ele agiu unicamente de acordo com Seus princípios. E é isso que devemos ter como objetivo MEDIATO, ou seja, nosso Norte final.

Porém, como estamos longe disso e a influencia é certa, podemos de imediato triar e escolher por quais pessoas ou sentimentos nos deixaremos influenciar. Lembre-se:

“Diga-me com quem andas e te direis quem és”.

Agora que já vimos que somos influenciáveis, vamos ver o que diz no LIVRO DOS ESPIRITOS, um dos 05 livros que compões as Obras básicas, pilar do Espiritismo a respeito do assunto.

O titulo do Capitulo 09 é exatamente esse:

INTERVENÇÃO DOS ESPIRITOS NO MUNDO CORPORAL.

Vamos ler logo a 1ª pergunta do capitulo que é a pergunta 456:

456 - Os espíritos vêem tudo o que fazemos?

Eles podem ver porque vos rodeiam incessantemente. Cada um vê apenas as coisas sobre as quais dirige sua atenção. Não se preocupam com o que lhes é indiferente.

Guardem bem isso – Só olham para o que chama atenção (lei de afinidades - sintonia) – Falaremos mais adiante.

Agora MUITA atenção:

Pergunta 459 – Os espíritos influem sobre nossos pensamentos e nossas ações?

- A esse respeito, sua influencia é maior do que podemos imaginar. Muitas vezes são eles que vos dirigem.

E aí nos perguntamos. Somos meros joguetes na mão dos espíritos? Somos fantoches manipulados pela espiritualidade?

Claro que não. Somos acima de tudo INDIVIDUALIDADES. Lembrem-se do que disse a respeito de sintonia. Nós ESCOLHEMOS nossas companhias, nossos pensamentos, nossos sentimentos. ELES SÃO N-O-S-S-O-S.

Assim como aqui na Terra nos preocupamos com quem nossos filhos andam, que programas assistem que livros lêem, pois tudo isso os influencia (para o bem ou para o mal), assim acontece NATURALMENTE entre nós e a espiritualidade pelo simples motivo que somos iguais. O que somos nós senão espíritos que momentaneamente se revestem de um corpo físico?

Ora, se nos influenciamos pelos nossos amigos da Terra, nos influenciamos pelos nossos amigos do Espaço.

Lembremo-nos da lição de Cristo – ORAI E VIGIAI.

Orar todos sabemos o que é. E vigiar? A que se refere Jesus quando diz para que vigiemos? Diz para vigiarmos nossos amigos para ver se nos influenciam?

Não. Ele é claro ao dizer que devemos vigiar nossos próprios pensamentos, nossos próprios sentimentos, os UNICOS que podem efetivamente nos fazer bem ou mal.

Já dissemos em outras ocasiões. Ninguém tem o poder sobre nós a não ser nós mesmos. Ninguém nos faz mal. Podem no maximo NOS INFLUENCIAR para isso ou para aquilo. Mas os Senhores absolutos de nossa vontade e consequentemente OS UNICOS RESPONSÁVEIS por nossas ações somos nós.

Faz parte da Natureza Humana (em processo de crescimento) que procuremos colocar a culpa pelos nossos fracassos, pelas nossas dores em algo externo a nós.

Agi assim, pois sou muito pobre, tenho ódio porque o que ele fez é muito grave. Não faço caridade, pois são um bando de ingratos.

Minha casa está um caos porque há obsessores rondando por lá.

Agora mais uma vez uma especial atenção:

Se nas duas perguntas anteriores do Livro dos Espíritos a que me referi poderia parecer que estamos inseguros quanto à investida de espíritos malfeitores, vamos à pergunta nº. 469:

- nº. 469: Como se pode neutralizar a influencia dos maus espíritos?

- Fazendo o bem e colocando toda a confiança em Deus.

- Evitai escutar as sugestões dos espíritos que vos inspiram maus pensamentos, sopram a discórdia e inspiram as más paixões.

- Desconfiai principalmente daqueles que exaltam vosso orgulho porque vos conquistam pela fraqueza.

Bem, se na resposta à pergunta 456, o Espírito da Verdade pelas mãos de Kardeck nos ensina que os ESPIRITOS podem VER tudo o que fazemos, mas só vêem aquilo que os atrai. Na resposta 459, nos diz que nos influenciam mais do que imaginamos, me parece que uma boa tática para escolhermos nossas companhias espirituais é tendo bons pensamentos , boas conversas, bons sentimentos e boas ações. Dessa forma estaremos atraindo a atenção de quem se afiniza com isso.

Da mesma maneira, devemos EVITAR participar de fofocas, intrigas, incentivo à vingança etc...

Eu gosto muito de dar um exemplo REAL para entendermos a influencia e como nos proteger dela. E já falei disso em outras ocasiões.

Imaginemos uma pessoa qualquer que tem muitos amigos e que todo final de semana se encontram para beber. Todo final de semana e o fim de semana todo.

No começo o que parecia ser uma confraternização inocente, passa a ser um vício. Pois bem.

Essa pessoa por influencia (olha ela ai de novo) de sua esposa ou de outro amigo não ligado a esse prazer (legitimo, diga-se de passagem, quando não há abusos), ele começa a querer “faltar” a esses “compromissos” de final de semana. O que acontece? Os amigos de bar passarão em sua casa e insistirão para que ele vá.

Se sua vontade de ficar com a esposa e virar abstêmio for forte o suficiente, ele permanece em casa, senão, será influenciado pelos amigos. Os amigos são os inimigos? NÃO! Eles encontraram ECO dentro dele para seu convite. Ele TEM SINTONIA com os amigos do BAR e é isso que deve ser combatido INTERNAMENTE.

Bom, e se vocês acham que os amigos do bar são os únicos que o influenciarão para que permaneça no vicio, é um ledo engano.

OS Espíritos afins, aqueles que permanecem necessitados dos gozos terrenos, dos vícios mundanos mesmo do lado de lá, esses também o influenciarão em pensamento para que continue bebendo (pois assim eles sugam seus fluidos e “bebem” junto).

No inicio eu disse que falaríamos de como os espíritos nos influenciam e como podemos nos beneficiar dessa influencia.

Pois bem, nos beneficiamos se nos mantivermos vigilantes, se orarmos se praticarmos o bem. Se conseguirmos seguir ainda que timidamente os passos de JESUS, de Gandhi, de Madre Tereza, de Chico Xavier. E de outros irmãos que conseguiram não se deixar influenciar pelas mazelas do mundo, mas pelo contrario influenciaram para o bem , e continuam influenciando milhões de irmãos tão necessitados de seu exemplo.

E eu encerro pedindo a todos nós que façamos um balanço de nossas vidas.

Quais são nossas reais tendências?

O que de nossas vidas são sugestões externas?

Estamos privilegiando as boas ou as más influencias?

E nós enquanto influenciadores? Nossos exemplos estão influenciando aqueles que nos rodeiam para o bem ou para o mal?

Que JESUS nos abençoe e proteja e que cada um de nós tenha a CORAGEM e a FORÇA para se guiar apenas por seus ensinamentos.

AMÉM.

Edson Montemor
Enviado por Edson Montemor em 01/02/2007
Código do texto: T366382