PRIMEIRAS PALAVRAS - INFORMATIVO 405 - MAR/2012

Por JB Xavier

     Olá amigos.
     Este número do Informativo traz algumas ponderações,  divertimentos e literatura, além é claro de muitas e belas trovas. Nem poderia ser diferente, quando o homenageado é João Freire Filho, um ex- Presidente da UBT Nacional e dos mais inspirados trovadores do Brasil.  
    Algumas modificações de lay-out foram feitas: A seção «Navegando pelas Artes» passa a ser publicada exclusivamente no site UBTrova. No Suplemento cultural fechamos o ciclo de um ano de datas históricas, e assim esta seção  também desaparece abrindo espaço para a publicação de mais trovas do homenageado.

    Voltamos a bater na tecla da renovação da UBT. Apesar de renitente, este é um assunto que ainda está por ser resolvido.  

    Por outro lado, horizontalmente, a UBT continua sua expansão pela américa latina, agregando o Chile aos seus associados. Este país acaba de realizar seu 1º concurso de trovas" para trovadores de língua espanhola e para trovadores brasileiros. No brasil a organização e coordenação do concurso coube a Gislaine Canalles, aliás a responsável pela expansão da UBT no exterior Parabéns aos organizadores do concurso

    Já que temos tantas dificuldades em baixar a idade média dos associados da UBT, quem sabe mudamos o foco e passemos a expandi-la também horizontalmente no território nacional, levando-a a Estados e cidades onde ela ainda não existe. Esta, obviamente não é a fórmula que garantirá o futuro da entidade, mas é, pelo menos uma revitalização.

    Lançamos o Projeto Pró-Memória com o intuito de montarmos um grande banco de dados com a história da UBT. Até o presente momento, apenas Rodolpho Abbud nos enviou várias fotos originais de reuniões da UBT da década de 60 e Maria Nascimento nos enviou os originais de Trovas e Trovadores, o boletim oficial do Grêmio Brasileiro de Trovadores, cujo nº 1 circulou em novembro de 1965. São verdadeiras preciosidades. Esperamos que todos colaborem com o projeto.
    
    Nosso agradecimento especial aos que nos enviaram mensagens de incentivo. 


* * *
UBT
Enviado por UBT em 11/06/2012
Código do texto: T3718564
Classificação de conteúdo: seguro