GOLPE DE ESTADO NO PARAGUAI: OS FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

GOLPE DE ESTADO NO PARAGUAI: OS FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

O NOVO MODELO DE GOLPE DE ESTADO NA AMÉRICA LATINA ESTÁ SE REPETINDO NO PARAGUAI. DEPOIS DE HONDURAS, O GOLPE PARLAMENTAR SUSTENTADO PELAS FORÇAS ARMADAS VIRA REGRA. DIANTE DA MEMÓRIA RECENTE DOS GOLPES MILITARES E DAS DITADURAS MILITARES, NOVAS DITADURAS - AGORA CIVIS - SÃO INSTAURADAS EM NOME DA DEMOCRACIA E DA LEGALIDADE, TENDO À FRENTE O PARLAMENTO E A JUSTIÇA E APOIADAS PELA IMPRENSA BURGUESA, PELA GRANDE MÍDIA E PELAS FORÇAS ARMADAS, COM UMA REPRESSÃO POLICIAL DURÍSSIMA SOBRE OS DISSIDENTES. ISSO TEM NOME, O NOME DISSO É FASCISMO! HOJE, NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E DO MUNDO, VIVEMOS NUM ESTADO POLICIAL, OU SEJA, UM REGIME DE VIGILÂNCIA PERMANENTE E EM LARGA ESCALA E DE REPRESSÃO SISTEMÁTICA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E AOS MAIS POBRES, COM A CRIMINALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES QUE LUTAM. PARAGUAI E HONDURAS ESTÃO EM OUTRO NÍVEL; SÃO DITADURAS CIVIS FASCISTAS. É A DIREITA REACIONÁRIA ASSUMINDO O CONTROLE DO ESTADO NA MARRA PARA PRENDER, TORTURAR E MATAR TODOS OS OPOSITORES DO REGIME. É PRECISO MUITA ATENÇÃO. O EGITO VIVE HOJE UM GOLPE MILITAR E É O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO MAIS AVANÇADO E INSPIRADOR DO MUNDO. ESSE É O MOMENTO QUE O IMPERIALISMO APROVEITARÁ PARA SANGRAR A CLASSE TRABALHADORA E A JUVENTUDE. O POVO PARAGUAIO TEM QUE EXERCER O SEU LEGÍTIMO DIREITO DE RESISTÊNCIA, FAZENDO TUDO QUE FOR NECESSÁRIO PARA IMPEDIR O GOLPE DA DIREITA. NAS PRIMEIRAS LUTAS DO SÉCULO, A GUERRA ERA ENTRE A REAÇÃO ECONÔMICA E AS REFORMAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA, COM A CAMPANHA CONTRA A ALCA E A VITÓRIA DOS POVOS LATINO-AMERICANOS. AGORA, O CONFRONTO É ENTRE REVOLUÇÃO E CONTRARREVOLUÇÃO, ESSA É A BATALHA QUE ESTÁ SENDO TRAVADA NO MUNDO. A VITÓRIA DO MOVIMENTO CONTRA A GUERRA DO IRAQUE E DA RESISTÊNCIA IRAQUIANA, A REVOLUÇÃO EGÍPCIA, A REVOLUÇÃO ISLANDESA E A MOBILIZAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DO POVO GREGO COLOCARAM O IMPERIALISMO CONTRA AS CORDAS. A VITÓRIA ELEITORAL DOS CONSERVADORES NA GRÉCIA E O GOLPE DE ESTADO NO EGITO SINALIZARAM PARA A BURGUESIA MUNDIAL QUE É O MOMENTO DE AVANÇAR SOBRE NÓS. NO AUGE DA SITUAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DA AMÉRICA LATINA, COM A REVOLUÇÃO EQUATORIANA, COM DUPLO PODER E TOMADA DO PODER DE ESTADO, MESMO QUE POR UM BREVE MOMENTO PELO PARLAMENTO DOS POVOS, A COMUNA DE OAXACA NO MÉXICO, AS INSURREIÇÕES DA ARGENTINA E DA BOLÍVIA, A TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO CONTRA CHÁVEZ EM 2002 FRACASSOU. ESSA SITUAÇÃO PREVALECEU NA AMÉRICA LATINA DE 2000 A 2006. AGORA, ESTAMOS NUM MOMENTO DE RETROCESSO. OS GOVERNOS DE ESQUERDA, CENTRO-ESQUERDA, PROGRESSISTAS, FRENTE-POPULISTAS E NACIONALISTAS ELEITOS A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO POPULAR FRUSTRARAM AS EXPECTATIVAS DAS CLASSES SUBALTERNAS, DOS OPRIMIDOS E DOS JOVENS E A CONTRARREVOLUÇÃO COMEÇOU E TRIUNFOU. PRIMEIRO FOI HONDURAS. A DITADURA HONDURENHA É UM AVISO PARA O POVO PARAGUAIO DE QUE É PRECISO LUTAR COM TODAS AS FORÇAS PARA DERROTAR O INIMIGO FASCISTA. O GOLPE NO PARAGUAI É UM AVISO PARA NÓS, BRASILEIROS, DE QUE A AMÉRICA LATINA E AGORA A AMÉRICA DO SUL ESTÁ NOVAMENTE EM PERIGO. A DEMOCRACIA NA REGIÃO ESTÁ EM PERIGO. A LIBERDADE NA REGIÃO ESTÁ EM PERIGO. NOSSAS VIDAS ESTÃO EM PERIGO. NOVAMENTE, A PALAVRA-DE-ORDEM DOS REVOLUCIONÁRIOS ESPANHÓIS TORNA-SE ATUAL E DEVE SER NOSSA TAMBÉM: "NÃO PASSARÃO!”.