CONSIDERAÇÕES DE CURA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA

HISTÓRIA:

Platão tem representação expressiva na doutrina médica. Seus pensamentos tiveram grande influência nos pensamentos de vários precursores da medicina moderna.

Fora discípulo de Sócrates e contemporâneo de Hipócrates pai da medicina. Foi também mestre de Aristóteles.

Os médicos que adotaram a teoria do método hipocrático e basearam nela sua prática foram chamados dogmáticos.

Este princípio se baseava na observação e estudo detalhado do paciente. Analisando assim sua individualidade ao invés de sua enfermidade.

Allan Kardec atento aos pensamentos platônicos registra na introdução do “Evangelho Segundo o Espiritismo” ponto comum entre a ciência espírita e a ciência médica praticada por Platão – a existência da alma e esta como intercessora das funções psíquicas, físicas e espirituais do homem.

Mais tarde ciência e religião distanciaram-se cada qual ocupando seus respectivos espaços específicos. Não podendo na visão moderna comunicar-se.

CAUSAS DE ENFERMIDADES

Sabemos que as causas das enfermidades físicas, originam-se das anormalidades psíquicas encaixando-se aí a lei de causa e efeito.

-CAUSA – Distorções psiquícas, sentimentos de origem em baixa sintonia, tais como: - ódios, orgulhos, vaidade, egoísmo e todos estes que nos colocam em patamar inferior na escala da evolução.

-EFEITO – Padecimento físico (doenças de todas as espécies e gravidades.)

Faz-se necessário a união da medicina espiritual em conjunto com a terrena. Deduzimos que, enquanto não houver equilíbrio do espírito o corpo em vão lutará para sua harmonia e cura.

Os males físicos emanam da leviandade de comportamento da criatura humana. O mau uso de seu livre arbítrio. Alimentação de pensamentos que emanam baixa energia e de sentimentos menos nobres. Malquerença, vícios e outras atitudes que debilitam o espírito e marcam o perispírito.

O ESPIRITISMO E A CURA

A medicina convencional teve em Galeno e Hipócrates sua principal referência. Com o passar dos tempos vem evoluindo significativamente e vemos nos dias atuais técnicas cada vez menos invasivas e tratamentos quase indolores.

O magnetismo animal teve em Mesmer quanto a instrumento de cura sua principal referência.

A homeopatia desenvolvida por Hahnemann, fez uso da mesma comparação empregada por Mesmer, ou seja, o fluxo e o refluxo das marés e a ação do magnetismo chamado mais tarde de fluído vital pelo espiritismo.

Os três gêneros de medicina, alopática, fluído animal e homeopatia, são os três ramos da arte de cura destinados a suplementar e se completar. Nenhuma tem o direito de se julgar panacéia universal do gênero humano.

A estes três ramos acrescentamos os tratamentos descobertos pelo espiritismo ao revelar a existência e a ação dos espíritos sobre a matéria. A mediunidade de cura, é auxílio do doente por fluídos regeneradores de bons espíritos.

A prova de participação de uma inteligência oculta em casos patológicos ressalta a um fato material: São inúmeras as curas radicais obtidas em alguns centros espíritas pela evocação e doutrinação de espíritos obsessores. Sem magnetização, sem medicamentos e na maioria das vezes na ausência dos pacientes.

Já para as doenças morais que até poderíamos classificar como um quinto ramo. A solução é um pouco mais complexa.

Mesmer reconheceu que a cura para estes males morais não está ao alcance da ciência do magnetismo animal.

Reconhece ela que esta é plenamente atendida na Doutrina Espírita.

A doutrina espírita declara que: “ A maior contribuição para a saúde humana é a educação do espírito.”

É urgente porta portanto que a nossa melhoria moral é de grande necessidade.

O exame de nossa conduta é uma tarefa árdua. Esta é a maior das nossas batalhas, pois é a que travamos contra nós mesmo. De pensamento em pensamento, de ação em ação...

Nosso planeta passa por estágio onde mesmo almas acordadas para a luz, encontra dificuldades para ceder plenamente ao bem.

Enquanto não atingirmos nosso aperfeiçoamento moral, estaremos utilizando os quatro ramos da cura. Alopatia, homeopatia, magnetismo e mediunidade de cura, como paliativos combatendo muito mais os efeitos do que as causas.

Atingiremos a cura completa de nossas mazelas físicas e morais quando conseguirmos verdadeiramente eliminar de todos nós os efeitos causados pelos pais de todos os males. - o orgulho e o egoísmo.

