Energia Nuclear

A utilização da energia nuclear vem sendo tema de grandes debates entre nações, desencadeando dúvidas em relação a seus prós e contras. Após o ocorrido em Fukushima, muitos países estão repensando seus programas de geração de energia através de usinas nucleares, como é o caso da Alemanha, que cancelou o seu.

Trata-se de uma energia limpa e renovável, por não emitir gases nocivos à atmosfera ou inundar o local de sua localização, como a termoelétrica e a hidrelétrica, respectivamente. O espaço físico que uma usina nuclear ocupa é bem menor se comparados às outras, sem contar com os devidos contextos geográficos que estas necessitam. Acrescenta-se que em termos econômicos e políticos, torna o país independente da importação de recursos como petróleo e gás.

Entretanto, se houver o vazamento de substâncias radioativas, há um comprometimento na saúde da população. Outro empecilho é que a construção de uma usina requer altos investimentos, e devido ao fato do material radioativo não poder ainda ser destruído ou reaproveitado, há um acúmulo deste, limitando a capacidade de produção.

Países como o Japão, com combustíveis fósseis escassos e baixo potencial hídrico em seus territórios, necessitam da energia nuclear como fonte primária para a obtenção de energia. Assim, se sujeitam a riscos, principalmente por encontrarem-se em zonas de convergência, onde abalos sísmicos são constantes.

Se abrirem mão das usinas nucleares, esses países terão que avaliar o que poderão fazer para que não haja um colapso energético. Há outros meios de obter energia, que visam a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. São eles, como exemplo, a energia eólica gerada pelos ventos e a solar obtida através de painéis solares. Estes meios ainda são de alto custo de obtenção, entretanto, ao longo dos anos vêm sendo diminuído por conta dos avanços da tecnologia e engenharia. Qualquer que for a opção adotada, haverá sempre seus prós e contras, cabendo ao país estabelecer o que é mais viável para sua população e também para o planeta.

Bruna Maia
Enviado por Bruna Maia em 18/06/2012
Código do texto: T3731266
Classificação de conteúdo: seguro