Coligações Partidárias Ideológicas e Programáticas nas Eleições JÁ!

Coligações Partidárias Ideológicas e Programáticas nas Eleições JÁ!

Se o sistema político-partidário brasileiro fosse coerente e representasse exatamente as posições políticas e ideológicas existentes na sociedade, as coligações eleitorais seriam mais ou menos assim:

1 - Centro-esquerda/Esquerda Moderada:

PT-PSB-PDT-PCdoB

2 - Esquerda Radical/Extrema-esquerda:

PSOL-PSTU-PCB-PCO

3 - Direita Liberal

PSDB-PMDB-DEM-PSD

4 - Direita Conservadora:

PP-PSC-PR-PRB

5 - Centro-Direita:

PTB-PPS-PV

Grosseiramente seria isso. O problema é que no Brasil de hoje todos os partidos acabam virando de centro e as figuras tem um peso não só eleitoral, mas mesmo político maior do que os partidos. Mas seria mais ou menos isso. Os partidos de centro-direita de verdade são aqueles que vieram da esquerda e que tem ainda entre seus quadros alguns esquerdistas (PPS, PV, PTB) e/ou relações com as pautas dos trabalhadores ou a herança do populismo no caso do PTB, mas que se aliaram aos principais partidos de direita há muito tempo. O PT hoje é um partido social-democrata, do tipo terceira via, de centro-esquerda e foi acompanhado nessa trajetória pelos seus principais aliados, embora o PSB esteja mais à direita e o PCdoB mais à esquerda, sendo mais próximo do que é o PDT, ressalvadas todas as diferenças quanto às origens e matriz ideológica que fundou cada partido. O PSOL é um partido de esquerda radical e PSTU, PCB e PCO, com suas diferenças, são partidos revolucionários, de extrema-esquerda. DEM e PSD são incontestavelmente liberais. PMDB e PSDB, partidos de origem republicana, um de centro e outro social-democrata, são hoje partidos de direita liberais. O PP é o herdeiro político da ditadura militar e PSC, PR e PRB são dominados por grupos religiosos, o que torna esses partidos marcadamente conservadores. Bom, é o que eu acho. Será que pra 2014 a gente não podia por fim nessa zona e ficar cada um no seu quadrado, cada um se junta com aquele que tem proximidade programática? Militantes, vamos lá, acho que interessa a todos os militantes honestos por fim nessa zona que apaga as fronteiras políticas e ideológicas e empobrece a política! Estou quase defendendo o fim da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio e aí quem quiser ganhar eleitor que entregue papel! Assim acaba com a outra desculpa que é o tempo de televisão. Acho que essa eleição pode ter um papel importante nesse tipo de debate. Coligações por afinidade política e ideológica e cada frente, com um programa claro, que busque os votos dos eleitores pelo convencimento para uma política igualmente clara e que será cumprida rigorosamente depois das eleições, sem mais promessas vazias e estelionato eleitoral!