Quando pessoas procuram tratamento espiritual, já estão fazendo os convencionais. Algumas virtudes precisam ser buscados e vivenciados para o trabalho de cura espiritual.

Entre elas estão o perdão, a caridade, o amor, a fé e a gratidão.

A humildade é uma condição essencial que deve ser desenvolvida para uma convivência solidária.

A compreensão vem antes do perdão, pois primeiro se faz necessário entender, compreender, as limitações e os erros de ambos para tornar o paciente receptivo a cura.

O perdão vem logo a seguir se fazendo de suma importância para o desenvolvimento da cura.

A caridade e o amor ajudam o paciente a compreender e melhorar seu hálito mental, modificando assim algumas formas de agir e pensar. O amor ao próximo e a caridade com aquele irmão menos favorecido se constituirá em fator primordial para sanar algumas enfermidades que possam estar impregnando o corpo perispiritual.

Quanto a fé e a gratidão, é o que não podemos esquecer nem deixar de ter. A fé e que nos impulsiona a cura. Como nosso Mestre a todo momento nos fazia lembrar.”A tua fé te curou”.

Com isto não podemos nunca deixar de agradecer e sermos gratos pelas graças alcançadas.

Sabemos que nada acontece sem que seja de merecimento de cada um de nós. Não podemos esquecer que tudo todos os momentos vividos neste plano, é de inteira responsabilidade de cada um de nós.

Nosso livre arbítrio pode nos levar a uma vida saudável ou não. Nossos débitos pretéritos podem também nos trazer nesta etapa encarnatória algumas sequelas ou marcas que possam nos fazer padecer de alguns males.

Nestes casos a doutrina espírita atua especificamente em fazer entender o porque das causas destas patologias e o caminho que pode nos levar a cura de nossos males.

Podemos considerar que ao virmos em busca da cura para nossas doenças físicas, temos antes que ir em busca da cura do espírito.

Isto se faz quando ao sentarmos no salão e nos dispomos em ouvir alguns tópicos esclarecedores para nossas vidas.

Quando nos despojamos de nossos sentimentos egoístas, vaidosos e orgulhosos. Dando lugar a caridade, ao amor pelo nosso irmão, a fé.

Quando ao abrirmos nossas mentes e nossos corações ao evangelho de Jesus nos deixamos encaminhar com o exemplo de nosso Mestre.

Creia meu irmão, aquilo que vieste buscar se fará realizar.

A doutrina espírita urge em se fazer entender em princípios elucidativos para que traga cada vez mais em auxílio com a ciência a cura de alguns males que ainda traduzem muitos desesperos e descredito pela vida.

Que possamos entender que se faz necessário mudanças em nós em primeiro lugar.

Não podemos colocar soluções curativas em ferimentos que antes não tenha sido adequadamente higienizado.

Comecemos portanto pelos mais simples, porém mais difícil. A higiene de nossos pensamentos, de nosso proceder, de nosso agir. Quando isto não começar a acontecer, acredite, a solução curadora se fará colocada em doses certas e necessárias a cada um.

Que possamos meu irmão, seguir em frente acreditando sempre que a doutrina espírita chegou até nós para que nosso caminhar por este orbi terreno se fizesse de maneira mais saudável.

O espiritismo se utiliza de meios diversos para exercer a força curadora. Uma das mais conhecidas e que muitos não conhecem exatamente os seus poderes ainda, é através do passe magnético.

Estes fluídos magnéticos são aumentados com o concurso de nossos amigos espirituais que estão sempre próximo a nós nos cuidando e auxiliando.

São forças altamente curadoras.

Conhecemos muitos casos de doentes que estiveram curados de seus males somente através do passe magnético, antes mesmo que fosse feito outro tipo de tratamento.

O passe magnético é sem dúvida um dos mais poderosos meios que a espiritualidade se utiliza pra promover as curas merecidas e necessárias.

Este como outro tratamento depende de dois polos. Doador e receptor. Ambos necessitam antes de tudo de algumas condições especiais para que haja sucesso na ação. Entre estas condições encontram-se a mental e a moral.

Como foi falado anteriormente que as patologias originam-se principalmente dos desvios morais. Atentamos para que este seja corrigido, tanto em quem cuida quanto em quem é cuidado....

Fátima Marques e Obras literárias espíritas
Enviado por Fátima Marques em 28/10/2012
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T3956801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.